Parque da Independência

O Parque da Independência está localizado na cidade de São Paulo - SP.
Foi neste local que ocorreu um dos fatos mais importantes da história do nosso país: às margens do riacho do Ipiranga, D. Pedro I proclamou o Brasil independente de Portugal, em 07 de Setembro de 1822.
Por causa de sua importância histórica, o parque é tombado pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), pelo CONPRESP (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo) e pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

1. COMO CHEGAR:

-Metrô: Estação Alto do Ipiranga (Linha 2 - Verde). Pegue a saída para Av. Dr. Gentil de Moura e siga na direção esquerda. Você irá caminhar cerca de 2,5 quarteirões até chegar na Avenida Nazaré (ponto de referência: Posto Ipiranga no cruzamento da Gentil de Moura com a Nazaré). Vire à esquerda na Avenida Nazaré e caminhe cerca de 20 minutos até chegar ao Parque. Você pegará um trecho de subida, prepare suas pernas!

-Ônibus: Linhas 375V-10 – Central Plaza Shop. – Metrô Sta Cruz; 4113-10 – Gentil de Moura – Pça da República; 4706-21 – Ipiranga – Metrô Vila Mariana; 478P-10 – Sacomã – Pompéia; 5101-10 – Term. Sacomã – Term. Pq. D. Pedro II; 5703-10 – C.A. Ipiranga – Metrô Imigrantes (Informações retiradas do site da Prefeitura de São Paulo).

2. O PARQUE DA INDEPENDÊNCIA:

No interior do parque são encontradas as seguintes atrações:

-Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo: o museu funciona de quarta a domingo, das 10:00 às 17:00 horas, com última entrada até às 16:30. Ingressos: R$ 10,00 para adultos; R$5,00 para estudantes e pessoas acima de 60 anos; Entrada gratuita para crianças de até 6 anos, professores da rede pública, funcionários e alunos da Universidade de São Paulo.


-Museu do Ipiranga (Museu Paulista da Universidade de São Paulo): foi inaugurado em 07 de setembro de 1895 como um Museu de História Natural. Atualmente, está fechado para obras e deve reabrir para o Bicentenário de Independência, em 2022. A fachada do prédio é cheia de detalhes, vale a pena observar sua beleza!

Parque da Independência

Fonte e chafariz do Jardim Francês. Ao fundo, o Museu Paulista (Museu do Ipiranga). (Foto: Tissiana Souza)


-Jardim Francês: em frente ao Museu do Ipiranga encontra-se o jardim tipicamente europeu, com chafariz e fonte (não estão em funcionamento, mas se estivesse seria lindo!). O jardim é limpo, bem cuidado, bonito e florido. Siga as regras e não pise nos canteiros para a conservação das plantas.

Parque da Independência

Jardim Francês e Museu Paulista. (Foto: Tissiana Souza)


-Praça do Monumento: ampla área verde utilizada pela população para lazer. Aproveite para descansar sentado/a no gramado e contemplar a paisagem verde no meio do concreto.

Parque da Independência

Praça do Monumento. (Foto: Tissiana Souza)


-Casa do Grito: casa de pau-a-pique típica do século XIX. É bastante semelhante a uma casa representada no quadro Independência ou Morte de Pedro Américo, e por isto recebeu este nome. Aberta para visitação pública gratuita.

Parque da Independência

Casa do Grito - casa típica do Século XIX. (Foto: Tissiana Souza)


-Monumento à Independência: Inaugurado em 1922, para as comemorações do Centenário da Independência do Brasil. Suba as escadas para ter uma visão geral do Parque e uma vista parcial da cidade de São Paulo. Contém uma cripta onde estão os restos mortais da Imperatriz LeopoldinaD. Pedro I e D. Amélia (segunda imperatriz do Brasil). Na parte frontal do monumento há uma pira, chamada Altar da Pátria, com uma chama contínua que representa o amor pelo país. O riacho do Ipiranga está localizado em frente ao monumento.

Parque da Independência

Monumento à Independência. É aqui que D. Pedro I está sepultado. (Foto: Tissiana Souza)

DICA: Aproveite para conhecer, também no bairro do Ipiranga, o Aquário de São Paulo, o único aquário temático da América Latina. É uma atração para públicos de todas as idades.

Endereço

Avenida Nazaré, s.n.
Ipiranga, São Paulo - SP

Horário

Todos os dias, das 05:00 às 20:00 horas

Entrada

Gratuita

Para mais informações

Mapa do Metrô de São Paulo:
http://www.metro.sp.gov.br/pdf/mapa-da-rede-metro.pdf

Itinerários de Ônibus:
http://www.sptrans.com.br/itinerarios/

Para saber mais sobre o Parque, acesse o Portal da Prefeitura da Cidade de São Paulo:
http://www.prefeitura.sp.gov.br/

Acompanhe o andamento das obras do Museu Paulista (Museu do Ipiranga):
http://www.mp.usp.br/index.php

Museu de Zoologia da USP:
http://www.mz.usp.br/

Adicionar um comentário

%d blogueiros gostam disto: