Museu Nacional de Arqueologia

Aberto em 1890, o Museu Nacional de Arqueologia da Irlanda, localizado em Dublin, conta com peças que datam a partir do ano 7000 a.C. (Fonte: Fáilte Ireland, Dublin Pocket Guide).
São dois andares que contam com um acervo riquíssimo constituído por peças da Pré-História, do período Celta, da época medieval. Há também uma pequena sala com uma coleção de objetos egípcios, incluindo múmias e sarcófagos.

1. COMO CHEGAR:

-LUAS: Estação St. Stephen's Green (Linha Verde), sair em direção à Grafton Street. Seguir pela St. Stephen's Green (rua paralela ao parque) por 400m e depois virar à esquerda na Kildare Street (R138). Mais 200m de caminhada e você estará no museu.

2. O PRÉDIO DO MUSEU NACIONAL DE ARQUEOLOGIA:

O prédio do museu é uma obra à parte! Ele não passará desapercebido aos seus olhos!

Museu Nacional de Arqueologia

Interior do Museu Nacional de Arqueologia, em Dublin (Foto: Tissiana Souza).


Datado do final do Séc. XIX, é uma obra do arquiteto Thomas Newenham e Deane juntamente com seu filho Thomas Manly Deane. Seu estilo é Neoclássico vitoriano, e é comparado com o Museu Altes, localizado em Berlim (Fonte: National Museum of Ireland - Archaelogy – Guia do Visitante).

Museu Nacional de Arqueologia

Entrada do Museu Nacional de Antropologia (Foto: Tissiana Souza).


A influência neoclássica é vista nas colunas e na abóbada de 20m de altura na entrada do museu, que teve como inspiração o Panteão de Roma. O interior apresenta colunas de ferro fundido e mármores vindos de diversos Condados da Irlanda – Cork, Galway, Limerick, Kilkenny e Armagh (Fonte: National Museum of Ireland - Archaelogy – Guia do Visitante).

Museu Nacional de Arqueologia

Cúpula do Museu Nacional de Arqueologia (Foto: Tissiana Souza).


Os mosaicos que decoram o chão do museu tem representações das civilizações antigas de Roma e da Grécia e da mitologia clássica (Fonte: National Museum of Ireland - Archaelogy – Guia do Visitante).
Ao visitar o museu, não deixe de olhar para baixo!!! 

Museu Nacional de Arqueologia

Mosaico no chão do Museu Nacional de Arqueologia (Foto: Tissiana Souza).

3. O ACERVO:

No piso térreo estão distribuídos os seguintes setores: Pre-Historic Ireland (Irlanda Pré-Histórica), Ór - Ireland's Gold (Ór - Ouro Irlandês); The Treasury (O Tesouro); Kingship & Sacrifice (Reinado e Sacrifício); Ceramics & Glass from Anciente Cyprus (Cerâmica e vidro do Chipre Antigo). 
Na ala The Treasure, há três galerias com um conjunto de peças religiosas do período Celta e dos primórdios do Cristianismo na Irlanda, que mostram as conexões entre o período pagão e a cultura cristã (Fonte: National Museum of Ireland).
Dentre as peças importantes do Tesouro, está o Cálice de Ardagh (Século VIII), encontrado no século XIX por um jovem que plantava batatas. É feito de prata com detalhes em ouro e era usado para distribuição de vinho durante a celebração de missas. O cálice é considerado um dos maiores tesouros do início da era cristã na Irlanda (Fonte: National Museum of Ireland).

Museu Nacional de Arqueologia

O Cálice de Ardagh, uma das peças mais importantes do museu (Foto: Tissiana Souza).


O Broche de Tara (Tara Brooch), também do Séc. VIII, feito em prata dourada, é outra peça importantíssima desta ala do museu. Representa o trabalho dos primeiros metalúrgicos medievais na Irlanda. É um trabalho de grande riqueza de detalhes, já que a técnica utilizada para a elaboração de uma peça tão pequena é surpreendente para aquele período histórico (Fonte: National Museum of Ireland).

Museu Nacional de Arqueologia

O belíssimo Broche de Tara (Foto: Tissiana Souza).


A coleção Ór - Ireland's Gold é considerada uma das coleções de ouro Pré-Histórico mais importantes da Europa! As peças variam entre 2.200 a.C. e 500 a.C. (Fonte: National Museum of Ireland). São pulseiras, colares, braceletes, etc.
Já a coleção sobre a Irlanda Pré-Histórica mostra os objetos utilizados durante o Neolítico e a Idade de Bronze, com peças de 7000 a.C. até 500 a.C. Lanças, utensílios e ferramentas fazem parte da exposição, mas com certeza o que mais chama a atenção é a canoa de 4500 anos encontrada em Lurgan (Condado de Galway) (Fonte: National Museum of Ireland). 

Museu Nacional de Arqueologia

A super-canoa do Museu Nacional de Antropologia (Foto: Tissiana Souza).


A ala Kingship and Sacrifice é uma exposição sobre corpos humanos da Idade do Ferro, que foram encontrados em pântanos. As descobertas ocorreram a partir do ano de 2003. Os pesquisadores trabalham com a hipótese de que o sacrifício de pessoas e sua deposição nos pântanos estão relacionados com rituais da realeza durante a Idade do Ferro (Fonte: National Museum of Ireland).
Os corpos não ficam à vista de todos, como as outras peças do museu. Eles estão em “ilhas” localizadas dentro da sala. Acreditamos que estejam dispostos dessa forma porque nem todas as pessoas se sentem confortáveis vendo restos humanos. Crianças também podem ficar assustadas.
O Cashel Man (Homem de Cashel), exposto no museu, é o corpo mais antigo de um homem do pântano que foi encontrado até o momento. Foi descoberto em 2011, no Pântano de Cashel. As datações feitas revelaram que o homem viveu em torno de 2000 a.C (Fonte: National Museum of Ireland).
No primeiro andar, a exposição Viking mostra uma série de objetos destes povos que habitaram a ilha entre 1150 a.C. até 800 d.C. Mais do que invasores, os Vikings transformaram o modo de vida econômico, político e cultural da Irlanda (veja a nossa postagem sobre a Dublinia).

Museu Nacional de Arqueologia

Espadas Vikings (Foto: Tissiana Souza)


A seção da Irlanda Medieval, período entre 1150-1550, está dividida em 3 categorias – Poder, trabalho e oração – relacionadas com a divisão da sociedade medieval em nobres, pessoas comuns e o clero (Fonte: National Museum of Ireland).
Confira ainda a coleção sobre o Antigo Egito, com peças adquiridas entre os anos de 1890 e 1920. Cerca de três mil objetos pertencem ao Museu Nacional de Arqueologia da Irlanda! (Fonte: National Museum of Ireland).

Museu Nacional de Arqueologia

Múmia pertencente à coleção do Museu Nacional de Antropologia da Irlanda (Foto: Tissiana Souza).


O museu conta com uma loja, localizada logo na entrada, um café e banheiros no piso térreo. O primeiro andar não é acessível para os cadeirantes, pois há somente escadas para acessa-lo.

4. NATIONAL LIBRARY OF IRELAND:

Após nossa visita ao Museu Nacional de Arqueologia, aproveitamos ir até a National Library of Ireland (Biblioteca Nacional da Irlanda).
A Biblioteca também está localizada na Kildare Street. Saia do Museu de Arqueologia e siga para a direita. A entrada da biblioteca estará cerca de 50m afrente, na mesma calçada.
Como era quase fim de expediente, somente visitamos a Sala de Leitura, que é lindíssima!
Por ser um local de estudo, não é permitido tirar fotos! Respeite a sinalização, pois muitas pessoas utilizam a sala para fazer pesquisas!
É possível fazer um Tour Virtual pela Biblioteca Nacional através do link:
http://www.nli.ie/en/vt/online-tour-of-the-main-library.aspx

Endereço

Kildare Street, Dublin 2, Dublin

Preços para o ano de 2016

Gratuito

Horário

De terça-feira a sábado, das 10:00 às 17:00 horas.
Domingo das 14:00 às 17:00 horas.

Fechado às segundas-feiras, Natal e Sexta-feira Santa.

Para mais informações

Sobre os museus nacionais da Irlanda:
http://www.museum.ie/Home

National Library of Ireland:
http://www.nli.ie/

Adicionar um comentário

%d blogueiros gostam disto: