Igreja de Nossa Senhora do Monte Carmelo (Whitefriar Street Church)

A Igreja de Nossa Senhora do Monte Carmelo (Our Lady of Mount Carmel ou Whitefriar Street Church) está fora dos roteiros turísticos de Dublin. Quem não conhece a cidade pode passar pela fachada e nem perceber que é uma igreja! Na verdade, pela fachada, não dá para imaginar o que tem no interior!

Whitefriar Street Church

Vista geral da Igreja de Nossa Senhora do Monte Carmelo: uma grande surpresa conhecer este belo lugar (Foto: Tissiana Souza).

Nós descobrimos o local pelo aplicativo de celular Tourist Eye. Este app pertence à Lonely Planet e será descontinuado em breve. Nós sempre consultávamos o Tourist Eye antes de ir para alguma cidade, pois além dos pontos tradicionais de turismo, o app trazia também outros locais fora dos roteiros, que eram descobertos pelos usuários. Foi assim também que descobrimos os Iveagh Gardens.

1) COMO CHEGAR:

LUAS: A estação mais próxima é a St. Stephen’s Green (Linha Verde). São cerca de 500 metros de caminhada até a Igreja. Saindo da estação, passe em frente ao prédio da Universidade RCSI (Royal College of Surgeons in Ireland) e vire à direita na York St. Caminhe pela York St até chegar a R114/Aungier St. A entrada da Igreja fica na esquina entre a Aungier St e Whitefriar Pl.

2) A CONSTRUÇÃO:

A Igreja teve sua construção iniciada em 1826, um ano após a comunidade carmelita transferir-se para a Whitefriar Street (Fonte: Whitefriar Street Church). O arquiteto responsável pelo desenho original da igreja foi George Papworth (Fonte: Folder de visitação). Em 11 de novembro de 1927, a igreja foi consagrada (Fonte: Whitefriar Street Church).
Ampliações da edificação ocorreram em 1856 e depois, em 1868, a igreja teve seu tamanho triplicado!
Em 1951, houve a reforma mais recente. O fluxo de pessoas que entravam na igreja era muito maior pela Aungier St do que pela Whitefriar St. Para resolver o problema, todo o interior da igreja foi invertido! (Fonte: Whitefriar Street Church)

3) O INTERIOR:

No hall de entrada para a Igreja de Nossa Senhora do Monte Carmelo há uma representação em tamanho real do Calvário.
No seu interior, os principais destaques são:

-Altar dedicado à Nossa Senhora de Dublin: à direita da entrada da igreja, está o belíssimo altar feito de mosaicos. A imagem foi adquirida P. Spratt em uma feira de móveis na Capel Street. A estátua equivale a uma mulher em tamanho natural! (Fonte: Folder de Visitação)

Whitefriar Street Church

Altar dedicado a Nossa Senhora de Dublin (Foto: Tissiana Souza).

Não se sabe a origem da imagem, mas acredita-se que pertenceu à Abadia Cisterciense de Santa Maria. Há a possibilidade de terem se “desfeito” da imagem após a Reforma Protestante.
À esquerda do altar está um escudo de armas da cidade de Dublin, doado à igreja em 1979.

Whitefriar Street Church

Escudo de armas da cidade de Dublin. (Foto: Tissiana Souza)

-Imagem e relíquias de São Valentim: J. Spratt recebeu do Papa Gregório XVI, em 1835, relíquias de São Valentim durante uma visita a Roma. A imagem do santo está na igreja junto suas às relíquias (Fonte: Folder de Visitação).
Coloquei uma velinha para ele em nome de minha mãe, que é devota de São Valentim. Quando contei que tinha posto uma vela para o santo, ela fez uma cara feliz!

-Vitrais: a coleção de vitrais da Igreja tem quase 180 anos de idade! Eles representam santos carmelitas, a Sagrada Família, os santos irlandeses, a Imaculada Conceição, o Rosário e ainda há quatro vitrais individuais (A Ressurreição de Jesus, o Sagrado Coração de Jesus, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Nossa Senhora de Fátima) (Fonte: Whitefriar Street Church). Como a igreja tem muitas cores neutras nas paredes, os vitrais realmente se destacam pelas cores.

Whitefriar Street Church

Paredes claras das paredes destacam as cores vivas dos vitrais (Foto: Tissiana Souza).

-Órgão: o órgão da igreja é bastante recente, tendo sido construído na década de 1980, e funciona com auxílio de eletricidade. Fica atrás do altar principal, que apresenta um baldaquino (assim como a Basílica de São Pedro, no Vaticano).

Whitefriar Street Church

Baldaquino no altar da Igreja de Nossa Senhora de Monte Carmelo (Foto: Tissiana Souza).

 

Endereço

Aungier St, 56, Dublin 2, Dublin

Preço para o ano de 2016

Gratuito

Horário

Todos os dias, das 07:30 às 20:00 horas.

Para mais informações

Adicionar um comentário

%d blogueiros gostam disto: