Capitólio: Cachoeira da Filó

1. CACHOEIRA DA FILÓ:

Uma das atrações para quem visita Capitólio é a Cachoeira da Filó. Mas, ao contrário do que se pensa, a cachoeira está localizada no município mineiro de São João Batista da Glória.

A Cachoeira da Filó está a 38km do centro de Capitólio e a 4km da Usina Hidrelétrica de Furnas.

O acesso é feito pela MG-050. É preciso descer na rodovia e pegar uma trilha curta, porém íngreme, que leva até a cachoeira. Você pode ir de chinelo, mas há um risco de machucar os pés, pois o solo é basicamente de pequenas pedrinhas que incomodam muito! Evite chinelos com salto plataforma!

A Cachoeira da Filó tem uma piscina natural cristalina e tipicamente gelada, mas é uma delícia! A piscina tem águas bastante tranquilas e na margem é rasa. Se você olhar para baixo, verá o chão! E se prestar atenção, começará a ver muitos peixinhos!

cachoeira da filó

Cachoeira da Filó e sua piscina natural (Foto: Tissiana Souza).

Próximo à cachoeira, a piscina é mais funda, então se você não tem muitas habilidades na água, é melhor não se arriscar! Aos papais e mamães, cuidado com as crianças! Infelizmente já aconteceram mortes no local.

Se você não quer ficar só na água, também é possível subir até o topo do paredão ao lado esquerdo da Cachoeira da Filó.

Para isso, é preciso seguir por mais uma trilha. É necessário atravessar o tronco sobre o rio (eu fui pela água mesmo), seguir subindo o caminho aberto pela mata (não é uma mata fechada). Um trechinho é bastante íngreme, praticamente vertical, e é quase preciso escalar. Vá com cuidado e devagar!

A vista é surpreendente! Não há informações sobre o tamanho do paredão e da Cachoeira da Filó, mas é o suficiente para ter uma visão muito bonita do local! Quem subir vai ver a parte de cima da cachoeira e toda a piscina natural! As fotos ficam muito bacanas! Vale o esforço da “escalada”! Aos que gostam de contemplar, dá para ficar um tempão só observando a paisagem!

cachoeira da filó

Parte superior da Cachoeira da Filó (Foto: Tissiana Souza).

cachoeira da filó

Observar paisagens de cima: curtimos "pouco" fazer isso! (Foto: Matheus Sabino).

cachoeira da filó

Lago visto da parte superior da Cachoeira da Filó (Foto: Matheus Sabino).

2. INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

-Caso esteja chovendo distante da cachoeira, saia imediatamente do local, pois há o risco de haver uma TROMBA D’ÁGUA, um evento natural perigosíssimo, quando o volume de águas aumenta rapidamente, sem tempo de reação.

-No acesso para a cachoeira há vendedores de comidinhas e bebida. No entanto, leve água e petiscos, pois não existe estrutura turística no local. Não tome água diretamente da cachoeira ou da piscina mesmo que aparentemente esteja limpa, pois pode conter organismos que provocam reações adversas como diarreia.

-Leve uma sacolinha e recolha todo o lixo que você produziu. Infelizmente, ainda existem muitas pessoas sem o mínimo de consciência e que deixam a sujeira (embalagens de todos os tipos, garrafas de vidro quebradas) por todos os lugares! Pense que se você quer visitar um ambiente agradável, você deve fazer a sua parte! Se os outros não fazem a parte deles, você fazendo a sua já estará dando uma grande contribuição!

-Leve boné/chapéu, óculos de Sol, protetor solar e repelente.

3. FORASTEIRANDO:

Mais uma vez fizemos nossa viagem com os Forasteiros, agência de ecoturismo que fica na cidade de São Paulo. Nosso pacote incluiu transporte, hospedagem na Pousada Cachoeiras da Mata (com café da manhã) e confraternização (churrasco + bebidas).

Preço para 2017

Gratuito

Adicionar um comentário

%d blogueiros gostam disto: