St. Patrick’s Day

17 de março é um dia importante para os irlandeses: É o Dia de São Patrício ou, em inglês, o St. Patrick's Day!

São Patrício.

A festa St. Patrick’s Day tem se espalhado pelo Brasil e a comemoração em geral tem ocorrido pelos PUBs!

Mas você sabe quem foi São Patrício? Então vamos lá:

São Patrício é o santo padroeiro da Irlanda. Acredita-se que ele faleceu no dia 17 de março, data reservada às comemorações ao seu dia! O dia 17 de março é considerado feriado nacional irlandês!

São Patrício nasceu na Inglaterra, no ano de 380. Aos 16 anos, foi capturado por piratas irlandeses e passou 6 anos trabalhando como escravo na Irlanda (Fonte: Brasil Escola), mas conseguiu fugir para a França. Tornou-se missionário e fez evangelizações pela Inglaterra e Irlanda. Na Ilha Esmeralda, foi o responsável pela construção de mosteiros. Teria falecido com cerca de 80 anos (Fonte: Canção Nova).

Quando viemos embora para o Brasil, tudo estava em clima de St. Patrick’s Day na Irlanda: as lojas, as ruas e até mesmo o Aeroporto de Dublin! Todos os anos ocorrem comemorações pela ilha.

Na capital Dublin está a grandiosa Catedral de St. Patrick! A Igreja é uma obra espetacular, que você pode conhecer com detalhes clicando aqui.

Catedral de St. Patrick

Catedral de St. Patrick em Dublin, vista do St. Patrick's Park.

Segundo o guia “Living in Ireland”, de autoria do Crosscare Migrant Project, São Patrício é considerado o responsável pela introdução do Cristianismo na Irlanda.

Ele teria batizado os convertidos num poço que existia onde hoje está localizado o St. Patrick’s ParK, ao lado da catedral em Dublin (Fonte: St. Patrick’s Cathedral).

Observando as imagens de São Patrício, vemos que ele carrega um trevo. A planta é provavelmente um dos principais símbolos da Irlanda!

Trevo de três folhas, um dos símbolos da Irlanda e de São Patrício (Fonte: Pixabay).

Qual a ligação entre a pequena planta e o santo?

Diz-se que São Patrício utilizava o trevo para explicar o conceito da Santíssima Trindade (Fonte: Living in Ireland).

Atualizado em 17/03/2017

Adicionar um comentário

%d blogueiros gostam disto: