Floralis Genérica: a flor de aço de Buenos Aires

Ao caminhar pelo bairro da Recoleta, em Buenos Aires, você irá se deparar com uma escultura de uma linda flor metalizada: a Floralis Genérica! Ela não passará despercebida aos seus olhos! 

 

O tamanho da flor é impressionante! (Foto: Tissiana Souza)

 

1. COMO CHEGAR:

-Subte (Metrô): a estação mais próxima é a Las Heras (Linha H – Amarela), a cerca de 1 km da Floralis Genérica. Saia para a Av. Pueyrredón, em sentido à Plaza Francia e ao Museo Nacional de Bellas Artes. Vire à esquerda na Av. Presidente Figueroa Alcorta, passe em frente ao prédio da Faculdade de Direito e você já chegará à Praça das Nações Unidas, onde está a escultura.
Você também pode cortar caminho através da Plaza Francia e cruzar a praça onde está o Museo Nacional de Bellas Artes para chegar até a Praça das Nações Unidas.
Outra opção, também saindo da Estação Las Heras é seguir pela Av. Gral. Gelly y Obes, cruzar a Plaza Mitre e depois atravessar a praça onde está o Museo Nacional.

2. A FLORALIS GENÉRICA: 

A Floralis Genérica é uma linda escultura de aço inoxidável e alumínio de 18 toneladas, que está instalada na Praça das Nações Unidas (Plaza de las Naciones Unidas), no famoso bairro da Recoleta, em Buenos Aires.

 

Praça das Nações Unidas, com a grande flor de aço em meio ao gramado (Foto: Tissiana Souza).

É impossível não parar para observar essa imensa flor de 6 pétalas e 20 metros de altura!
A escultura foi doada à Cidade de Buenos Aires pelo seu próprio autor, o arquiteto argentino Eduardo Catalano.
Inaugurada em 13 de abril de 2002, o seu nome “Floralis Genérica” é uma homenagem a todas as flores!

 

Floralis Genérica: homenagem a todas as flores! (Foto: Tissiana Souza)

A ideia da flor é refletir o dinamismo de nosso tempo. Esse dinamismo é perceptível pela movimentação de suas pétalas, que se abrem ao nascer do Sol e se fecham ao fim do dia.

 

Suas pétalas abrem e fecham de acordo com o movimento do Sol (Foto: Tissiana Souza).

Pouco tempo depois de sua inauguração, uma forte tempestade forçou as pétalas e danificou o mecanismo responsável pelos movimentos da flor. Por anos, a Floralis Genérica ficou com as pétalas abertas 24 horas por dia. O problema mecânico da flor de aço foi resolvido e desde o dia 10 de junho de 2015, a Floralis recuperou seu movimento original.
A Praça das Nações Unidas é um ótimo lugar para fazer belas fotografias! A Floralis irá render belos cliques durante a sua viagem! 

 

A surpreendente Floralis! (Foto: Tissiana Souza)

 

3. BONUS - PRÉDIO DA FACULDADE DE DIREITO E CIÊNCIAS SOCIAIS: 

Bem ao lado da Praça das Nações Unidas está o prédio da Facultad de Derecho (Faculdade de Direito) da Universidad de Buenos Aires (UBA), com endereço na Av. Pres. Figueroa Alcorta, n° 2263.

 

O monumental prédio da Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires (Foto: Tissiana Souza).

Esta construção, que lembra um templo romano, data de 1949. O projeto do edifício foi escolhido através de um concurso vencido pelos arquitetos Arturo Ochoa, Ismael Chiapore e Pedro Vivent (Fonte: buenosaires.gov.ar), no ano de 1939.
O prédio foi inaugurado em 21 de setembro de 1949 pelo presidente Juan Domingo Perón e sua esposa Eva Duarte (Evita). Anteriormente à faculdade, o local era ocupado por filtros de Obras Sanitárias da Nação (Fonte: Jornal El Clarin).
A grandiosidade, ou melhor, o dimensão monunental da Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires é uma expressão de poder! O prédio foi construído no período de grande crescimento da UBA. Após assumir a presidência do país, Perón injetou dinheiro para acelerar a finalização do edifício (Fonte: Jornal El Clarin).

 

Prédio da Faculdade de Direito e, ao fundo, a Floralis Genérica (Foto: Tissiana Souza).

A Faculdade de Direito tem 40.000 m² construídos, e originalmente havia 51 salas de aula, com capacidade para receber entre 50 e 150 alunos. Outro destaque da faculdade eram os espaços destinados para a realização de conferências e atos acadêmicos e artísticos.

Endereço

Plaza de Las Naciones Unidas.
Avenida Presidente Figueroa Alcorta, próximo ao número 2263.

Preços para o ano de 2017

Gratuito

Horário

Todos os dias, aberto 24 horas.

Para mais informações

Adicionar um comentário

%d blogueiros gostam disto: