Museu Nacional de História Natural

Visitar museus é sempre uma ótima experiência para conhecer mais sobre uma cidade ou um país.
Quando estivemos em Dublin, os museus não ficaram fora da nossa lista! Contamos nesta postagem nossa experiência pelo Museu Nacional de História Natural, construído pela Royal Dublin Society, e que entrou em funcionamento em 1857 (Fonte: National Museum of Ireland). São mais de 150 anos de história!

Museu Nacional de História Natural

Entrada para o Museu Nacional de História Natural, em Dublin (Foto: Tissiana Souza).

1. COMO CHEGAR:

O Museu está localizado quase em frente à Merrion Square Park.

-LUAS: Desça na estação St. Stephen's Green (Linha Verde) e saia em direção à Grafton Street. Vire à direita na rua St. Stephen's Green (acompanhando o parque). Continue em frente na R138 (Merrion Row) e vire à esquerda na Merrion Street Upper. Mais 200m e você estará no museu. Total de 10 minutos de caminhada.

-DART: Estação Pearse Street.
Saia na R138 para a esquerda, vire à esquerda na Lincoln Pl e siga pela Merrion Street Lower, passe pela Merrion Square W e você chegará ao museu. Total de 7 minutos de caminhada.

2. O MUSEU:

O andar térreo do museu é formado pela fauna da Irlanda.
Neste salão você encontrará pássaros, mamíferos, peixes, crustáceos e insetos que compõem o ambiente natural do país. Além disso, através dos fósseis é explicada a escala de tempo geológico.
A exposição de aves é bastante rica! Vai desde as espécies que vivem no ambiente marinho (como as famosas gaivotas que encontramos pela cidade toda), passando pelas espécies que vimos nos parques (corvos, robins, pombas, etc.), até as aves de rapina.

Museu Nacional de História Natural

Aves da Irlanda (Foto: Tissiana Souza).


A fauna de mamíferos da Irlanda não é grande quando comparada à fauna de outros países europeus. Muitas espécies foram introduzidas na ilha, como por exemplo, os coelhos, que chegaram ao país através dos povos anglo-normandos no século XII. Como exemplos de mamíferos típicos do país, temos os texugos e as lontras (Fonte: National Museum of Ireland).

Museu Nacional de História Natural

Texugo - ele tem uma carinha fofinha! (Foto: Tissiana Souza).


O grande destaque do acervo, sem dúvidas, são os esqueletos de cervos gigantes (giant deers), com cerca de 11.000 anos (Fonte: National Museum of Ireland). Os esqueletos estão localizados próximo à entrada e o tamanho destes antigos animais é impressionante! Principalmente com o tamanho dos chifres que possuíam! Eles quase não cabem nas fotos!

Museu Nacional de História Natural

Esqueletos de Giants Deers (Foto: Matheus Sabino).

Museu Nacional de História Natural

Os chifres dos cervos de 11.000 anos são gigantes!!! (Foto: Tissiana Souza).

Após ver o andar térreo, suba as escadarias e chegue ao primeiro andar do museu (Este andar não é acessível aos cadeirantes, infelizmente!). Aqui está a exposição de animais do mundo!
É uma coleção bastante surpreendente, e o acervo de acesso ao público é composto principalmente por mamíferos. Animais da fauna brasileira também estão presentes: capivaras, tamanduás, tatus, etc.
Neste andar existem comparações entre o esqueleto humano e esqueletos de outros primatas, e também entre o esqueleto humano e o esqueleto de um cavalo. Os primeiros animais que encontramos são os primatas, nos seus mais variados tamanhos.
Há inúmeros animais ali que nunca tínhamos visto antes! É bastante curioso observa-los, pois às vezes temos a impressão eles vão sair do lugar! É interessante poder entender a dimensão real de muitos animais, como a girafa, o elefante, o hipopótamo, o rinoceronte, a zebra, os ursos.

Museu Nacional de História Natural

Virei "escala" na foto para mostrar o tamanho da Girafa! (Foto: Matheus Sabino)


Há também os enormes esqueletos de baleia, que ficam suspensos por cabos de aço na parte central da grande sala!

Museu Nacional de História Natural

A zebra e o esqueleto de uma baleia suspenso (Foto: Matheus Sabino).


Encontramos pessoas de todas as idades visitando o museu, incluindo muitas famílias. Ao levar uma criança, lembre-se que esta é uma ótima oportunidade de mostrar porque é importante preservar a fauna do país e do mundo, e também porque é importante estudar os animais. Para os adultos também fica a lição da necessidade de preservar os animais, pois com certeza é muito mais bonito vê-los no seu ambiente natural do que na estante de um museu!

Museu Nacional de História Natural

Segundo andar do Museu Nacional de História Natural de Dublin, onde estão expostos animais do mundo (Foto: Tissiana Souza).

O Museu Nacional de História Natural em alguns números (Fonte: National Musem of Ireland):
Peixes: cerca de 5.500 amostras;
Répteis: quase 1.200 amostras;
Pássaros: aproximadamente 20.000 amostras;
Insetos: cerca de 1 milhão de amostras.

Aproveite para conhecer o Museu Nacional de História Natural através de uma visita virtual acessando o link a seguir:
http://www.museum.ie/Natural-History/Exhibitions/Current-Exhibitions/3D-Virtual-Visit-Natural-History

Endereço

Merrion Street, Dublin 2

Preços para o ano de 2016

Gratuito

Horário

De Terça-feira a Sábado, das 10:00 às 17:00 horas;
 Domingo, das 14:00 às 17:00 horas;
Fechado às Segundas-feiras, Natal e Sexta-feira Santa.

Para mais informações

Museus Nacionais da Irlanda:
http://www.museum.ie/Home

Adicionar um comentário

%d blogueiros gostam disto: