Os campos de lavanda de Cunha (Parte 2): O LAVANDÁRIO

O campo de lavanda mais conhecido de Cunha é O Lavandário! Óbvio que não deixaríamos de visita-lo, afinal, é um dos destinos turísticos mais populares do município!

1. COMO CHEGAR:

-Carro: o Lavandário está situado na Rodovia SP-171 (Guaratinguetá-Paraty), no Km 54,7. Para quem está na estrada em direção à cidade de Paraty, o Lavandário fica do lado esquerdo da pista. A bilheteria fica próximo à rodovia.

2. O LAVANDÁRIO:

O Lavandário apresenta cerca de 25.000 pés de lavanda. A espécie cultivada é a Lavandula dentata, que se adaptou ao solo e ao clima da região.

lavandario

Os campos de lavanda de Cunha: o Lavandário (Foto: Tissiana Souza).

Na casa, de estilo provençal e paredes de cores vivas, no ponto mais alto da colina, ficam o café e a loja. Comemos uma tortinha de shitake com linguiça artesanal e lavanda, tomamos um chá gelado com lavanda e provamos a principal atração gastronômica do local: o SORVETE DE LAVANDA (R$14,00/bola). Particularmente, gostamos do sorvete! Tem um sabor muito leve e praticamente não se sente a lavanda. Tem mais um sabor de sorvete de leite e no finalzinho vem um gostinho de lavanda extremamente suave.

A caminhada pelo Lavandário é feita por trilhas demarcadas no meio da plantação. Pode-se andar por tudo, mas os pés de lavanda não ficam acessíveis ao tato.

Próximo ao laboratório, um sobradinho de portas e janelas azuis, encontramos uma pequena plantação de manjericão, que estava cheia de flores brancas e vistosas! Quem quiser, pode se sentar nos bancos do segundo andar do laboratório! A vista de lá é bem interessante!

lavandario

Do lado direito da foto, o laboratório do Lavandário (Foto: Tissiana Souza).

lavandario

Flor de manjericão (Foto: Tissiana Souza).

O que mais curtimos no local é a vista panorâmica! O Lavandário fica em uma colina bem alta, o que permite admirar uma bela paisagem da região de Cunha. As montanhas se estendem pelo horizonte, até onde não podemos mais enxergar!

Vista geral do Lavandário. Embaixo da grande árvore da fotografia está o deck de observação (Foto: Tissiana Souza).

lavandario

Conhecendo mais um campo de lavanda de Cunha (Foto: Matheus Sabino).

lavandario

A grande estrela da visita: as flores de lavanda! (Foto: Tissiana Souza).

Sentamos no deck de observação, bastante disputado ao final da tarde, para ver o Pôr-do-Sol! Quase desistimos, eu digo QUASE, pois havia uma nuvem gigantesca em formato de disco voador bem na linha onde o Sol iria se pôr!

lavandario

Pôr-do-Sol: acontece todo dia, mas nunca é igual! (Foto: Tissiana Souza).

Mas quando o assunto é o Pôr-do-Sol, a gente insiste! Ficamos sentados na esperança de que o Sol aparecesse por algum momento! E ele apareceu entre aquela imensa nuvem! Quando estava quase entrando atrás das montanhas, o Sol surgiu como uma enorme bola de fogo de tom avermelhado, pelo efeito causado pela nuvem!

lavandario

Um verdadeiro espetáculo da natureza assistido de um local com vista privilegiada! (Foto: Tissiana Souza).

Inicialmente, achei que aquele Pôr-do-Sol seria frustrante! Mas foi tão incrível, tão incrível, que certamente as fotos não conseguem reproduzir como foi aquele fim de tarde! Foi maravilhoso e um dos entardeceres mais bonitos que pude presenciar!

Para os amantes do perfume de lavanda, o Lavandário tem uma loja online, na qual estão à venda hidratantes, sabonetes, óleos, etc. Também, para os que quiserem participar das vivências entre lavandas, a inscrição é pelo site. Quem quiser incluir a Lavanda em suas receitas, o site tem uma seção de gastronomia!

Preço para o ano de 2017

R$10,00

Horário

De sexta-feira a domingo e feriados, das 10:oo até o pôr-do-Sol.

Para mais informações

Adicionar um comentário

%d blogueiros gostam disto: