O Bosque da Ciência de Manaus

Quando estive em Manaus, fui conhecer uma área verde localizada na parte central-leste da capital amazonense: o Bosque da Ciência!
O Bosque da Ciência é parte do Instituto Nacional de Pesquisas Amazônicas (INPA) e foi inaugurado no dia 1º de abril de 1995, durante as comemorações do aniversário de 40 anos do INPA (Fonte: inpa.gov.br). 

 

Bosque da Ciência, um espaço para conhecer um pouquinho da Amazônia (Foto: Tissiana Souza).


A criação do bosque visou promover à população uma opção de lazer e de entretenimento, e proporcionar interesse pelo meio ambiente. Além disto, também é um atrativo turístico para aqueles que visitam a cidade (Fonte: inpa.gov.br).
O Bosque da Ciência tem cerca de 13 hectares e diversas opções de entretenimento para pessoas de todas as idades.
As trilhas educativas guiadas possibilitam aprender e conhecer mais sobre a florestas, os animais e os ecossistemas da Amazônia. O destaque, entre as diversas árvores do local é a Tanimbuca, uma árvore de 600 anos!

 

Trilha educativa no Bosque da Ciência (Foto: Tissiana Souza).


Dentre os animais, o destaque vai para as ariranhas, o peixe-boi e os jacarés!
O peixe-boi da Amazônia é a menor espécie do mundo de peixe-boi. Tem comprimento entre 2,8 a 3 metros. O peso pode chegar a 450 kg! É também a única espécie que vive em água doce. O peixe-boi da Amazônia é herbívoro, ou seja, alimenta-se de plantas. Atualmente, está na lista de espécies vulneráveis à extinção, pois foi muito caçada para o consumo de carne e couro (Fonte: inpa.gov.br).

 

Tanque de peixe-boi (Foto: Tissiana Souza).


No viveiro dos jacarés, são encontradas 3 espécies: o jacaré açu ou jacaré gigante (que é considerado o maior predador aquático da América do Sul, com 5 metros de comprimento), o jacaré tinga e o jacaré coroa (Fonte: inpa.gov.br).

 

Viveiro de Jacarés (Foto: Tissiana Souza).


No Lago Amazônico você encontrará tartarugas tomando Sol e peixes, como tambaqui e pirarucu (Fonte: inpa.gov.br).

 

Tartarugas tomam Sol no no Lago Amazônico (Foto: Tissiana Souza)


Outro atrativo é a trilha suspensa! Nela, você poderá caminhar na altura da copa das árvores, o que permite uma vista panorâmica da vegetação. 

 

Trilha suspensa do Bosque da Ciência (Foto: Tissiana Souza).


A Casa da Ciência é um museu científico onde você encontrará representações da vida ribeirinha e da atividade seringueira na Amazônia. Além disto, você terá informações sobre plantas e animais da região. Destaque para o quadro com a maior folha dicotiledônea encontrada na Amazônia brasileira (Fonte: inpa.gov.br).

 

Cabeças de jacarés na Casa da Ciência (Foto: Tissiana Souza).

 

Eu, com 1,63m de altura, ao lado da maior folha dicotiledônea já encontrada na Amazônia.


Se você for a Manaus, aqui está uma ótima opção de passeio com amigos e família! Além de estar num remanescente de Floresta Amazônica, você aprenderá mais sobre a Região Norte do Brasil!

Endereço

Av. Otávio Cabral, s/n
CEP:69060-001, Manaus - AM

Horário

De terça a sexta-feira, das 9:00 às 12:00 horas; das 14:00 às 16:00 horas.
Sábados, domingos e feriados, das 09:00 às 16:00 horas.

Preços para o ano de 2016

Público Geral: R$5,00
Crianças de até 10 anos e maiores de 60 anos: Gratuito

Adicionar um comentário

%d blogueiros gostam disto: