Relógio Astronômico de Praga e Torre da Antiga Câmara

Com o final do Comunismo em 1989, a cidade de Praga, capital da República Tcheca, tornou-se um dos destinos mais populares da Europa.
De características medievais, Praga cada vez mais atrai turistas pelo seu charme! De acordo com o European Best Destinations, está entre os destinos mais românticos da Europa. Pelo TripAdvisor Traveller’s Choice 2017, a cidade é o 9º melhor destino mundial.
Na Cidade Antiga (Staré Město), em seu centro histórico medieval, estão dois dos principais atrativos turísticos de Praga: a Torre da antiga Câmara Municipal e o Relógio Astronômico!

 

praga

A Torre da Antiga Câmara, na Praça da Cidade Velha de Praga (Foto: Tissiana Souza).

1.COMO CHEGAR: 

-MetrôLinha A - Estação Staroměstská. Saia para a rua Kaprova, em sentido oposto ao rio Vltava. Da saída do metrô você verá uma das torres da Igreja de São Nicolau, siga em direção a ela. Quando chegar na Igreja de São Nicolau, já verá a Praça da Cidade Velha (ponto de referência: as torres gêmeas da Igreja de Nossa Senhora Diante de Týn. A torre da antiga Câmara Municipal, onde está o Relógio Astronômico fica do lado direito da Praça.

2. O RELÓGIO ASTRONÔMICO:

Localizado na torre do edifício histórico da antiga Câmara Municipal (Prefeitura), o Relógio Astronômico (também conhecido como Orloj), foi construído no ano de 1410. Os autores são Mikuláš de Kadaň (relojoeiro) e Jan Sindel (professor de Matemática e Astronomia da Universidade de Charles).
A função do relógio não era mostrar as horas, pois o tempo (sua contagem em horas, minutos e segundos) seria um elemento secundário. O objetivo era mostrar o movimento dos corpos celestes, incluindo o Sol e a Lua. A leitura do relógio é complexa para os leigos e sua elaboração envolveu estudo de órbitas dos astros.
Com mais de 600 anos de uso, alguns dos componentes originais ainda funcionam, e a estrutura básica da máquina não foi alterada desde a Idade Média.

 

relógio astronômico praga

O relógio astronômico: uma estrutura complexa, com o objetivo de mostrar o movimento dos corpos celestes (Foto: Matheus Sabino).


O conjunto entre o Orloj e a torre formam um belíssimo cartão postal!  Quando o relógio se aproxima das horas exatas, turistas começam a se reunir para esperar as badaladas e o pequeno espetáculo das marionetes medievais. Mesmo com temperaturas baixas (no mês de novembro, durante o outono, estava -1ºC e sensação términa de -5ºC na parte da manhã), todos esperam com curiosidade! O espetáculo é rápido, então não tire os olhos do relógio, ou melhor, das janelinhas acima dele! É uma espécie de "cuco", mas um pouquinho mais elaborado!

 

O Relógio Astronômico: preste atenção nos ponteiros que mostram as posições do Sol e da Lua! (Foto: Tissiana Souza).


As marionetes são compostas por figuras dos doze apóstolos, que aparecem nas janelas durante a passagem da hora. Cada um apresenta um elemento que os identifica, por exemplo: São Pedro carrega uma chave. O espetáculo das marionete acontece todos os dias entre 9:00 e 23:00 horas.
Outras figuras também estão presentes na torre: o filósofo, o Arcanjo Miguel, o Astrônomo e o Cronista, localizados ao lado da Roda-Calendário. A roda representa o conhecimento astronômico da época e momentos das 4 estações do ano.
Ao lado do Relógio Astronômico estão as figuras do homem vaidoso (símbolo da vaidade humana), do miserável (símbolo da avareza e do vício), do esqueleto (simboliza a medição do tempo e toca o sino durante a mudança das horas) e do turco (representa a extravagância humana).

 

A Roda-Calendário fica abaixo do Relógio Astronômico (Foto: Tissiana Souza).


Acima do relógio está o anjo de pedra, uma das figuras mais antigas da decoração. 
Por último, o galo, que representa a vida. Desde 31 de dezembro de 1882, ele canta no final do show de marionetes.
Curiosidade: em 08 de maio de 1945, no final da 2ª Guerra Mundial, o relógio foi seriamente danificado por ação dos nazistas. Diversas peças foram completamente destruídas, como o miserável, o vaidoso e os apóstolos. O calendário também foi totalmente destruído, porém era uma réplica. A parte interna do relógio também sofreu sérios danos.
Desde 1976, todas as peças em exposição são réplicas das peças originais, que estão no Museu da Cidade de Praga.

3. TORRE DA ANTIGA CÂMARA MUNICIPAL: 

A antiga câmara municipal de Praga data de 1338 (Século XIV), portanto, é anterior ao Relógio Astronômico. Atualmente, é Ponto de Informação Turística.
Suba as escadas da torre gótica, com 69,5m de altura, e chegue ao mirante que proporciona uma vista de todos os ângulos da cidade de Praga. É com certeza o melhor ponto para se ter uma visão em 360º da cidade velha. 
Além do centro histórico, considerado patrimônio da UNESCO, você verá os subúrbios e os arredores de Praga. Há uma bela visão da Praça da Cidade Antiga e da Igreja de Nossa Senhora Diante de Týn. No topo da colina, o destaque fica para o Castelo de Praga, em especial para a Catedral de São Vito.

 

praga

A Torre da Cidade e o Relógio Astronômico (Foto: Tissiana Souza).

 

Praga vista da Torre da Câmara! Uma cidade que curtimos muito conhecer! (Foto: Tissiana Souza).

 

praga

A Igreja de Nossa Senhora diante de Tyn, um dos edifícios de maior destaque da cidade velha (Foto: Tissiana Souza).

 

praga

Igreja de São Nicolau em primeiro plano e, ao fundo, no topo da colina, a Catedral de São Vito (Foto: Tissiana Souza).

DICA: Aproveite para almoçar ou jantar nos restaurantes da Praça da Cidade Velha. Nós comemos mais de uma vez no "Restaurant Cafe U Tyna", e o cardápio incluía entrada (sopa), prato principal (variados - experimente o Beef Goulash) e sobremesa.

Endereço

Staroměstské Náměstí , 1
Praga - Rep. Tcheca

Preços para o ano de 2015

Relógio
Gratuito

Torre
Adultos:120 Kč
Crianças de 6-15 anos, estudantes com menos de 26 anos, pessoas acima de 65 ano: 70 Kč
Crianças de 4-6 anos, pessoas acima de 75 anos: 30 Kč

Horário

Show - Relógio Astronômico
Todos os dias, das 9:00 às 23:00 horas.

Torre
Segunda-feira, das 11:00 às 22:00 horas.
De terça-feira a domingo, das 09:00 às 22:00 horas.

Para mais informações

Adicionar um comentário

%d blogueiros gostam disto: