Os campos de lavanda de Cunha (Parte 1): O CONTEMPLÁRIO

Imaginar campos de lavanda faz muita gente pensar na Europa, principalmente na França! Mas aqui no Brasil, na pequena Cunha, também é possível se aventurar por plantações em que estas flores de tom arroxeado são o grande destaque!

Um dos locais de parada para observar como são os campos de lavanda é o Contemplário!

contemplario

Vista geral do Contemplário (Foto: Tissiana Souza).

1.COMO CHEGAR:

O Contemplário está localizado no Km 61,5 da SP-171 (Rodovia Cunha-Paraty). Há diversas placas que indicam o Contemplário pela rodovia, mas são plaquinhas bem discretas. Então, o melhor é ficar atento à contagem da quilometragem da estrada. A entrada para o Contemplário fica no lado direito da pista para quem está em direção a Paraty.

A entrada para o Contemplário é gratuita.

2.O CONTEMPLÁRIO:

O Contemplário é um espaço relativamente novo em Cunha. Tem apenas dois anos de existência.

Nós descobrimos o local durante nossa pesquisa pré-viagem e tentamos até ficar hospedados em um dos chalés, mas infelizmente já estavam lotados (fica para uma próxima viagem...).

Logo na chegada, encontramos uma estufa com uma grande mesa no centro e diversas mudas de Lavanda. A estufa dá acesso ao café/lojinha do Contemplário.

cunha

Interior da estufa, na entrada do Contemplário (Foto: Tissiana Souza).

cunha

Estufa do Contemplário (Foto: Tissiana Souza).

Eu fiquei impressionada com o perfume que tem ali naquele lugar! Esqueçam aquele cheiro de lavanda típico dos produtos industriais! No Contemplário, aquele perfume suave e artesanal invade o interior do nosso corpo! É um cheirinho mágico, que chega a dar uma tranquilidade! Eu particularmente não imaginava que produtos artesanais de lavanda tivessem um cheiro tão bom!

Como estávamos vindo da trilha da Pedra da Macela, fizemos uma reposição rápida de energia, com um cafezinho e um pedaço de bolo de banana (por sinal, o bolo estava DI-VI-NO! Deu vontade de pedir a receita!). As mesas ficam em uma área panorâmica, com vista para a plantação de lavanda. Assim, com o barulho dos pássaros e a vista das montanhas ao entorno fica fácil relaxar!

Partimos para o campo de Lavanda! Fomos caminhar um pouco entre as plantas e, na verdade, conhecer um pé de lavanda! As flores são bem delicadas! Lembre-se que da natureza só se leva fotografias! Nada de retirar as flores do seu pé!

contemplario

A flor da lavanda, de tons roxos, perfume suave e muita delicadeza! (Foto: Tissiana Souza).

contemplario

Eu não poderia deixar de registrar minha primeira experiência em um campo de lavanda! (Foto: Matheus Sabino).

contemplario

As lavandas do Contemplário. Neste trecho da propriedade não é permitido caminhar pela plantação para evitar a deterioração das plantas (Foto: Tissiana Souza).

Embaixo de uma grande árvore há um deck de observação, um espaço ótimo para sentar, contemplar as flores e a paisagem. Como o Contemplário é bastante tranquilo, fiquei imaginando ficar sob a sombra da árvore lendo um bom livro!

cunha

Árvore com deck de observação. Muito bom ficar sentado por ali! (Foto: Tissiana Souza).

Antes de ir embora, retornamos ao café e compramos uma cerveja artesanal da marca Reale, do tipo “Pale Ale”, fabricada em Cunha, e feita com lavanda. Já provamos a nossa garrafa e gostamos bastante do sabor! Também compramos trufas de lavanda, de sabor bem peculiar: é como comer uma flor!

Preço para o ano de 2017

Gratuito

Horário

De quinta a segunda-feira, das 10:oo às 18:00 horas.
Fechado de terça e quarta-feira.

Para mais informações

2 comentários sobre “Os campos de lavanda de Cunha (Parte 1): O CONTEMPLÁRIO

Adicionar um comentário

%d blogueiros gostam disto: