O Zócalo e a Catedral Metropolitana de CDMX

Visitar a Cidade do México inclui uma parada no coração de seu Centro Histórico: a Praça da Constituição (Plaza de la Constitución), popularmente conhecida como “Zócalo”, onde estão muitos edifícios importantes da capital, incluindo entre estes a Catedral Metropolitana.                            

1. COMO CHEGAR:

-Metrô: Estação Zócalo (Linha 2). Você sairá diretamente na Praça.

2. O ZÓCALO:

O Zócalo foi o primeiro quarteirão de CDMX! Atualmente é a 23ª maior praça urbana do mundo, como 57.600 m².

Antes da chegada dos colonizadores espanhóis, que ocorreu em 1.519, o local era o centro da cidade de Tenochtitlán, considerada a capital do Império Asteca, fundada em 1.325.

A praça é caracterizada por uma grande área aberta. Não existem árvores ou fontes. É um grande local de passagem de pessoas. Seu estilo rodeado por edifícios antigos me fez lembrar da Plaza Mayor de Madri. Porém, o Zócalo de Cidade do México é imenso! Os edifícios importantes localizados no entorno do Zócalo são: o Palácio Nacional, o Antigo Palácio da Prefeitura, o Edifício de Governo e a Catedral Metropolitana.

zócalo

Zócalo: a grande praça da Cidade do México! Do lado esquerdo, a Catedral. ao lado direito, o Palácio Nacional! (Foto: Matheus Sabino).

zócalo

Palácio Nacional à noite! (Foto: Matheus Sabino).

Um símbolo nacional tem destaque no Zócalo: é a gigantesca bandeira do México, que tremula no centro da praça!

O pedestal prateado tem 60 m de altura. A bandeira, pasmem, tem 30 m de largura e 20 m de altura!

Todos os dias, ocorre uma cerimônia de hasteamento às 08:00 da manhã e uma cerimônia para descer a bandeira às 17:00 horas. O sistema que sobe e abaixa o tecido é eletrônico, porém, são necessários 15 policiais militares para carregar os mais de 200kg da bandeira!

A bandeira do México hasteada no Zócalo é chamada de “bandeira monumental”, sendo a mais representativa de todo o país!

O Zócalo é a praça onde acontecem diversos tipos de eventos na cidade – culturais, políticos e esportivos! Por exemplo, no inverno de 2017 para 2018, uma pista de patinação no gelo gratuita foi montada na praça, com 4 mil m².

3. CATEDRAL METROPOLITANA DA CIDADE DO MÉXICO:

Esta imensa construção é, certamente, mais uma grande surpresa na cidade! É impactante! Imponente! Soberana na paisagem urbana do Centro Histórico!

catedral metropolitana

Fachada da Catedral Metropolitana (Foto: Tissiana Souza).

Segundo o site CDMX Travel, site de turismo na Cidade do México, a Catedral Metropolitana é um dos principais templos católicos do país!

A construção deste suntuoso edifício tem ligação profunda com a colonização espanhola. Apenas alguns anos após chegar a cidade asteca de Tenochtitlán, o conquistador espanhol Hernán Cortés mandou erguer uma igreja onde ficava o Templo Mayor, o antigo templo asteca dedicado ao Deus Quetzalcóatl (Fonte: CDMX Travel). Era a forma de imposição da cultura colonizadora.

A ideia inicial era que a igreja fosse semelhante à Catedral de Salamanca ou a de Segóvia. Mas passados quase 300 anos de construção (entre 1.534 e 1.813), o resultado final foi um templo de estilo arquitetônico eclético, com influências barrocas, góticas, herrerianas (baseado no renascentismo) e neoclássicas.

catedral metropolitana

Interior da Catedral Metropolitana (Foto: Tissiana Souza).

A Catedral Metropolitana apresenta como características:

-Forma retangular com 109,96m de extensão X 54,50 m de fachada;

-5 naves interiores, sendo a nave central a mais alta;

-14 capelas laterais;

-Formato piramidal: as capelas laterais são as partes com paredes e teto mais baixas. Na nave central, o teto é mais alto.

catedral metropolitana

Interior da Catedral Metropolitana (Foto: Tissiana Souza).

A Catedral é espetacular no seu interior, mas não gostei da pouca iluminação! Eu não entendo porque um ambiente que deve inspirar paz e o contato com Deus precisa passar o aspecto de ser um ambiente tão sombrio! Parece que até que vamos conversar com carrascos e não com anjos e santos que são puros de alma! Muitos altares laterais estavam fechados, sem acesso e sem luminosidade.

Somente os altares maiores são mais visíveis: bem próximo à porta de entrada da Catedral está o “Altar do Perdão”, todo dourado. Quando chegamos na catedral ocorria uma missa nesse altar.

O altar principal da catedral é chamado “Altar dos Reis”, em bronze. Seguindo a arquitetura espanhola, os altares ocupados pelas capelas maiores são dedicados aos reis, que eram os patronos da igreja. Este altar também estava na mais completa escuridão!

Outro destaque é o órgão do séc. XVIII, construído na Espanha. Apresenta 6 mil flautas metálicas. O entorno é talhado em madeira de cedro.

catedral metropolitana

Órgão da Catedral Metropolitana (Foto: Tissiana Souza).

Você também pode visitar a Catedral pela tela do seu computador. É só acessar o link a seguir:

https://my.matterport.com/show/?m=xpW3txBEPQn&lang=es

Endereço

Plaza de la Constitución S/N, Centro Histórico, Centro.

Código Postal: 06010, Ciudad de México, México

Quanto custa?

Gratuito

Horário

Zócalo: Gratuito; Catedral Metropolitana: todos os dias, das 08:00 às 20:00 horas.

Para mais informações

Catedral Metropolitana de Cidade do México:
http://catedralmetropolitanacdmx.org/

Adicionar um comentário

%d blogueiros gostam disto: