O Sítio do Pica-pau Amarelo (Taubaté, SP)

Esta postagem é uma dica para aproveitar um período do dia! Se você tem filhos, sobrinhos, afilhados, ou melhor, criança para também curtir este passeio, melhor ainda!
Na cidade de Taubaté, localizada no Vale do Paraíba paulista, a cerca de 140 km de São Paulo, conheça o Sítio do Pica-pau Amarelo!

 

O Casarão Colonial do Sítio do Pica-pau Amarelo (Foto: Tissiana Souza).


O clássico da literatura infantil brasileira, composto por 23 volumes, foi escrito por Monteiro Lobato entre 1920 (com o conto A Menina do Narizinho Arrebitado) e 1947. Em Taubaté, o Sítio se materializa na Chácara do Visconde, fazendo com que retornemos à infância!
Localizado no meio da cidade, o sítio apresenta uma área de 20.000 m². É tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico – CONDEPHAAT – e pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN.
Na Chácara do Visconde fica o antigo casarão colonial onde nasceu Monteiro Lobato, em 18/04/1882. O escritor fazia parte de uma tradicional família de plantadores de café.
O casarão é hoje o Museu Histórico, Folclórico e Pedagógico Monteiro Lobato, no qual os visitantes podem conhecer a fundo a vida do autor através de uma linha do tempo detalhada. Objetos pessoais como seus óculos, uma pena e um tinteiro também estão em exposição, além de documentos (incluindo sua certidão de óbito) e uma carta escrita em punho por sua filha, afirmando que o escritor realmente nasceu na casa situada na Chácara do Visconde. Duas aquarelas feitas por Monteiro Lobato e um par de cadeiras também estão em exposição no local.

 

Objetos pessoais de Monteiro Lobato, expostos no Casarão Colonial (Foto: Tissiana Souza).


No casarão também estão expostos diversos móveis e utensílios antigos, relacionados com o período colonial.

 

Utensílios domésticos e móveis típicos do período colonial (Foto: Tissiana Souza).


Sentimos falta de algumas placas explicativas sobre os objetos. Não sabemos se os móveis e as peças de decoração no local pertenceram ao casarão ou se foram adquiridos ao longo da vida do escritor, ou ainda se foram levados para lá somente para ilustrar como era uma típica casa de fazenda nos tempos em que o autor viveu.
O Sítio do Pica-pau Amarelo é um também espaço lúdico, por isto, há atividades infantis no local, como a realização de teatros com a turma do sítio nos finais de semana, às 11:00 e às 16:00 horas, e desde que haja público mínimo de 20 pessoas. É necessário chegar com 30 minutos de antecedência para retirar senha.
Há também uma brinquedoteca, onde as crianças podem pintar os personagens do sítio, ter contato com brinquedos pedagógicos e livros infanto-juvenis.
A área do sítio é cheia de árvores frutíferas! Há uma enorme e lindíssima jaqueira, que de tão grande tem cabos de aço para que se mantenha em pé! Atrás do casarão há um incrível pau-brasil! O espaço é ótimo para apresentar aos pequenos os diferentes tipos de árvores e seus frutos.

 

O sítio é um espaço bastante arborizado! (Foto: Tissiana Souza)


Há também um coreto e um parquinho. As crianças ficam à vontade no local e no dia em que visitamos, um domingo de manhã, muitas famílias estavam passeando por lá.
Estátuas dos personagens estão espalhadas pelo sítio, e vimos muitas pessoas querendo tirar fotos com elas! A mais irreverente, sem dúvidas, é a do Visconde de Sabugosa! Também um pouco escondida, perto da jaqueira, está a estátua de Monteiro Lobato.

 

O Saci, personagem do Sítio (Foto: Tissiana Souza).

 

Tio Barnabé, Dona Benta e Narizinho (Foto: Tissiana Souza).

 

Estátua do escritor Monteiro Lobato (Foto: Tissiana Souza).

 

Visconde de Sabugosa (Foto: Tissiana Souza)


É muito interessante ter as estátuas espalhadas pelo local, para nos sentirmos dentro da história do sítio, porém, elas estão bastante desbotadas e com aspecto de velhas, pois ficam sujeitas à chuva, sol e vento. Seria muito interessante e relevante se elas pudessem ser restauradas para deixar o ambiente ainda mais agradável, já que o sítio é uma área muito bonita e tranquila! Ter todos os personagens do sítio bem preservados seria um presente aos visitantes.
Apesar das questões que levantamos por aqui, é válida uma visita ao Sítio do Pica-pau Amarelo por ser um espaço muito prazeroso de se conhecer, pela beleza das plantas e por ser um ambiente familiar que pode ser aproveitado por pessoas de todas as idades.

 

Entrada para o Sítio com lindas árvores (Foto: Tissiana Souza).

 

 

 

Endereço

Av. Monteiro Lobato, s/n, Chácara do Visconde, Taubaté - SP

Telefone (12) 3625-5062

Horário

De terça-feira a domingo, das 9:00 às 17:00 horas.

Não há estacionamento no local.

Preços para o ano de 2015

 

Gratuito

Para mais informações

Sítio do Pica-pau Amarelo - site oficial:
http://museumonteirolobato.com.br

Projeto "A Saga de Monteiro Lobato":
http://asagamonteirolobato.com.br/

Adicionar um comentário

%d blogueiros gostam disto: