Mirante de Nossa Senhora da Penna

Na mesma manhã em que conhecemos o Bosque da Freguesia, na zona oeste do Rio de Janeiro, resolvemos subir as ladeiras da Freguesia de Jacarepaguá para conhecermos a Igreja de Nossa Senhora da Penna, que fica no topo do Morro da Penna.

Para chegar lá, é preciso ter um mínimo de preparo físico para encarar a inclinação das ruas!

Saindo do estacionamento do Rio Shopping, vire à direita na Estrada do Ganibal. Em seguida, vire à esquerda na Ladeira da Freguesia.

Fizemos uma parada rápida na Igreja do Santuário de Nossa Senhora de Loreto, de 1.664. A missa estava acabando e muitas pessoas estavam saindo do local. Optamos por não entrar.

Segundo o site do santuário, a Igreja de Nossa Senhora de Loreto marcou o início da ocupação do bairro da Freguesia de Jacarepaguá.

nossa senhora do loreto

Igreja de Nossa Senhora do Loreto (Foto: Tissiana Souza).

nossa senhora do loreto

Igreja de Nossa Senhora do Loreto (Foto: Tissiana Souza).

Seguimos à esquerda pela Rua de Nossa Senhora da Penna, até chegarmos ao funicular. Ele é gratuito e encurta o caminho até o topo do Morro da Penna. Economizamos muitos passos, tempo e energia subindo pelo funicular, que tem um trajeto de 350 m e possui uma vista muito bonita! É uma prévia de tudo o que é possível ver de lá de cima!

nossa senhora da penna

Estação Funicular (Foto: Tissiana Souza).

nossa senhora da penna

Funicular para o Morro da Penna (Foto: Tissiana Souza).

nossa senhora da penna

Vista na subida do funicular (Foto: Tissiana Souza).

A Igreja de Nossa Senhora da Penna é uma das igrejas mais antigas da cidade do Rio de Janeiro, datando de 1.633-1.642 (Fonte: Igreja de Nossa Senhora da Penna).

nossa senhora da penna

Igreja de Nossa Senhora da Penna (Foto: Tissiana Souza).

Segundo a história, um garotinho escravo perdeu uma vaca de seu senhor. O menino foi ameaçado de levar um castigo caso não encontrasse o animal e diante da situação, pediu proteção à Nossa Senhora. Ao olhar para o morro, viu a Santinha apontando para o local onde estava a vaca. Diz-se que o fazendeiro também presenciou o ocorrido, e em reconhecimento mandou erguer uma igreja no morro e alforriou o escravo. Curiosamente, foi o primeiro registro de alforria no Brasil colonial (Fonte: Igreja de Nossa Senhora da Penna).

A pequena igreja, feita de madeira de lei, preserva muitas características originais (apesar de já ter passado por reformas) e foi tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional em 1.938 (Fonte: Igreja de Nossa Senhora da Penna). Além da igreja, no topo do Morro da Penna há sanitários e um restaurante.

Esse é um local pouco procurado por turistas, pois está fora dos principais roteiros pela cidade. Adoramos a oportunidade de conhecer um ponto de vista diferente sobre o Rio de Janeiro! Do mirante, é possível ver a região da Baixada de Jacarepaguá e a paisagem dos morros de parte da zona oeste do Rio. A vista panorâmica permite avistar o Maciço da Tijuca, a Pedra da Gávea, o Bosque da Freguesia, a Pedra da Panela, a Lagoa da Tijuca e a Lagoa de Jacarepaguá. O dia estava um pouco nublado, mas isso não foi suficiente para tirar a beleza da nossa visão panorâmica!

nossa senhora da penna

Mirante de Nossa Senhora da Penna (Foto: Tissiana Souza).

nossa senhora da penna

Vista do mirante de Nossa Senhora da Penna (Foto: Tissiana Souza).

Endereço

Rua Nossa Senhora da Penna, Freguesia de Jacarepaguá, Rio de Janeiro - RJ.
Telefone: (21) 2447 9570

Preços para o ano de 2016

Gratuito

Para mais informações

Igreja de Nossa Senhora da Penna:
http://www.igrejadapenna.com.br/index.html

Visit.Rio:
http://visit.rio/

Adicionar um comentário

%d blogueiros gostam disto: