A Basílica de Santa Maria Maggiore em Roma

Quando fomos a Roma ficamos surpresos com a quantidade de igrejas que existem na cidade!
Uma das igrejas mais conhecidas da capital italiana é a Basílica de Santa Maria Maggiore (Santa Maria Maior, em português). Esta é uma das quatro basílicas papais, junto com as Basílicas de São Pedro (Vaticano), São João de Latrão e São Paulo fora dos Muros.
As basílicas papais, como o próprio nome indica, estão subordinadas diretamente ao Papa, desde o século XVII. Elas possuem tronos e altares papais, e a chamada “porta santa” (Fonte: Diocese de Piracicaba).

Fachada da Basília de Santa Maria Maggiore, em Roma (Foto: Tissiana Souza).

1.COMO CHEGAR:

-Metrô: Estação Termini (Linhas A e B).

Saia para a Via Cavour e após 300m vire à esquerda Via dell'Esquilino e você já estará ao lado da basílica. A entrada é pela Piazza di Santa Maria Maggiore.

2. A BASÍLIA DE SANTA MARIA MAGGIORE:

A Basílica de Santa Maria Maior é surpreendente! É de uma beleza impressionante! O site do Vaticano diz que o aspecto monumental do local se deve à harmonia de sua arquitetura. Uma visita à igreja vai te deixar inicialmente de boca aberta, até que você se acostume com tudo o que está observando!
Na parte exterior da Basílica, o grande destaque é a Torre do Sino, com 75m de altura. É a torre sineira mais alta de Roma e foi construída durante o papado de Gregório XI (1370-1378) (Fonte: Site Oficial do Vaticano).
Esta basílica apresenta algumas curiosidades: é a igreja mais antiga do mundo ocidental consagrada à Virgem Maria (Fonte: Diocese de Piracicaba) e a igreja romana mais importante dedicada à Mãe de Jesus (Fonte: Roma - Site Oficial de Turismo).
A escolha do local de construção da basílica – o alto do monte Esquilino – é remetida a um milagre ocorrido no ano de 352 d.C. O patriarca romano John e sua esposa não conseguiam ter filhos. Após um sonho, a mulher decidiu dedicar uma igreja à Virgem Maria. O Papa Libério teria tido o mesmo sonho. No dia seguinte (05 de agosto), ao dirigir-se para o Monte Esquilino, o Papa encontrou o lugar coberto de neve, mesmo estando no auge do verão. Libério traçou o perímetro do edifício, e o casal financiou a construção da igreja, que foi construída no lugar de um templo pagão (Fonte: Roma - Site Oficial de Turismo). Por estes motivos, a Basílica também é conhecida pelos nomes de Nossa Senhora das Neves ou ainda como Basílica Liberiana (Fonte: Diocese de Piracicaba).
Todos os anos, no dia 05 de agosto, comemora-se o “milagre da neve”, com o lançamento de pétalas brancas do topo da basílica (Fonte: Roma - Site Oficial de Turismo).
No interior de Santa Maria Maggiore, você certamente ficará impressionado com o teto projetado por Giuliano San Gallo, feito em madeira dourada e datado do ano de 1450 (Fonte: Roma - Site Oficial de Turismo). Outro grande destaque é o belo piso de mármore do século XIII (Fonte: Site Oficial do Vaticano).

santa maria maior roma

Interior incrível da Basílica de Santa Maria Maior (Foto: Tissiana Souza)


A basílica abriga também um relicário com um pedaço da manjedoura do menino Jesus, que fica guardado abaixo do altar principal, na Cripta da Natividade.

 

santa maria maggiore roma

O Altar Principal da Basílica (Foto: Tissiana Souza).

 

santa maria maior roma

Cripta da Natividade, onde está o relicário da Manjedoura de Jesus (Foto: Tissiana Souza).

 

Em frente ao relicário, a representação do Papa Pio IX aparenta serenidade durante as orações.

 

santa maria maior roma

Estátua do Papa Pio IX rezando em frente ao relicário (Foto: Tissiana Souza).


Além disto, na Capela Borghese está a “Salus Populi Romani”, uma pintura de Nossa Senhora segurando o menino Jesus no colo, atribuída a São Lucas evangelista.
A Basílica de Santa Maria Maior apresenta uma Capela Sistina (não confunda com a Capela Sistina do Vaticano!), nome dado em homenagem ao Papa Sisto V, que está sepultado no local junto com o Papa Pio V, que o consagrou como cardeal.

 

santa maria maior roma

A Capela Sistina da Basílica de Santa Maria Maggiore (Foto: Tissiana Souza).


Quer conhecer a igreja sem sair de casa? Então clique no link a seguir, e você será direcionado para a página oficial da Basílica de Santa Maria Maggiore para fazer uma visita virtual 😉
http://www.vatican.va/various/basiliche/sm_maggiore/vr_tour/index-it.html

Endereço

Piazza di Santa Maria Maggiore, Roma

Preços para o ano de 2015

Gratuito

Horário

Todos os dias, das 7:00 às 18:45 horas. 

Para mais informações

Site da Basílica Papal de Santa Maria Maggiore:
http://www.vatican.va/sm-maggiore/

Mapa do Metrô de Roma: 
http://www.rome.info/metro/

Turismo em Roma:
http://www.turismoroma.it/

Adicionar um comentário

%d blogueiros gostam disto: