A estátuas de Dublin e suas histórias

Enquanto andamos por Dublin, passamos por muitas estátuas!
Parece estranho criar uma postagem sobre o assunto! Mas quando há uma estátua, é porque existe uma história por trás, e isso gera uma curiosidade! Elas estão onde estão por algum motivo!

 

Distribuição das estátuas deste post pela cidade de Dublin (Fonte: adaptado do Google Maps)

 

Então, vamos conhecer um pouco sobre 6 estátuas da cidade:

1. FAMINE MEMORIAL:

O Memorial dos Famintos está localizado na Custom House Quay (Dublin 1) bem ao lado do Rio Liffey e próximo à ponte de pedestres Sean O’Casey.
É um memorial que relembra a Grande Fome do Século XIX. As esculturas são de uma grande dramaticidade! Elas impressionam e chocam por terem expressões muito reais e tristes!
O memorial foi feito pelo escultor Rowan Gillespe e inaugurado em 1997. Relembra a morte de aproximadamente 1 milhão de pessoas e a emigração de mais 1 milhão de irlandeses. No período, que durou 4 anos (1845-1849), a população da Irlanda caiu entre 20 e 25%.

 

O dramático conjunto de estátuas do Famine Memorial (Foto: Tissiana Souza).

A causa da Grande Fome foi uma praga que devastou as plantações de batata. A praga atingiu toda a Europa, porém os efeitos foram mais devastadores na Irlanda, onde 1/3 da população era dependente desse vegetal. A fome foi agravada ainda pelo contexto econômico, social e político do país na época.

2. MOLLY MALLONE:

A estátua de bronze da jovem Molly Mallone data de 1988 e está localizada na Suffolk St, praticamente no cruzamento com as ruas St. Andrew’s St e Church Ln, ao lado da Igreja de St. Andrew.
Molly Mallone é uma personagem, uma lenda da cidade, eternizada pela música “Cockles and Mussels” (Ameijoas e mexilhões, em português). Esta música é o hino (não-oficial) da cidade de Dublin.
Se você quiser conhecer a música, é só clicar no link a seguir:
https://www.youtube.com/watch?v=q9Deeh9n-VI

 

Molly Mallone: personagem icônico de Dublin (Foto: Tissiana Souza).

 

Molly Malone seria uma vendedora de frutos do mar, que morreu muito jovem em virtude de uma febre relacionada a um surto de cólera. Ainda há dúvidas se Molly Malone realmente existiu! O fato é que a moça é tão famosa, que 13 de Junho é o Dia Nacional de Molly Malone na Irlanda!

3. TWO WOMEN (OU “THE HAGS WITH THE BAGS” OU “MEETING POINT”):

Quase na esquina entre a Liffey Street Lower e a Bachelor’s Walk/R148, e também a poucos metros da Ha’penny Bridge estão as estátuas “Two Women” (Duas Mulheres) ou “Senhoras com as Sacolas”.
A curiosidade despertada por essas estátuas é: Sobre o que conversam? Sobre a vida? Ou seria sobre os filhos? Ou sobre as compras recém-feitas e que estão nas sacolas cheias? Isso fica por conta da nossa imaginação! O fato é que elas realmente parecem estar muito entretidas na conversa!
As estátuas são também conhecidas como “Meeting Point” (Ponto de Encontro).

 

A conversa das senhoras de "Meeting Point" (Foto: Tissiana Souza).

 

4. MILLENIUM CHILD:

As “Crianças do Milênio” estão localizadas próximo à Christchurch Cathedral, e também da Dublinia, no cruzamento entre as ruas Nicholas St/R137, Christchurch Pl/R137, Winetavern St e High St/R108.
O monumento de bronze feito por John Behan, foi inaugurado em 08 de novembro de 2000, e é composto por 3 crianças brincando. A mensagem transmitida pela escultura é que haja colaboração e esperança para as crianças e famílias neste milênio.

 

As crianças do Milênio (Foto: Tissiana Souza).

 

5. OSCAR WILDE MEMORIAL:

O memorial a Oscar Wilde está no interior da Merrion Square Park.
A única estátua colorida dessa lista descansa sobre um grande bloco de pedra. A expressão de seu rosto, a depender do ângulo que é vista, pode representar alegria ou tristeza.
O dramaturgo e escritor nasceu e cresceu ao lado da Merrion Square. Oscar Wilde é um dos moradores mais ilustres do entorno da praça!
A escultura feita por Danny Osbourne, em 1997, retrata Wilde com sua aparência aos 40 anos, época crucial de sua vida pessoal e profissional. A estátua recria também uma fotografia de Wilde sobre uma rocha nas montanhas de Wicklow.

 

Oscar Wilde relaxa sobre uma pedra na Merrion Square Garden (Foto: Tissiana Souza).

 

6. JESUS HOMELESS:

A estátua de “Jesus Desabrigado” está nos jardins da Christchurch Cathedral.
Se você estiver distraído, pode achar que é realmente uma pessoa que está deitada no banco e enrolada em um cobertor!
A escultura remete às pessoas sem-teto, que é um problema social da Irlanda (e não somente da Irlanda, diga-se de passagem...).
Ao chegar bem perto, você perceberá que é uma estátua! Os pés furados pela crucificação é que revelam que quem está representado ali é Jesus Cristo!
A estátua foi feita pelo artista canadense Tim Schmalz e foi apresentada à população de Dublin em 2015.

 

 

Jesus sem-teto: uma estátua que choca pela sua veracidade (Foto: Tissiana Souza)

Preço para o ano de 2016

Gratuito

Horário

Todos os dias, aberto 24 horas.

Para mais informações

Adicionar um comentário

%d blogueiros gostam disto: