Viana do Castelo: Miradouro de Santa Luzia

Viana do Castelo é um município situado no litoral norte de Portugal, na foz do rio Lima. Juntamente com mais 3 concelhos (municípios) – Ponte de Lima, Arcos de Valdevez e Ponte da Barca – forma o Vale do rio Lima.
É considerada uma das cidades mais bonitas da região portuguesa do norte, e posso dizer que é um título bastante merecido! Viana também é conhecida como a “Princesa do Lima”!
Viana do Castelo está distante cerca de 390km de Lisboa e a aproximadamente 100km do Porto. O concelho está na fronteira com a Espanha.
Viana do Castelo está no Caminho Português da Costa com destino a Santiago de Compostela.

1. COMO CHEGAR:

-Carro: O acesso a Viana do Castelo, de carro, é feito pela rodovia A28. Pegue a saída 23 (P. de Lima/Valença/Viana C.). Siga em frente conforme a marcação da placa indicando Viana C./Valença. Logo você verá uma placa N202 Viana do Castelo.
Para chegar ao centro histórico pela N202, na primeira rotatória, pegue a primeira saída (à direita). Você chegará a uma segunda rotatória, onde deverá entrar na terceira saída, para a Av. Cap. Gaspar de Castro. Continue sempre por essa avenida, passe pelo túnel e continue em frente pela Rua Emídio Navarro, que depois mudará de nome para Rua dos Bombeiros Voluntários. Vire à esquerda na Av. dos Combatentes da Grande Guerra e pronto! Você estará no centro histórico da cidade!

2. UM POUCO DE HISTÓRIA:

Viana do Castelo, assim como outras cidades portuguesas, tem uma origem muito antiga, remontando à Idade do Ferro. Existe uma citânia (sítio arqueológico, cidade velha) no Monte de Santa Luzia, que comprova a habitação remota da região (Fonte: Viana fica no Coração).
A citânia fica em uma posição estratégica, que permitia a observação direta do movimento de entradas e saídas de embarcações na foz do rio Lima e o domínio territorial da região (Fonte: Guia da Cidade – Descobrir Viana do Castelo).
Viana sempre teve sua história ligada ao mar, sendo um dos principais portos de Portugal. No ano de 1258, o Rei Afonso III concedeu a carta foral, dando o nome ao local de “Viana da Foz do Lima”. Em 20 de janeiro de 1848, após decreto de D. Maria II, Viana é elevada à categoria de cidade e passa a se chamar “Viana do Castelo” (Fonte: Viana fica no Coração).

3. O MONTE DE SANTA LUZIA – VIANA DO CASTELO E O AMOR À PRIMEIRA VISTA!

O Monte de Santa Luzia é o lugar ideal para começar a conhecer Viana!
Há 3 opções para chegar até lá: escadarias, carro ou funicular.
Fui duas vezes ao monte e subir de funicular é a forma mais interessante! Você economizará energia para conhecer o Santuário do Sagrado Coração de Jesus de Santa Luzia e apreciar uma das mais charmosas vistas de Portugal.

-Funicular de Santa Luzia:

O Funicular de Santa Luzia foi construído para vencer um desnível de 160m (Fonte: Câmara Municipal de Viana do Castelo). Inaugurado em 2 de junho de 1923, foi considerado uma obra moderna, que melhorou a acessibilidade ao Monte de Santa Luzia (Fonte: Elevador de Santa Luzia).
Com 650m de trilhos, é a mais longa viagem de funicular de Portugal, que dura de 6 a 7 minutos. Sim, viagem, pois o funicular é um meio de transporte!
Em 2001, o funicular foi desativado e após completa reforma e restauração, voltou a funcionar em 05 de abril de 2007 (Fonte: Elevador de Santa Luzia). Ainda bem, assim podemos poupar as pernas!

 

funicular viana do castelo

Subida do Monte de Santa Luzia pelo Funicular de Viana do Castelo (Foto: Tissiana Souza)

 

-Santuário do Sagrado Coração de Jesus de Santa Luzia:

No alto do Monte de Santa Luzia, a 220m de altitude, os visitantes encontrarão a belíssima Igreja do Sagrado Coração de Jesus de Santa Luzia. A Igreja, com certeza, é um dos principais cartões postais do norte de Portugal e um dos locais mais emblemáticos do país! Quando se faz referência a Viana do Castelo, é certo que uma das primeiras imagens a ilustrar algo sobre a cidade é esta igreja!

 

A Igreja do Sagrado Coração de Jesus de Santa Luzia é inspirada da Sacré Coeur de Paris (Foto: Nevaldo Souza).

Inspirada na Basilique du Sacré Coeur de Montmartre em Paris, o templo é um projeto do arquiteto Miguel Ventura Terra (Fonte: Vale do Lima). As obras foram iniciadas em 1904 e somente em 1943 foi concluída a parte exterior, e em 1959, o interior (Fonte: Confraria de Santa Luzia). Em 1919, Miguel Ventura Terra morre e o arquiteto Miguel Nogueira assume o projeto (Fonte: VisitPortugal).

 

A Igreja do Sagrado Coração e suas escadarias (Foto: Tissiana Souza).

O templo é um dos principais exemplos de arquitetura revivalista, com elementos neoromânicos, neobizantinos e neogóticos. A característica bizantina é destacada pela planta em formato de cruz grega. Os elementos românicos são representados pela cúpula principal e as cúpulas secundárias de suas quatro torres. O estilo gótico está nas 3 rosáceas (Fonte: Confraria de Santa Luzia).
Como curiosidade, as rosáceas da igreja são as maiores da Península Ibérica e as segundas maiores da Europa (Fonte: Visit Portugal).

 

Uma das rosáceas com seus vitrais, vista do interior da igreja (Foto: Tissiana Souza).

A Igreja é uma obra bastante impactante!
Escadarias levam à entrada principal do templo e visite o seu interior!
Aproveite também para caminhar pelo Santuário, um espaço verde e bastante tranquilo!

 

santuário sagrado coração viana do castelo

O Santuário do Sagrado Coração de Jesus de Santa Luzia (Foto: Tissiana Souza).

A principal atração do Santuário, além da igreja, é o miradouro (mirante) de Santa Luzia, aos pés das escadarias!
É de lá que se observa o rio Lima encontrando o Oceano Atlântico, o Porto de Viana, as praias, o Forte de São Tiago da Barra, a Ponte Eiffel (onde passam os comboios), o centro histórico da cidade! É do mirante que se vê áreas verdejantes tocando o mar! É uma vista única que certamente fará você se apaixonar pela cidade, antes mesmo de conhece-la!

 

A vista do Miradouro de Santa Luzia (Foto: Nevaldo Souza - créditos ao meu pai pela foto!).

 

A vista do Mirante de Santa Luzia: praias,a cidade de Viana do Castelo e o rio Lima desaguando no Oceano Atlântico (Foto: Tissiana Souza).

 

viana do castelo mirante santa luzia

A paisagem em direção ao interior do rio Lima (Foto: Tissiana Souza).

 

Quando retornar para a parte plana e visitar o centro histórico, você verá que de todos os lugares de Viana do Castelo é possível ver o templo no topo do monte. Ele sempre estará lá, abençoando a cidade!

Preço para o ano de 2017

Santuário
Gratuito

Funicular
3,00 € (ida e volta)

Horário

Funicular

Novembro, Dezembro, Janeiro e Fevereiro - Fechado às segundas-feiras. De terça a sexta-feira, das 10:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00 horas. Sábado e domingo das 10:00 às 17:00 horas.

Março, Abril, Maio e Outubro - De segunda a sexta-feira, das 10:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00 horas. Sábado e domingo das 9:00 às 18:00 horas.

Junho, Julho, Agosto e Setembro - todos os dias, das 09:00 às 20:00 horas.

Endereço - Av. 25 de abril.

Ponto de Referência: próximo ao Hospital de Santa Luzia de Viana do Castelo e da Estação de Comboios.

Para mais informações

Câmara Municipal de Viana do Castelo - Conhecer Viana:
http://www.cm-viana-castelo.pt/

Visit Portugal:
https://www.visitportugal.com/

Vale do Lima:
http://www.valedolima.com/

Adicionar um comentário

%d blogueiros gostam disto: