Merrion Square Park

Dublin é uma cidade com agradáveis áreas verdes! Uma dessas áreas é a Merrion Square Park (Praça Merrion), localizada no centro da cidade.
A praça,, na verdade, é um parque público e está localizada quase frente ao Museu Nacional de História Natural, à Galeria Nacional da Irlanda e à Leinster House (Parlamento Irlandês). Também fica próxima a outra área verde importante da cidade, o St. Stephen’s Green Park.

Merrion Square Park

Merrion Square Park é um lugar muito gostoso e tranquilo no final do inverno (Foto: Tissiana Souza).

1. COMO CHEGAR:

-LUAS: Estação St. Stephen’s Green (Linha Verde).
Siga em direção à Grafton Street e vire à direita na St. Stephen’s Green/R138, acompanhando o St. Stephen’s Green Park. Continue pela R138 após ela trocar de nome (Merrion Row). Vire à esquerda na Merrion Street Upper e caminhe cerca de 200 metros até chegar à Merrion Square.

2. MERRION SQUARE PARK:

A Merrion Square é uma praça bastante popular da capital irlandesa. Sua principal característica é ter muitas esculturas, bustos e um memorial dedicado aos combatentes de Guerra.

Merrion Square Park

Escultura na Merrion Square Garden (Foto: Tissiana Souza).

Quando estivemos em Dublin, a praça estava sendo preparada para o início da primavera. Mudas com flores estavam sendo plantadas e árvores tinham sido podadas. Tudo para deixar a praça ainda mais bonita para a estação mais colorida do ano que estava para chegar!

Merrion Square Park

Obras na Merrion Square, para a preparação do jardim para a Primavera (Foto: Tissiana Souza).

Os edifícios no entorno da Merrion Square são chamados de georgianos, com portas coloridas, e começaram a ser construídos em 1762. A praça também é bastante antiga, com mais de 200 anos! Essas construções já foram residências de personagens populares da Irlanda, como Oscar Wilde e Daniel O’Connell (que deu nome à O’Connell Street). A Embaixada Britânica também já esteve em frente à Merrion Square, porém foi destruída por um incêndio durante o Domingo Sangrento, no ínicio da década de 1970 (Fonte: TheJournal.ie).
As casas georgianas tinham mais de 2 andares. Em geral, além das casas das famílias, eram também os locais de negócios familiares. Quanto mais altas as casas, melhores as suas vistas e o ar fresco! Isso porque muitos cavalos pastavam na Merrion Square e seus excrementos não tinham um cheiro bom! E quanto mais alto, menos barulho (Fonte: TheJournal.ie).

Merrion Square Park

Gramados muito verdes da Merrion Square (Foto: Tissiana Souza).

A Merrion Square já foi um parque privado. Apenas os residentes do entorno tinham a chave para entrar na praça (Fonte: TheJournal.ie), que também ficou conhecida como o endereço da moda e da aristocracia de Dublin (Fonte: Dublin City Council).
Em 1930, o parque foi comprado pela Igreja Católica para a construção de uma catedral. O projeto nunca foi realizado e, em 1974, o Arcebispo Dermot Ryan doou 4,75 hectares para a Dublin Corporation para uso como parque público (Fonte: Dublin City Council).
Ao andar pelos caminhos da praça, você verá diversas estátuas, sendo a mais conhecida dedicada a Oscar Wilde descansando sobre uma enorme pedra.

Merrion Square Park

Escultura dedicada a Oscar Wilde, morador ilustre da Merrion Square (Foto: Tissiana Souza).

Há também uma escultura de uma mulher com uma harpa, chamada Éire (Irlanda), e o conjunto de estátuas chamado The Victims (As vítimas), que relembra a Grande Fome. Outro destaque é o memorial dedicado aos combatentes de guerra, na forma de uma pirâmide.

Merrion Square Park

A estátua Eire, com o símbolo característico da Irlanda: a Harpa (Foto: Tissiana Souza).

Merrion Square Park

As "dolorosas" estátuas de The Victimes (Foto: Tissiana Souza).

Merrion Square Park

Memorial aos Combatentes das Guerras (Foto: Tissiana Souza).

A Merrion Square é uma praça bonita e bem cuidada! Os caminhos têm bancos e são contornados por árvores. É ao longo desses caminhos que você encontra as esculturas e bustos de personalidades, como Bernando O’Higgins (libertador do Chile), Henry Grattan e Michael Collins. Não deixe de observar os postes, pois são muito antigos!
Segundo o site Visit Dublin, esta é uma das praças icônicas da cidade! Muitos eventos culturais ocorrem na Merrion Square ao longo do ano, como sessões de cinema às quintas-feiras, o Soul Festival em maio e o Laya City Spectacular Summer Festival em julho.

Endereço

Merrion Square, Dublin 2

Preço para o ano de 2016

Gratuito

Para mais informações

Merrion Square - site oficial, com eventos que ocorrem na Praça:
http://merrionsquare.ie/

Visit Dublin:
http://www.visitdublin.com/home

LUAS:
https://www.luas.ie/routes/

Adicionar um comentário

%d blogueiros gostam disto: