Catedral Metropolitana de Buenos Aires

A Catedral Metropolitana (ou Catedral Primada) de Buenos Aires está localizada em frente à Plaza de Mayo, um dos lugares mais conhecidos da capital da Argentina. A Catedral é a sede principal da Igreja Católica na Argentina. 

1. COMO CHEGAR:

-Subte (Metrô): A estação mais próxima é a Catedral (Linha D). Há outras estações também muito próximas no entorno: Perú (Linha A), Plaza de Mayo (Linha A) e Bolívar (Linha E).

2. A CATEDRAL METROPOLITANA: 

A atual Catedral Metropolitana de Buenos Aires é o 6º edifício construído no local, porém a história começa em 11 de junho de 1580, quando Juan de Garay destinou um terreno para a primeira igreja.
A primeira construção data de 1593 e era feita de adobe (mistura de lama e palha moldada em formato de tijolo e secada ao Sol) e madeira. Em 1605, esta primeira construção já estava em estado precário, e em 1618 a igreja desabou.
Vários motivos levaram à construção de 6 igrejas no local: inundações, incêndios, defeitos estruturais e precariedade dos materiais.
A atual igreja teve sua construção iniciada em 1752, e as obras foram conduzidas pelo arquiteto italiano Antonio Masella. A catedral só foi terminada em 1852, 100 anos depois do início da construção. A decoração somente ficou pronta em 1911.
A sua fachada lembra um templo grego. Datada de 1822, a fachada apresenta 12 colunas, que simbolizam os 12 apóstolos de Jesus. Já a estrutura final da Catedral apresenta um estilo neoclássico.

catedral metropolitana de buenos aires

A Catedral Metropolitana de Buenos Aires (Foto: Tissiana Souza).

Ainda sobre a parte frontal da Catedral, o desenho na parte superior das colunas representa o encontro de Jacó e seu filho José, no Egito. Data de 1860 e foi feito pelo escultor francês Joseph Dubordieu.
No interior, são encontrados altares laterais, naves e uma grande cúpula que chega a 41m de altura. 

catedral metropolitana de buenos aires

Interior da Catedral Metropolitana de Buenos Aires (Foto: Tissiana Souza).

 

catedral metropolitana de buenos aires

Altar principal da Catedral Metropolitana (Foto: Tissiana Souza).

 

catedral metropolitana de buenos aires

Interior da Catedral Metropolitana (Foto: Tissiana Souza)

catedral metropolitana de buenos aires

Altar lateral da Catedral (Foto: Tissiana Souza).

3. PAPA FRANCISCO: 

Jorge Bergoglio, o Papa Francisco, foi Arcebispo da Arquidiocese de Buenos Aires de 1998 até 2013.
Atualmente, a Catedral abriga um museu de honra ao Papa Francisco, contendo objetos pessoais e litúrgicos utilizados pelo Papa durante os 15 anos em que foi Arcebispo.

Endereço

San Martin, n°27, Buenos Aires

Preços para o ano de 2017

Gratuito

Horário

De segunda a sexta-feira, das 07:30 às 18:45 horas.
Sábado e domingo, das 09:00 às 18:45 horas.

Para mais informações

Adicionar um comentário

%d blogueiros gostam disto: