Puerto Madero

O Puerto Madero é um dos bairros mais jovens de Buenos Aires! Atualmente, é considerado um polo gastronômico e com opções para sair à noite. 

puerto madero

O Puerto Madero, em Buenos Aires (Foto: Tissiana Souza).

1. COMO CHEGAR: 

-Metrô: a estação mais próxima é a Leandro N. Alem (Linha B). É só seguir pela Avenida Corrientes até chegar ao Puerto Madero.
Outra estação próxima é a Plaza de Mayo (Linha A). Vire à direita Av. Passeo Colón e depois à esquerda na Moreno ou na Av. Belgrano e caminhe até chegar aos galpões do Puerto Madero. 

2. A HISTÓRIA DO BAIRRO: 

A história do Puerto Madero tem início no século XIX, quando se decidiu criar uma infraestrutura portuária adequada à cidade. Dois projetos concorreram para a execução do porto: o do engenheiro Luis A. Huergo e do comerciante Eduardo Madero (Fonte: buenosaires.gov.ar).
O projeto de Eduardo Madero foi aprovado pelo Congresso Nacional em 1882, e previa a integração entre os arredores do porto com as imediações da Plaza de Mayo (Fonte: buenosaires.gov.ar).
As obras tiveram início em 1897. No início do século XX, foram construídos os grandes depósitos de tijolos vermelhos, que são bastante característicos do bairro (Fonte: buenosaires.gov.ar).

puerto madero

Os galpões de tijolos vermelhos, característicos do Puerto Madero (Foto: Tissiana Souza).

O projeto de Madero tornou-se atrasado logo após sua conclusão e entre 1911 e 1930 foi construído um novo porto em Buenos Aires. A área do Puerto Madero ficou abandonada por mais de 50 anos, apesar da proximidade com o centro histórico (Fonte: buenosaires.gov.ar).
No ano de 1989, uma sociedade mista formada pelo Governo Municipal e pelo Governo Nacional iniciou a recuperação de 170 hectares da velha zona portuária (Fonte: buenosaires.gov.ar).
Hoje, o Puerto Madero é uma das principais áreas turísticas de Buenos Aires! É um local muito amplo e aberto! A única coisa que falta são árvores para fazerem sombra! No entanto, é muito procurado não só pelos turistas, mas por praticantes de esporte (corrida, caminhada, patins).
Uma curiosidade relacionada ao bairro é que as ruas têm nomes de mulheres que se destacaram na história argentina (Fonte: buenosaires.gov.ar). 

3. ATRAÇÕES: 

Dentre os atrativos do Puerto Madero, temos:

-Puente de La Mujer (Ponte da Mulher): certamente a ponte é um dos pontos mais emblemáticos do Puerto Madero. É o primeiro projeto do renomado arquiteto espanhol Santiago Calatrava na América Latina (Fonte: buenosaires.gov.ar). O arquiteto também é autor do projeto do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.
A Puente de La Mujer é uma ponte para pedestres, que apresenta um mecanismo giratório que permite a passagem de embarcações à vela que operam no Puerto Madero (Fonte: buenosaires.gov.ar).
A obra foi feita na Espanha e doada à cidade de Buenos Aires por uma entidade privada e representa um casal dançando tango. O mastro branco simboliza a perna de um homem e a silhueta curva da ponte representa uma mulher (Fonte: buenosaires.gov.ar). 

puente de la mujer

A famosíssima Puente de La Mujer, dedicada ao tango (Foto: Tissiana Souza).

 

puente de la mujer

Caminhando pela Puente de La Mujer (Foto: Tissiana Souza).

-Museu Fragata Sarmiento: este navio do final do século XIX foi considerado um dos mais avançados de seu período (Fonte: buenosaires.gov.ar).
O navio foi batizado em honra ao fundador da Escola Naval Argentina, Domingo Faustino Sarmiento (Fonte: buenosaires.gov.ar).
Entre 1889 e 1930, a fragata Sarmiento realizou 37 viagens ao redor do mundo e até o ano de 1960 foi usado em águas nacionais (Fonte: buenosaires.gov.ar).
O navio representou a Argentina na coroação do rei Eduardo VII do Reino Unido, em 1902; nas comemorações do centenário de Independência do México, em 1910; na abertura do Canal do Panamá, em 1914 (Fonte: buenosaires.gov.ar). 

fragata sarmiento puerto madero

O Navio Fragata Sarmiento (Foto: Tissiana Souza).

-Monumento ao Tango: com 3,5m de altura, o monumento representa um bandoneon, um dos principais instrumentos do tango. Foi inaugurado em 22 de novembro de 2007, no Dia da Música (Fonte: buenosaires.gov.ar).

puerto madero

Monumento ao Tango (Foto: Tissiana Souza).

-Parque Micaela Bastidas: é um conjunto de 3 praças – Plaza del Huerto, la Plaza de los Niños e la Plaza del Sol, que se comunicam através de caminhos e escadarias. É um dos pontos de área verde do Puerto Madero, com 5,4 hectares de área.

puerto madero

Trecho de área verde do Puerto Madero (Foto: Tissiana Souza).

Preços para o ano de 2017

Gratuito

Horário

Todos os dias.

Para mais informações

Adicionar um comentário

%d blogueiros gostam disto: