Plaza de Mayo

A Plaza de Mayo (ou Praça de Maio, em português) está localizada no coração de Buenos Aires! É o lugar dos protestos e das manifestações políticas! É também a praça mais antiga da cidade!
Segundo o site “Disfruta Buenos Aires”, a praça é o espaço público mais importante da cidade! 

plaza de mayo

A Plaza de Mayo, um dos locais mais emblemáticos de Buenos Aires (Foto: Tissiana Souza)

1. COMO CHEGAR:

-Subte (Metrô): Estação Plaza de Mayo (Linha A).
Há outras estações também muito próximas à praça: Perú (Linha A), Bolívar (Linha E) e Catedral (Linha D).

2. A PRAÇA:

Antes de ser um espaço público para o povo argentino expressar seus sentimentos com relação à política do país, a Plaza da Mayo foi um local destinado a corridas de touros (Fonte: buenosaires.gov.ar).
A praça tem esse nome em homenagem à Revolução de 25 de Maio de 1810, que impulsionou Independência da Argentina (Fonte: buenosaires.gov.ar). Porém, apesar da homenagem, justamente o único evento político importante para o país que não aconteceu na Plaza de Mayo foi a Declaração de Independência do país (Fonte: buenosaires.gov.ar).

plaza de mayo

A Plaza de Mayo, vista calçada da Casa Rosada (Foto: Tissiana Souza).

A Plaza de Mayo é também um local de importância histórica para Buenos Aires. No ponto onde hoje é a praça, Juan de Garay fundou a cidade pela segunda vez, no dia 11 de junho de 1580. A cidade se chamava Cuidad de la Santíssima Trinidad y Puerto de Santa María del Buen Ayre (Fonte: buenosaires.gov.ar).
A partir do local onde hoje é a Praça de Maio, a cidade foi crescendo e se desenvolvendo até se tornar o principal centro político do país.
A primeira grande manifestação popular na Praça de Maio ocorreu em 1890, quando foi fundada a União Cívica, que hoje é o Partido da União Cívica Radical. A partir de 1977, o local é também o ponto de reunião das Mães da Praça de Maio, mulheres que tentam encontrar seus filhos desaparecidos durante a ditadura militar (Fonte: buenosaires.gov.ar).

Dois monumentos se destacam na Praça:

- A Pirâmide de Maio, de 1811, foi construída para homenagear o centenário da revolução (Fonte: buenosaires.gov.ar). É um obelisco com 18m de altura (Fonte: Disfruta Buenos Aires).

plaza de mayo

O Obelisco da Praça de Mayo (Foto: Tissiana Souza).

- A estátua do General Manuel Belgrano, entre a Pirâmide e a Casa Rosada, que homenageia o criador da bandeira argentina (Fonte: buenosaires.gov.ar).

plaza de mayo

Estátua do General Belgrano, com a bandeira ao fundo (Foto: Tissiana Souza).

 

casa rosada

Estátua do General Belgrano, com a Casa Rosada ao fundo

 

Se você for a Buenos Aires, com certeza passará pela praça! Ao redor dela estão edifícios importantes para a cidade e para a Argentina, como a Catedral Metropolitana, a Casa Rosada e o Museo Histórico Nacional del Cabildo.

plaza de mayo

Edifício do Banco de La Nación Argentina, próximo à Plaza de Mayo (Foto: Tissiana Souza).

 

plaza de mayo

O Museu Nacional do Cabildo, também na Plaza de Mayo (Foto: Tissiana Souza).

Endereço

Av. Hipólito Yrigoyen, s/n, Buenos Aires

Preços para o ano de 2017

Gratuito

Horário

Todos os dias.

Para mais informações

Adicionar um comentário

%d blogueiros gostam disto: