Vondelpark: o parque verde de Amsterdam

Amsterdam é uma cidade agradável! É fato! Seu centro histórico é um charme e seus canais são extremamente convidativos a um passeio de barco. Mas, o que você acha de caminhar por um dos melhores parques urbanos da Europa!? Parece um convite tentador! Conheça o Vondelpark!

1. COMO CHEGAR:

-A pé: O Vondelpark está próximo ao Museumplein, zona dos museus de Amsterdam. Partindo da Art Square, caminhe pela Hobbemastraat até o cruzamento com as ruas Vossiustraat e Stadhouderskade e você estará na entrada do parque. São cerca de 7 minutos de caminhada.

-Tram (VLT): Linhas 2 e 5, estação Hobbemastraat.

2. O PARQUE:

Caminhar pelo Vondelpark é buscar a tranquilidade!
É uma área verde urbana, encravada em meio às edificações típicas de Amsterdam, ideal para atividades físicas, contemplação da natureza, passeios em família, patinar, andar de bike, se divertir com os animais de estimação e um bom lugar para sentar e fazer a leitura de um bom livro.

vondelpark

O Vondelpark é bastante tranquilo no outono! (Foto: Tissiana Souza).

Segundo o guia Lonely Planet, mais de 10 milhões de pessoas visitam o parque anualmente! Apesar do grande volume de visitantes, o parque não fica lotado, sendo sempre possível desfrutar de sua beleza.

Segundo o site Amsterdam.info, o Voldelpark é o maior parque urbano de Amsterdam e certamente o parque mais conhecido dos Países Baixos. O nome é uma homenagem ao poeta Joost van den Vondel, considerado o “Shakespeare holandês” (Fonte: Guia Lonely Planet – Descubra e Europa, 2014).

vondelpark

Caminhar pelo parque é muito bom! (Foto: Tissiana Souza).

Nos meses maio a setembro, entre a primavera e o verão, o Vondelpark também se torna um grande teatro a céu aberto! Segundo o site I Amsterdam, ocorrem festivais de música, jazz, teatro infantil, comédia stand-up, entre outras atrações.

O parque de estilo inglês apresenta caminhos sinuosos, lagos, gramados, bosques e pontes. Nós estivemos no parque durante o outono e as temperaturas já estavam baixas em Amsterdam, mas nem por isso o parque perdeu seu fascínio! As variações de cores do verde ao marrom encantaram nossos olhos, mostrando toda a formosura dessa estação!

vondelpark

O outono é a minha estação predileta na Europa! Acho que são essas tonalidades que me encantam! (Foto: Tissiana Souza).

Foi idealizado em 1.864 e aberto ao público em 1.865, inicialmente para passeios a cavalo. Ganhou o nome de “Vondelpark” a partir de 1.867, quando foi instalada uma estátua do poeta Vondel no interior do parque (Fonte: Amsterdam.info).

Inicialmente, a área verde contava com 8 hectares. Hoje, são 45 hectares (Fonte: Amsterdam.info).

vondelpark

Vondelpark (Foto: Tissiana Souza).

vondelpark

Outono em Amsterdam, no Vondelpark (Foto: Tissiana Souza).

Um fato curioso é que no ano de 2.009 foi registrado o maior piquenique do mundo no Vondelpark, com a participação de 433 pessoas. O evento entrou para o Guinness Book, o livro dos recordes (Fonte: Amsterdam.info)!

Outra curiosidade sobre o parque é que a cada 30 anos é preciso fazer uma renovação total da área, devido ao encharcamento do solo. A não renovação transformaria a área em um grande alagado (Fonte: Amsterdam.info).

No parque há também um teatro a céu aberto, um coreto, restaurantes e casa de chá.

Há motivos de sobra para visita-lo em sua passagem por Amsterdam 🙂

Endereço

Vondelpark 3,
Código Postal 1071 AA,  Amsterdã

Preço para o ano de 2015

Gratuito

Horário

Todos os dias, 24 horas.

Para mais informações

I amsterdam - Site oficial de turismo:
http://www.iamsterdam.com/en

VLT (Tram):
http://en.gvb.nl/klantenservice/tickets-info-balie

Adicionar um comentário

%d blogueiros gostam disto: