O centro de artesanato “Pueblito Los Dominicos”

Em Santiago é possível encontrar inúmeras feirinhas de artesanato! Mas uma delas, fora do centro, é bem curiosa de se conhecer: o Centro Artesanal Los Dominicos, também conhecido como Pueblito Los Dominicos, localizado no município de Las Condes, na Região Metropolitana de Santiago. 

1. COMO CHEGAR:

-Metrô: Estação Los Dominicos (Linha 1, Vermelha). Saia para a Av. Apoquindo em direção à praça, e você avistará a Igreja ao final da Av. Apoquindo. Também da praça é possível ver as primeiras montanhas da Cordilheira dos Andes. Vire à direita na Igreja, passe a parte do estacionamento e logo você verá a entrada do centro de artesanato.

2. UM POUCO DE HISTÓRIA: 

O lugar onde atualmente está o centro de artesanato está ocupado desde o 1544, quando o Governador do Chile, Pedro de Valdivia entregou as terras a Inés de Suárez. Muitas pessoas foram proprietárias dessas terras, até que em 23 de maio de 1767, dona María Antonia de Portusagasti e seu marido Don Juan Cranisbro adquiriram a área (Fonte: Cultural Las Condes).
A igreja de San Vicente Ferrer foi construída pelo casal, em memória de seus dois filhos falecidos tragicamente. Os filhos estão representados pelas duas cúpulas paralelas da igrejinha (Fonte: Cultural Las Condes).

 

Igreja de San Vicente Ferrer (Foto: Tissiana Souza).

Dona Antonia faleceu no final do século XVIII, e Don Juan em 1803, deixando em seu testamento a doação da casa, da capela e de todo o terreno, assim como móveis e objetos para a Ordem dos Padres Dominicos. A condição para a doação era que os padres montassem um espaço para ensino e ofício para os camponeses da zona de Apoquindo (Fonte: Cultural Las Condes).
Já em 1979, o Senhor Gonzalo Beltrán Repetto fundou as Llaverías de Belterra, que ficaram conhecidas como Pueblito Los Dominicos. As antigas construções dos estábulos e bodegas existentes em uma área de 27.000 m² foram aproveitados para o estabelecimento de uma arquitetura simples de barro e cobertura de palha típica desta região (Fonte: Cultural Las Condes).
O projeto ganhou impulso final em 1983, quando a Igreja de San Vicente Ferrer foi declarada patrimônio nacional e todo o arredor foi considerado zona típica e patrimonial (Fonte: Cultural Las Condes). 

3. O CENTRO DE ARTESANATO LOS DOMINICOS: 

Para aqueles que amam artesanato, este é o local certo! E dá para ficar algumas horas andando pelo local e conhecendo as lojinhas!
A rusticidade e tranquilidade fazem com que nós esqueçamos que estamos no caos urbano da região metropolitana. O chão de terra batido, as coberturas de palha, a Cordilheira logo ao fundo trazem esse caráter interiorano!

 

O sopé da Cordilheira! (Foto: Tissiana Souza).

 

 

Pueblito: chão de terra batida e muitas lojinhas! (Foto: Tissiana Souza).

Há uma infinidade de lojinhas (cerca de 200 lojas) com produtos dos mais diversos materiais: cerâmicas, bordados, cobre, cristais, madeira, Lápis-lazúli, trajes típicos! Tudo apresenta uma boa qualidade, e mostra a delicadeza do trabalho a mão feito pelos artesãos! Se você quer saber como os artesãos trabalham, esta é a oportunidade, pois muitos deles confeccionam suas peças ali mesmo nas lojinhas!
Além disto, no local você encontra restaurante, jardins e espaços para exposição.

 

Jardim de bonsai no interior do centro de artesanato (Foto: Tissiana Souza).

A exposição permanente é um insetário, com espécies de todo o mundo, e ênfase em algumas espécies locais. Há ainda uma sala dedicada a exposições temporárias.

 

Insetário: exposição permanente do Pueblito (Foto: Tissiana Souza).

É um bom lugar para passar um período do dia e comprar objetos de recordação e souvenires!

Endereço

Avenida Apoquindo, 9085, Código Postal: 7600740, Las Condes, Região Metropolitana de Santiago, Chile

Horário

De terça-feira a domingo, das 10:30 às 19:00 horas.

Preços para o ano de 2016

Entrada Gratuita

Para mais informações

Adicionar um comentário

%d blogueiros gostam disto: