Convento de Nossa Senhora da Penha em Vila Velha, ES

O município de Vila Velha está distante 5 km de Vitória, capital do estado do Espírito Santo! Segundo o IBGE, Vila Velha tem uma população estimada de 472.762 habitantes.
O local onde hoje está a cidade de Vila Velha era habitado originalmente por índios tupiniquins e goitacás (Fonte: IBGE).
Foi na data de 23-05-1535 que a caravela “Glória”, do donatário Fernandes Coutinho, ancorou na enseada entre o morro Moreno e a Ponta do Tubarão, que mais tarde ficou conhecida como Prainha de Vila Velha. Fernandes Coutinho e seus companheiros da nau chamaram as terras de “Espírito Santo”, pois era dia de Pentecostes (Fonte: IBGE).
A data de chegada do donatário da capitania do Espírito Santo é considerada a data de aniversário da cidade, que completou 481 anos em 2016.
Assim, pode-se considerar Vila Velha como o berço do Estado do Espírito Santo.
Uma das construções mais importantes da cidade é o Convento da Penha, datado de 1562, e situado 154m acima do nível do mar, cravado na rocha no topo de um morro da cidade.

 

O Convento da Penha se destaca na paisagem pela sua localização (Foto: Tissiana Souza).

Segundo o site da Prefeitura de Vila Velha, o Convento da Penha é o principal monumento religioso do Espírito Santo, e uma das mais belas construções do Brasil Colônia.
Há duas formas de chegar ao Convento: através de carro, subindo a Rua Vasco Coutinho ou a pé, pela Ladeira da Penitência, um antigo caminho construído pelos índios. Quando visitei o Convento, subi de carro.
Sua história começa em 1562, quando Frei Pedro Palácios construiu uma capela dedicada a São Francisco de Assis, após um sonho. Em 1568, no topo da grande rocha, foi edificada uma capela que recebeu a imagem de Nossa Senhora da Penha, vinda diretamente de Portugal. Foi sofrendo ampliações ao longo dos anos, e chegou a possuir senzalas (Fonte: Convento da Penha).

 

O Convento da Penha está construído diretamente sobre um bloco rochoso (Foto: Tissiana Souza).

O morro onde está o Convento da Penha apresenta uma das principais áreas de Mata Atlântica do município de Vila Velha. 
No ponto mais alto do morro, o Convento fica destacado em meio ao verde da vegetação! A fachada está voltada para a cidade de Vila Velha, e das janelas pode-se ver a Baía de Vitória, a capital Vitória, a 3ª ponte e o Oceano Atlântico. A visão panorâmica do Convento é, sem dúvidas, espetacular! É um local que realmente vale uma visita! Você ficará arrependido se perder a belíssima visão proporcionada pelo mirante!

 

Prédios de Vila Velha e ao fundo o Oceano Atlântico (Foto: Tissiana Souza).

 

Baía de Vitória, vista do mirante da Penha (Foto: Tissiana Souza).

 

A 3ª Ponte, que liga Vila Velha e Vitória (Foto: Tissiana Souza).

 

 

Endereço

Rua Vasco Coutinho, S/Nº, Bairro: Prainha, CEP: 29100-231, Vila Velha – ES, Fone: (27) 33290420

Preços para o ano de 2016

Gratuito

Horário

Todos os dias, das 7:30 às 17:00 horas.

Para mais informações

Adicionar um comentário

%d blogueiros gostam disto: