Cinco templos religiosos para “se perder” e “se encontrar”!

Neste mês de novembro de 2017 fui convidada pela Analuiza Carvalho do blog Espiando Pelo Mundo para participar da blogagem coletiva que ela e as outras divas dos blogs Passaporte com Pimenta (Maytê), Turistanto.in (Juliana) e Klécia, do Fui Ser Viajante fazem no último final de semana de cada mês.

Além de mim, outros três blogueiros foram convidados para esta ação coletiva: a Dayana do LolePocket, o Itamar, do blog De Mochila e Caneca e a Ruthia, de O Berço do Mundo.

O tema deste mês são TEMPLOS RELIGIOSOS, construções que eu realmente amo conhecer nas minhas andanças pelo Brasil e pelo mundo e que sempre me surpreendem!

A missão de fazer uma lista com apenas cinco templos religiosos com os quais me surpreendi não foi uma tarefa fácil! Afinal, já conheci dezenas desses lugares (ou até mesmo já passou da centena, pois perdi as contas)!

Espero que meu TOP 5 leve todos vocês a viajarem em seus pensamentos e despertarem um interesse em conhecer estas construções! Para os que já conhecem, que as boas recordações venham às suas mentes!

5. BERLINER DOM (BERLIN, ALEMANHA)

É um templo Protestante que importância religiosa máxima para a Alemanha, que quase foi abaixo durante a II Guerra Mundial! Um passeio indispensável em Berlin, reaberto aos visitantes em 2002, após anos de reconstrução e restauração!

A grandiosa igreja se destaca na paisagem da Ilha dos Museus. Seu domo esverdeado de 70 m de altura fica totalmente enfatizado aos nossos olhos!

Berliner Dom

A fachada da Berliner Dom, em Berlin (Foto: Tissiana Souza).

270 degraus separam os visitantes da Berliner Dom de uma vista panorâmica da capital alemã! Ver o anoitecer de cima da cúpula é uma boa pedida para quem está na cidade!

Berlin

O anoitecer em Berlin no outono (Foto: Tissiana Souza).

Veja mais sobre a Berliner Dom clicando aqui.

4. TEMPLO ZU LAI (COTIA – SP, BRASIL)

Em meio ao caos urbano da Região Metropolitana de São Paulo, uma ilha verde de sossego embalada por cânticos budistas, pássaros e o barulho das águas saindo das fontes: assim é o Templo Zu Lai em Cotia - SP!

É o primeiro templo budista do Monastério Fo Guang Shan na América Latina, inaugurado em 1992.

O Lago Zu Lai e seu jardim anexo conseguiram me encantar pela paz que transmitem! Os sons da natureza, aliado aos cânticos entoados trazem uma calma sem igual!

Templo Zu Lai

O Lago e o jardim do Templo Zu Lai (Foto: Matheus Sabino).

Já o templo tem uma organização arquitetônica totalmente diferente daquela que estamos acostumados a ver! A Sala de Celebrações é a mais importante e fica no centro do templo, onde podemos observar uma grande estátua de Buda.

Templo Zu Lai

O Templo Zu Lai: a construção central e mais alta é a Sala de Celebrações (Foto: Tissiana Souza).

templo zu lai

O interior da Sala de Celebrações do Templo Zu Lai (Foto: Tissiana Souza).

Aproveite para fazer um pedido e/ou um agradecimento, oferecendo um incenso a Buda!

Saiba tudo sobre o Templo Zu Lai clicando aqui.

3. CATEDRAL METROPOLITANA DE NOSSA SENHORA APARECIDA (BRASÍLIA – DF, BRASIL)

É a famosa Catedral Metropolitana de Brasília, localizada no Eixo Monumental e inaugurada em 1970. É um dos pontos altos da visita à nossa capital!

Esta igreja católica projetada por Oscar Niemeyer, dedicada à Padroeira do Brasil, impressiona duas vezes:

Vista de fora, aparenta nascer do espelho d’água e se misturar ao céu!

Vista por dentro, apresenta uma impactante aparente simplicidade em seu formato circular! Sua beleza descomunal está nas cores dos vitrais da artista franco-brasileira Marianne Peretti e nos anjos suspensos que parecem descer do céu esculpidos por Dante Croce e Alfredo Ceschiatti! As passagens da Via Sacra foram pintadas por Di Cavalcanti.

Brasilia

Interior da Catedral Metropolitana de Brasília (Foto: Matheus Sabino).

Brasilia

A Catedral de Brasília vista à noite (Foto: Tissiana Souza).

Sem dúvidas, uma das igrejas mais bonitas que conheço!

2. ST. PATRICK’S CATHEDRAL (DUBLIN, IRLANDA)

Estas paredes guardam 800 anos de história! Visitar esta Catedral de origem medieval é um dos ápices de uma passagem por Dublin!

Dublin

A bela Catedral de St. Patrick, vista do St. Patrick Park (Foto: Matheus Sabino).

A maior catedral da Irlanda é dedicada ao seu padroeiro: São Patrício, o introdutor do Cristianismo na Ilha Esmeralda.

A melhor forma de conhecer a Catedral é apanhar um folder de visitação logo na entrada e passar pelos pontos indicados no mapa. No total, são 29 alvos de interesse!

Dublin

Interior da Catedral de São Patrício: mais que uma construção! Uma obra de arte!

Se você estiver em um dia de apresentação do Coral durante alguma celebração religiosa, não hesite em esperar para poder assisti-los em ação! Acompanhei o Cântico de Vésperas, em um domingo à tarde, e não me arrependi de escutar aquelas belas vozes! A Escola de Coro da Catedral de St. Patrick existe – pasmem – desde 1432!

Quer saber mais sobre a St. Patrick's Cathedral?! Então é só dar um cliquezinho aqui!

1. BASÍLICA DE LA SAGRADA FAMÍLIA (BARCELONA, ESPANHA)

Eu não poderia deixar de fora desta lista o templo religioso mais bonito e mais surpreendente que conheço: a monumental, espetacular e incomparável Basílica de La Sagrada Família de Barcelona!

barcelona

Tão grande que quase não cabe na foto! (Foto: Tissiana Souza).

Se a Sagrada Família já é uma igreja de indiscutível beleza ainda inacabada, fico imaginando quando as obras forem finalmente concluídas! Será que existirá uma palavra capaz de descrever a beleza deste templo?!

O que mais me emociona quando penso nesta igreja, é que o arquiteto catalão Antoni Gaudí buscou inspiração na natureza para projeta-la! E como nós sabemos, a natureza é perfeita!

Ao caminhar pelo interior da Basílica, a sensação a ser transmitida é a de que estamos em uma grande floresta, na qual os troncos das árvores e seu desmembramento em galhos formam as colunas da Sagrada Família.

barcelona

As colunas que lembram troncos de árvores (Foto: Tissiana Souza).

O jogo de cores dos vitrais ao final da tarde proporcionam uma sensação de calma e introspecção!

barcelona

Os belíssimos vitrais e suas cores ao final da tarde (Foto: Tissiana Souza).

Fiquei por horas dentro da Basílica e ainda assim senti um aperto no coração na hora de ir embora!

Aproveite para subir as torres e ter uma bela vista da cidade de Barcelona! Desça pelas escadas que parecem ser infinitas, em formato de caracol, e você estará dentro da Igreja.

A visita pela Sagrada Família está todinha relatada aqui!

E quais serão os cinco templos escolhidos por nossos amigos blogueiros?! Bora conferir?! Seguem os links:

Turistando.in: As 5 igrejas mais fantásticas de Roma

Fui Ser Viajante: 5 igrejas incríveis para visitar no Rio de Janeiro

Espiando pelo Mundo: Templos Religiosos pelo Mundo

LolePocket: Templos na Tailândia impossíveis de ignorar (você vai querer vir mesmo)

De Mochila e Caneca - 5 Igrejas para conhecer na Rússia

O Berço do Mundo - 5 templos religiosos para recuperar a fé

Passaporte com Pimenta -  5 incríveis templos religiosos pelo mundo

5 comentários sobre “Cinco templos religiosos para “se perder” e “se encontrar”!

  • oi Tissi… preciso dizer que seu TOP 5 está lindo! Com tanto templo bonito no mundo, a gente sua a camisa para escolher só cinco né?! rsrs

    Eu já tive a oportunidade de conhecer a linda Catedral de BSB e também a Sagrada Família que não estrou em minha lista por muito pouco, mas sem dúvida este extraordinário templo é um dos meus preferidos no mundo. Eu fiquei boquiaberta quando o visitei!

    O Dom de Berlim de fato deve ser passeio imperdível. Ainda mais com aquela vista!!!

    Adoro templos budistas e este de Cotia me lembrou muito os que visitei no Japão. Incrível!! Se um dia estiver por essa região gostaria de o conhecer. 🙂

    Fiquei babando pela Igreja irlandesa! Maravilhosa. Bom saber sobre o mapa e os 29 pontos. Mais ainda sobre o coral: AMO! Dicas preciosas mais que gravadas para quando visitar o país.

    Adorei ver sua seleção Tissi! Matei saudades e aumentei minha lista-desejo!!! beijinhos

    P.S. Muito bom tê-la conosco na BC! 🙂

    • Oi Ana! Que bom que você gostou do texto! Eu e o Matheus ficamos muito felizes com o convite e a lista, na verdade, foi feita por nós 2 🙂
      Quando vier a São Paulo, podemos combinar uma ida ao Templo Zu Lai. Lá é um lugar muito gostoso, relaxante mesmo! Tem um outro templo aqui em São Paulo, o Quan-Inn, que eu quero muito conhecer, mas é muito restrito a visitas e ainda não conseguimos fechar um dia para visitar.

      Eu jamais deixo a Sagrada Família fora de uma lista! É uma igreja realmente muito especial para mim! É diferente de tudo o que eu conheço! Das construções feitas pelo Homem, certamente é uma das mais belas e espetaculares que já vi! Eu “caí de amores” pela Sagrada Família quando descobri que a inspiração para o Gaudí era a natureza! Foi então que entendi as sensações geradas ao visitar essa igreja!

      As igrejas da Irlanda são espetaculares pela história, arquitetura e pontos internos para visitar! E tem todo aquele clima medieval que até agora só encontrei na Irlanda!

      Agradeço muito pelo convite! Gosto muito de você sem conhecê-la pessoalmente e admiro muito a forma como você escreve os seus textos! Você consegue transmitir todos os seus sentimentos através de palavras, algo que é muito difícil de ser feito e que eu acho que ainda não alcancei nos meus textos! Beijinhos!!!

  • Tissiana,
    muito, muito difícil escolher uma favorita nessa sua lista!
    A Sagrada Família é um dos meus maiores sonhos – uma igreja obra-de-arte! O Berliner dom é outro clássico que não conheci ainda, mas sempre imaginei como vai ser emocionante o dia desse encontro!
    Não conhecia a catedral de Sao Patricio, mas achei magnifica, especialmente por dentro!! O templo Zu Lai também foi novidade pra mim, mas as suas fotos me transmitiram uma paz enorme e me deu vontade de conhecer!
    E a catedral de brasilia é linda demais né? Eu sou apaixonada por toda a arquitetura da nossa capital, mas acho a catedral uma das mais belas!
    Sua lista está impecável! Obrigada por partilhar suas favoritas com a gente! 😀

    • Oi Klécia! Fico extremamente feliz que tenha gostado lista! Como eu disse para a Analuiza, as Igrejas da Irlanda são incríveis! Poder assistir o coral em ação fez toda a diferença para a St. Patrick’s Cathedral entrar nesse TOP 5!
      A Catedral de Brasília é realmente sem comentários! Acho que somente visitando é que se pode entender como é magnífica!
      A Sagrada Família para mim é a mais especial! Nada se compara a esta igreja! Monumental, única e inesquecível!
      A Berliner Dom é muito diferente (considerei a cripta um pouco assustadora com os caixões reais todos à mostra)! Um passeio que não pode deixar de ser feito em Berlin!
      Beijos!!!

  • Tissiana, que lista mais linda! Não foi difícil cair de amores, afinal Sagrada Família e a Catedral de Dublin estão no meu coração também, cada uma com a sua beleza mais uma mais linda que a outra.

    A catedral de Berlim eu passei pela frente, não consegui entrar e foi uma tristeza muito grande, mas esse é um ótimo motivo para retornar.

    Sou do interior de SP e tenho muita vontade de visitar os templos budistas que tem por lá, lendo o seu relato aguçou ainda mais a minha vontade. Assim como a Catedral de Brasília, que sua do vejo fotos me lembro da Sagrada Família, sei que são completamente diferentes, mas acho que são as cores.

    Adorei a lista, e ri muito com as divas do blog 🤣🤣

Adicionar um comentário

%d blogueiros gostam disto: