Curiosidades Mexicanas

O México é um país bem interessante e surpreendente! Não imaginei que iria gostar tanto de conhecer aquelas terras e tenho uma vontade imensa de voltar e visitar outros lugares!
Durante nossa viagem, aconteceram várias coisas curiosas, que é interessante contar para vocês!
O texto de hoje é um relato sobre as curiosidades mexicanas que descobrimos na nossa visita ao país:

 

1.VAGÕES FEMININOS EM CDMX:

 

No texto sobre o Metrô da Cidade do México, falei sobre a existência de vagões exclusivos para mulheres e crianças! Sim, isso significa que o metrô da cidade é “barra pesada” para as mulheres.
A grande maioria dos usuários do transporte metropolitano são homens e somente mulheres acompanhadas por outro homem ou quando estão em grupo utilizam os vagões comuns. É MUITO DIFÍCIL ver uma mulher sozinha em vagões comuns.

 

2.“PICA O NO PICA”?!

 

Essa é a pergunta que você deve fazer quando quer saber se uma comida é apimentada ou não.
Se o atendente disser que “pica”, é porque a comida é TEM PIMENTA!
Sempre faça essa pergunta se você não curte pimenta!
A única vez que não perguntamos, nossas bocas pegaram fogo! Comemos um lanche com a pimenta mais forte que já comemos na vida!
O resultado foi como se o corpo inteiro estivesse exalando pimenta!!!

Este inocente lanche de arrachera (carne bonina) provocou um incêndio corporal interno!! Muita pimenta!!!!! (Foto: Tissiana Souza).

 

3. OS TÁXIS EM ACAPULCO:

 

Se você acha que estar em uma turma de 5 pessoas precisa de dois táxis em Acapulco, “relaxe”! (Relaxe entre aspas, porque rola um medinho!)
Os taxistas aceitam 5 e até mais passageiros em um carro comum!
Viajar feito “sardinha em lata” não é problema por lá. Absolutamente isso dever ser algo fora da lei, mas eles parecem não ligar muito para isso.
Ah, e teve mais: vimos uma moto com 5 pessoas (2 adultos e 3 crianças). Todo mundo sem capacete!

 

4.COMPRANDO NA PADARIA:

 

Em CDMX ficamos em um apartamento alugado pelo AirBnb. Tivemos que comprar coisas para fazer comida e para o café da manhã.
Como ficamos no centro da capital, havia muitas padarias no entorno. E aí, veio a pergunta: “como pedir os pães?!” Bom, só entrando na padaria para saber! E lá fomos nós!
É uma tarefa muito simples!!! Você pode entrar mudo e sair calado, como diz o ditado!
Nas entradas das padarias há formas e pegadores. Pegue os dois e vá para as prateleiras. É só escolher o pão, colocar na forma, se dirigir ao caixa e pagar. Os atendentes apenas colocam os pães na sacola.
Os pães tem o preço por unidade, e os preços dependem do tamanho e do tipo. Os pães doces são os mais comuns, mas você também vai encontrar os semelhantes aos pães franceses que comemos no café da manhã.

 

5.E POR FALAR EM CAFÉ DA MANHÃ….

 

Em Acapulco, a comida do café da manhã era a mesma da janta! E sim, as pessoas batem uns pratões gigantes de arroz com carne apimentada, ovos, panquecas, feijão… tudo sem dó nem piedade.
Os sucos eram bem variados: melão, tomate, pepino…

 

6. LIMONADA:

 

Limonada, no meu entendimento, é suco de limão.
Mas se você pedir uma limonada no México, vem suco de limão misturado com refrigerante de soda limonada e gelo. Não mata a vontade de um suco gelado, mas alivia o calor!

 

7. PALETAS MEXICANAS:

 

As paletas mexicanas só existem no Brasil, mas no México encontramos sorvete de picolé e nos mais variados sabores. Foi no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe! Foi bom para refrescar, pois lá o Sol é bem quente!

paletas mexicanas

Uma legítima “paleta mexicana”! Provada e aprovada! (Foto: Matheus Sabino).

 

8. DICAS SOBRE PALAVRAS EM ESPANHOL:

 

Pastel = Bolo

Arrachera = Carne de Vaca

Lechuga = Alface

Pechuga = Peito de frango

Budín = Pudin

Pescado = Peixe

Salsa = molho

Jamón = presunto

Helado = sorvete

Palomitas = pipoca

Adicionar um comentário

%d blogueiros gostam disto: