Visita Guiada ao Edifício COPAN

Nos dias 27 e 28 de Agosto de 2016 ocorreu a Jornada do Patrimônio na cidade de São Paulo. Este evento organizado pela Prefeitura Municipal anualmente tem como objetivo a valorização e a educação sobre o patrimônio, procurando despertar na população o tema da memória (Fonte: Patrimônio histórico – Prefeitura de São Paulo).
Os visitantes podem conhecer diversos imóveis e monumentos históricos espalhados por São Paulo gratuitamente, descobrindo mais sobre sua própria cidade!
Escolhemos o Edifício Copan para uma visita guiada. Foi uma visita quase que exclusiva, pois fomos no sábado de manhã e somente mais uma pessoa estava conosco! 

copan

A inconfundível fachada do Edifício Copan (Foto: Tissiana Souza).

1. COMO CHEGAR:

-Metrô: Estação República (Linha 3 – Vermelha, Linha 4 – Amarela). Na estação de metrô, saia para a Avenida Ipiranga e caminhe em sentido à Rua da Consolação. São 250m de caminhada até o Copan.
Na Av. Ipiranga há uma discreta placa turística indicando a direção do Edifício Copan.

 2. CURIOSIDADES SOBRE O EDIFÍCIO COPAN E A NOSSA VISITA GUIADA:

 A visita guiada ao Edifício Copan foi rápida, com cerca de 20 minutos, e ocorreu no terraço da construção.
O Edifício Copan com seu formato de ondulação e sua sinuosidade é uma construção inconfundível na paisagem urbana de São Paulo!
A construção do Copan é considerada um marco histórico importantíssimo, representando a modernidade do Brasil e da cidade de São Paulo (Fonte: Jornada do Patrimônio).
O imóvel foi construído entre os anos de 1951 e 1966. A construção demorou por causa de problemas financeiros das empresas responsáveis pelo edifício, o que fez com que houvesse interrupção da obra várias vezes.
O Copan foi construído em um período em que a cidade de São Paulo passava por uma grande transformação urbana, com a verticalização da área central ou seja, passou-se a construir prédios para atender à demanda residencial no centro da cidade (Fonte: Edifício Copan).

copan

O Edifício Copan, na época de sua construção (Foto: Site do Edifício Copan).

O Copan sempre despertou um grande interesse no imaginário das pessoas! Os motivos dessa curiosidade são vários: por ser praticamente uma cidade dentro de uma cidade, por ser habitado por pessoas de diferentes classes sociais, pela “má fama” do bloco B!
A verdade é que só o fato de o Copan ter sido considerado o maior edifício residencial do planeta pelo Guinness (o livro dos recordes) já desperta em nós uma certa atração!

Os números e fatos curiosos sobre o edifício aumentam ainda mais essa vontade de conhecer o local:
-Arquiteto: Oscar Niemeyer, com colaboração de Carlos Alberto Cerqueira Lemos;
-“COPAN”: o nome do edifício vem da empresa que encomendou o projeto – a Companhia Pan-americana de Hotéis e Turismo;
-Projeto original: além do edifício residencial, seria construído um hotel de 600 apartamentos. Ambos estariam ligados por uma marquise no térreo (Fonte: Edifício Copan);
-Somente o edifício residencial foi construído;
-O projeto foi uma homenagem aos 400 anos da cidade de São Paulo e deveria explorar o setor turístico da cidade, o que não aconteceu porque o prédio do hotel não foi construído.
-Medidas dos apartamentos: variam entre 26 e 214 m²;
-Número de apartamentos: 1160, distribuídos em 6 blocos (do A ao F);
-Bloco A: 64 apartamentos de 2 dormitórios;
-Blocos C/D: 128 apartamentos de 3 dormitórios;
-Blocos B/E/F: 968 apartamentos do tipo quitinete e de 1 dormitório;
-cerca de 4000 moradores atualmente;
-72 lojas;
-20 elevadores;
-221 vagas de automóveis;
-32 andares residenciais e 3 andares comerciais;
-120 mil m² de área construída;
-115 metros de altura;
-Tem CEP próprio: 01046-925.

Copan

O Copan já foi considerado o maior edifício residencial do planeta (Foto: Site do Edifício Copan).

A subida pelo elevador é tão suave que você nem percebe que chegou ao último andar em questão de segundos!
O terraço era uma área aberta aos moradores, mas hoje está fechada por questões de segurança. Há um heliporto e diversos sanitários nesse espaço.
A fachada está passando por um processo de restauração que se iniciou em 29 de setembro de 2015 e deve durar cerca de mais dois anos. Por isso, algumas partes do terraço foram interditadas, mas isso não foi problema para a nossa visita!

copan

A sinuosidade do Copan, visto do terraço (Foto: Tissiana Souza).

A 115m de altura, a vista da cidade de São Paulo é incrível! A selva de pedra encanta e tem seu charme! Tudo bem, temos que admitir que há uma linha de poluição no horizonte, mas é possível se apaixonar (ainda mais) por São Paulo ao vê-la de cima!
O dia estava ensolarado e sem nuvens, permitindo uma bela visão da capital! A vontade é ficar por horas lá em cima, esperando o dia passar!
Diversos pontos conhecidos da cidade podem ser identificados do alto do Copan: o edifício Altino Arantes – o Banespão; a Catedral da Sé, com sua cúpula esverdeada; o Minhocão; a Rua da Consolação; a Praça da República; as antenas da região da Avenida Paulista. Um ótimo lugar para testar seus conhecimentos sobre a cidade!

copan

A vista panorâmica de Sampa - nesta foto, vemos o Banespão e a Catedral da Sé (Foto: Tissiana Souza).

Bem ao lado do Copan está outro prédio bastante famoso da cidade: o Edifício Itália, que acaba se destacando muito em primeiro plano nas fotos!

copan

No canto direito da foto está o famoso Edifício Itália (Foto: Tissiana Souza).

Nota: o site do Copan não apresenta informações sobre visitas guiadas. Entramos em contato com a administração do edifício para saber se as visitas guiadas estão temporariamente suspensas por causa da restauração, mas até o momento não obtivemos resposta. Assim que recebermos as informações, atualizaremos a postagem.
Para mais informações, entrar em contato com sindico@copansp.com.br

Endereço

Av. Ipiranga, 200, Centro, São Paulo - SP.

Para mais informações

Edifício Copan:
http://www.copansp.com.br/index.html

Cidade de São Paulo - informações sobre o Copan:
http://www.cidadedesaopaulo.com/sp/br/o-que-visitar/184-edificio-copan

Cidade de São Paulo - Site oficial de Turismo da Cidade de São Paulo:
http://www.cidadedesaopaulo.com/sp

Mapa de Transporte Metropolitano de São Paulo:
http://www.metro.sp.gov.br/pdf/mapa-da-rede-metro.pdf

Adicionar um comentário

%d blogueiros gostam disto: