Basílica de São Pedro

Encerramos nossa série de postagens sobre o Estado da Cidade do Vaticano com a lindíssima Basílica de São Pedro.
Tem-se aqui o contraste: o menor país independente tem a maior igreja cristã do mundo!
Roma é uma cidade cheia de igrejas, mas em grandiosidade nada se compara à Basílica de São Pedro! De diversos pontos de Roma é possível ver sua imponência! A Cúpula sempre está lá no horizonte para nos lembrar que a Basílica de São Pedro é a maior de todas!
Conforme o TripAdvisor Traveller's Choice 2015, a Basílica de São Pedro está em 2º lugar como Principal Ponto de Referência Europeu e em 6º lugar como Principal Ponto de Referência Mundial.

Fachada da Basílica de São Pedro à noite: monumental!

Fachada da Basílica de São Pedro à noite: monumental! (Foto: Tissiana Souza)

1. COMO CHEGAR :

-Metrô: Estação Ottaviano-San Pietro (Linha A - Vermelha). Saia para a Via Ottaviano e siga o grande fluxo de pessoas em direção à cidade do Vaticano. Ao chegar na Piazza del Ressorgimento, você verá a Cúpula da Basílica de São Pedro. Atravessando a Piazza, siga pela Via di Porta Angélica. Ao passar pelo portal, você estará nas colunatas da Praça de São Pedro.
A entrada para a Basílica fica na colunata direita e as filas são extensas, pois todos os visitantes passam pelo detector de metais.

2. A BASÍLICA DE SÃO PEDRO:

Com certeza você não vai querer ficar por pouco tempo dentro da Basílica. Há muitos detalhes para apreciar em seu interior!
Lembre-se de que você está em uma área religiosa. Roupas decotadas, curtas, shorts e roupas cavadas não são permitidos.
Este símbolo do Cristianismo, principalmente do Catolicismo, foi projetado em 1505 por Donato Bramante, um dos principais arquitetos da época, em substituição gradual a uma antiga basílica do século IV com problemas estruturais existente no mesmo local. As obras foram concluídas em 1626.
A igreja apresenta o formato de cruz latina e o ponto onde os braços se encontram é coroado pela grande cúpula projetada por Michelangelo.

Basílica de São Pedro

Interior da Basílica de São Pedro: a grandeza impressiona!(Foto: Tissiana Souza).


A fachada foi feita entre os anos de 1607-1612 em estilo clássico, e teve o efeito negativo de esconder parte da cúpula. Tem 114,69m de largura e 48m de altura. As 13 estátuas - 12 apóstolos e de Jesus Cristo- têm 6 metros de altura.
A basílica tem capacidade para 20 mil pessoas, e tem 190 metros de comprimento. A nave central tem 45,5m de altura.
Além de ser uma necrópole Papal (repare nas paredes as diversas estátuas de antigos Papas sobre suas sepulturas), a Basílica abriga importantes obras de arte, como a Pietà (a Virgem segurando o corpo de Cristo morto), única obra de Michelangelo que carrega sua assinatura, feita em 1499 quando o artista tinha 24 anos de idade.

Pietà: obra assinada por Michelangelo

Pietà: obra assinada por Michelangelo


A estátua de São Pedro localizada próximo ao altar papal, feita em bronze, ainda apresenta data de origem incerta, podendo ser do século V. Os pés estão desgastados, pois os fiéis costumam mostrar a devoção dando um beijo.

Estátua de bronze de São Pedro

A Estátua de bronze de São Pedro (Foto: Tissiana Souza).


O altar papal é coroado pelo baldaquino de bronze de Bernini, com 29m de altura e quatro colunas estriadas. Abaixo do baldaquino está o túmulo de São Pedro, sem acesso direto ao público. Acima do baldaquino, está a majestosa cúpula.

O baldaquino de bronze de Bernini no altar papal

O baldaquino de bronze de Bernini no altar papal (Foto: Tissiana Souza).

A basílica apresenta muitas capelas laterais. A Capela de São Sebastião é uma das mais vistadas, pois nela estão os restos mortais do Santo Papa João Paulo II, que faleceu em 02 de Abril de 2005. Inicialmente enterrado nas grutas vaticanas, seu corpo foi transferido para a Capela no interior da Basílica de São Pedro em 02 de Maio de 2011.

Capela de São Sebastião, onde está enterrado o Santo Papa João Paulo II

Capela de São Sebastião, onde está enterrado o Santo Papa João Paulo II (Foto: Tissiana Souza).

Quer conhecer a Basílica de São Pedro e a Praça de São Pedro sem sair da sua casa? Quer mostrar o Vaticano para alguém que você conhece? Ou quer simplesmente relembrar sua viagem?
Acesse o link abaixo e faça um tour 360º por diferentes setores da Basílica e pela Praça de São Pedro:
http://www.vatican.va/various/basiliche/san_pietro/vr_tour/index-it.html

Endereço

Piazza San Pietro, 00120, Città del Vaticano

Preços para o ano de 2015

Entrada gratuita

Horário

Todos os dias.
De 01 de outubro a 31 de março, das 07:00 às 18:30 horas.
De 01 de abril a 30 de setembro das 07:00 às 19:00 horas.

Para mais informações

Mapa do Metrô de Roma:
http://www.rome.info/metro/

Sobre a Basílica de São Pedro:
http://www.vatican.va/

Adicionar um comentário

%d blogueiros gostam disto: