Brasília: subindo a Torre de TV!

Vocês já estão “cansados” de saber que nós aqui do Rodas nos Pés adoramos uma vista panorâmica! E Brasília não poderia ficar de fora dessa nossa listinha de observações a muitos metros de altura!

Aproveitamos nossa ida a Brasília para conhecer a Torre de TV, uma estrutura de 230 m de altura, que está estrategicamente posicionada no centro da cidade, no Eixo Monumental.

1. JARDIM DA TORRE DE TV (JARDIM BURLE MARX):

A visita começa pelo Jardim da Torre de TV, situado entre a Torre propriamente dita e a rodoviária.

O jardim foi projetado por José Tabacow e Haruyoshi Ono, que trabalhavam no escritório de Roberto Burle Marx. Apresenta uma das maiores fontes da América Latina, que utiliza 3,5 milhões de litros de água e que consegue lançar um jato de até 50 m de altura!

A fonte funciona em horários específicos: de terça a sexta-feira, às 18:30, às 19:30 e às 20:30 horas, com 15 minutos de funcionamento e 45 minutos de intervalo desligada. Aos sábados, domingos e feriados, às 10:00, às 12:00, às 14:00 e às 16:00 horas, com 15 minutos de funcionamento e 1:45h de intervalo desligada; às 18:30, às 19:30 e às 20:30 horas, com 15 minutos de funcionamento e 45 minutos de intervalo desligada.

Portanto, para vê-la em atividade é preciso ficar atento ao relógio! Nós não sabíamos desses horários específicos e por duas vezes perdemos a oportunidade de ver a dança das águas.

torre de tv

Jardim da Torre de TV - nós realmente amamos Brasília 😀 (Foto: Matheus Sabino).

2. A TORRE DE TV:

A Torre de TV foi projetada pelo arquiteto e urbanista Lucio Costa.

Foi inaugurada em 1.967, para receber antenas de emissoras de televisão e rádio (Fonte: Secretaria Adjunta de Turismo do Distrito Federal). A inspiração para o projeto foi a Torre Eiffel de Paris.

Hoje, a torre é um grande sucesso na cidade! No dia 09 de março de 2.017, a estrutura completou 50 anos de existência, sendo o segundo ponto turístico mais visitado de Brasília, com  cerca de 12 mil visitantes por semana. Perde apenas para a Catedral Metropolitana (Fonte: globo.com).

A subida é gratuita e feita através de um elevador. Nós ficamos na fila por cerca de 20 minutos. Não é permitido subir com alimentos e bebidas. 

O mirante, a 75 m de altura, proporciona uma vista excelente de Brasília! Que visão panorâmica perfeita da cidade! 
Você poderá apreciar Brasília em 360º!

torre de tv

Plataforma onde fica o mirante da Torre (Foto: Tissiana Souza).

No lado oeste do Eixo Monumental, é possível ver o Estádio Mané Garrincha, o autódromo Nelson Piquet, o Centro de Convenções Ulysses Guimarães e o Memorial JK.

torre de tv

Eixo Monumental visto em direção ao Memorial JK (Foto: Tissiana Souza).

torre de tv

Estádio Mané Garrincha, um dos estádios da Copa do Mundo de 2014 (Foto: Tissiana Souza).

torre de tv

Destaque na foto para o Complexo Cultural Funarte (Foto: Tissiana Souza).

Ao norte e ao sul, os prédios mais próximos à torre constituem os setores hoteleiros. Olhando para o sul, vemos a imensidão verde do Parque da Cidade D. Sarah Kubitschek.
Em direção a leste, estende-se a Esplanada dos Ministérios, coroada pelo Congresso Nacional ao fundo. Em segundo plano, visualizamos o Lago Paranoá e a Ponte JK.

torre de tv

Eixo Monumental, visto em direção ao Congresso Nacional (Foto: Tissiana Souza)

3. FEIRA DE ARTESANATO:

Integra o Complexo da Torre de TV uma Feira permanente de Artesanato, onde os visitantes podem encontrar móveis, vestuários, calçados, souvenires, artigos de couro, etc. A estrutura conta com acesso por escadas rolantes e sanitários.

 Feira de Artesanato funciona de terça a quinta-feira, das 09:00 às 17:00 horas e de sexta-feira a domingo, das 09:00 às 18:00 horas.

Endereço

Eixo Monumental, s/n, Jardim Burle Marx, CEP: 70297-400, Brasília - DF

Preço para o ano de 2017

Gratuito

Horário

De terça-feira a domingo, das 9:00 às 19:00 horas.

Para mais informações

Portal de Brasília:
http://www.df.gov.br/

Visite Brasília:
https://visitebrasilia.com.br/

Adicionar um comentário

%d blogueiros gostam disto: