Road trip: Ring of Kerry (Dia 1)

Essa é uma road trip com paisagens de tirar o fôlego!

É conhecer um pedacinho da Irlanda que reserva as melhores visões da natureza!

Contaremos a nossa aventura pelo Ring of Kerry (anel de Kerry), rodovia que circunda a Península de Iveragh, na costa Sudoeste da Ilha da Irlanda, no Condado (County) de Kerry.

Atravessar o país leste-oeste é demorado, mas desde que saímos Dublin, o caminho reservou boas visões! As pequenas áreas rurais, os campos na cor esmeralda, criações de ovelhas, ruínas à beira da estrada e campos eólicos foram fazendo a paisagem se transformar.

A road trip mal havia começado, mas já deixava saudades, pois foi nossa última etapa da viagem à Irlanda e o único passeio mais longo que fizemos com nossos amigos que moram em Dublin.

1. COMO CHEGAR:

Partindo da capital Dublin, são pouco mais de 300 km e cerca de 4 horas de viagem até chegar à cidade de Killarney. Saímos de Dublin na parte da manhã, de carro, para chegar na hora do almoço em Killarney.

2. RING OF KERRY:

Ring of Kerry é uma rodovia em formato de anel, considerada uma das rotas cênicas mais bonitas da Irlanda, segundo o próprio site oficial de turismo do país, o Discover Ireland. Está localizado em um ponto da ilha esmeralda onde há ainda muitos ambientes naturais não modificados pelo homem. São 179 km de rodovia (N70), passando pelas mais variadas paisagens!

A cidade ponto de partida é Killarney. De lá, você pode optar por fazer o trajeto em sentido horário, em direção a Muckross; ou em sentido anti-horário, em direção a Killorglin.

O Guia Lonely Planet – Descubra a Europa (2014) aconselha que os visitantes façam o trajeto de carro no sentido horário, para que você não fique preso atrás dos ônibus turísticos que fazem a rota. Seguimos pelo sentido anti-horário, mas ainda era inverno e quase não haviam ônibus pela estrada.

Vamos conhecer todas as belezas do nosso primeiro dia de road trip, entre Killarney e Cahersiveen!

3. O PRIMEIRO DIA!

-Killarney:

A simpática cidadezinha de Killarney reserva ruas suficientemente apertadas para que um carro quase não passe (dizemos isso por experiência própria!), já provocando fortes emoções logo de cara! Mas a verdade é que o centrinho da cidade com suas construções de 3 andares e a atmosfera interiorana provocaram uma boa sensação!

ring of kerry

Ruas de Killarney surpreendendo pela beleza e pelo jeitinho de cidade do interior! (Foto: Tissiana Souza).

Almoçamos no bar & restaurante Tatler Jack, totalmente estilizado com motivos esportivos! E a comida então, nem se fala, uma delícia e bem servida. O restaurante está localizado na Punket Street, uma rua comercial bem bonitinha!

Amo esses prédios alinhadinhos e ruas apertadinhas! (Foto: Tissiana Souza).

ring of kerry

Eita prato de comida bonito! (Foto: Tissiana Souza).

Após almoçarmos, seguimos para a Main Street, a principal rua de comércio da cidade. Caminhamos um pouco, compramos alguns chocolates e depois seguimos para a estrada.

-Lough (Lago) Caragh:

Saímos da rota principal do Ring of Kerry para dar uma espiada no Lago Caragh.

ring of kerry

O Lago Caragh (Foto: Matheus Sabino).

O lago é tradicionalmente utilizado para pesca de salmão durante a primavera e para passeios de barco (Fonte: Discover Ireland).
Para poder fotografar o lago, andamos por estradas em que praticamente só passam um carro!

ring of kerry

O que dizer dessa estradinha onde só passa 1 carro?! (Foto: Matheus Sabino).

A vista do lago é realmente muito bonita, com montanhas e propriedades rurais no entorno! Encontramos até algumas ovelhas caminhando pelo asfalto!

A rota cênica revelava ainda mais surpresas com suas vistas panorâmicas! O Oceano Atlântico Norte passou a aparecer no horizonte, deixando o visual ainda mais incrível! A vontade é pedir para parar o carro a todo momento para tirar fotos, mas nem sempre a estrada permite!

ring of kerry

Essas estradas do interior da Irlanda são uma aventura!!! (Foto: Tissiana Souza).

Vistas surpreendentes durante a viagem! (Foto: Tissiana Souza).

-Rossbeigh Beach:

Chegamos então ao litoral, na Rossbeigh Beach. A praia pertencente ao município de Glenbeigh e à primeira vista parece um lugar não muito atrativo, por causa dos grandes blocos que servem como uma contenção para a erosão.

ring of kerry

Praia no inverno! (Foto: Matheus Sabino).

No entanto, se você caminhar mais por essa “língua de areia”, vai descobrir vistas naturais muito mais atraentes! Subimos até as cristas das dunas para observar os bancos de areia formados na baía onde se encontram os rios Maine e Laune. A maré baixa nos ajudou! Fizemos muitas fotos no local e ficamos ali curtindo a paisagem! O vento gelado não foi problema!

Subir as dunas é uma boa opção para observar melhor a paisagem (Foto: Tissiana Souza).

ring of kerry

Do alto das dunas, essa é a vista! (Foto: Matheus Sabino).

Após caminhar pelas dunas, pegamos novamente a estrada, seguindo por uma rota alternativa pela rodovia R564. Como quase não havia movimento de veículos, paramos para tirar fotografias da costa montanhosa e recortada. Do ponto onde paramos, também uma ótima visão da praia de Rossbeigh, de onde tínhamos acabado de sair.

A cada parada. uma surpresa! (Foto: Tissiana Souza).

ring of kerry

O litoral da Irlanda é bonito demais! (Foto: Tissiana Souza).

Seguimos para Cahersiveen, onde ficamos hospedados em uma casa extremamente aconchegante alugada por nossa amiga pelo site AirBnB. A casa de dois andares tinha cômodos grandes, aquecimento em todos os ambientes, uma cozinha aconchegante! A dona era uma senhora muito simpática, que nos deu muitas dicas para o nosso percurso do dia seguinte, mostrando alguns materiais que ela tinha da região. Será que as dicas dela foram realmente boas!? Aguarde... a nossa viagem continua!

Endereço

Ring of Kerry, Condado de Kerry, Sudoeste da Ilha da Irlanda.