Praça e Cúpula da Basílica de São Pedro

Dando continuidade à nossa série sobre 1 dia no Estado da Cidade do Vaticano, o foco desta postagem são a Praça de São Pedro e a Cúpula da Basílica de São Pedro.

Fachada da Basílica vista da Praça São Pedro

Fachada da Basílica vista da Praça São Pedro (Foto: Tissiana Souza).

1. COMO CHEGAR:

-Metrô: Estação Ottaviano-San Pietro (Linha A - Vermelha).
Saia para a Via Ottaviano e você verá um grande fluxo de pessoas seguindo em direção ao Vaticano. Atravesse a Piazza del Ressorgimento e siga pela Via di Porta Angélica (seria uma continuação da Via Ottaviano, mas a rua muda de nome). A Via di Porta Angélica é cheia de vendedores ambulantes e lojinhas de souvenires. Passe pelo portal e você já estará nas colunas da Praça de São Pedro. A caminhada dura cerca de 15 minutos.

-A partir dos Museus do Vaticano: se você iniciou sua visita ao Vaticano pelos Museus a partir da estação de metrô Ottaviano-San Pietro, faça o caminho de volta até a Piazza del Ressorgimento e vire à direita na Via di Porta Angélica.
Se você chegou aos Museus pela estação Cipro-Musei Vaticani e não conhece o trajeto: na saída dos museus pegue à direita na Viale Vaticano, vire à direita na Via Leone IV, que depois fará uma curva e mudará de nome para Viale dei Bastioni di Michelangelo. Acompanhe sempre os muros do Vaticano e não haverá erro. Você chegará na Piazza del Ressorgimento. Vire para a direita na Via di Porta Angélica. O fluxo de pessoas é sempre intenso, então é difícil errar o caminho. 

2. PRAÇA DE SÃO PEDRO:

Quando pensamos no Vaticano, é impossível não deixar de lembrar da Praça de São Pedro lotada de fiéis esperando pela benção do Papa. Ou então, também lembramos da multidão aguardando ansiosamente a frase Habemus Papam ("Nós temos um Papa", em tradução literal) após o fim de um Conclave. 
A monumental Praça de São Pedro foi projetada por Bernini e construída entre 1656 e 1667.
As 4 filas com 284 colunas que cercam a Praça apresentam o formato de ferradura, com dois braços em semicírculo. A forma elíptica é proposital, como disse Bernini: “sendo a Igreja de São Pedro a mãe de todas as outras igrejas, seu pórtico deveria brindar uma acolhida maternal, de braços abertos aos católicos”.
A praça apresenta 320m de profundidade e diâmetro central de 240m. Sobre as colunas são encontradas 140 estátuas de santos com 3,20m de altura.

Colunatas da Praça. Do chão nem parece que as estátuas tem 3 metros de altura!

Colunatas da Praça de São Pedro. Do chão, nem parece que as estátuas tem 3 metros de altura! (Foto: Tissiana Souza).


Em frente às escadarias, as estátuas de São Pedro e São Paulo dão boas-vindas aos visitantes. O Obelisco, no centro, tem 25m e foi trazido de Heliópolis (Egito) a Roma por Calígula. As duas fontes são obras de Bernini (1675) e Maderno (1914).

Praça São Pedro, com o obelisco egípcio em primeiro plano.

Praça São Pedro, com o Obelisco egípcio em primeiro plano (Foto: Tissiana Souza).


Parte da praça é interditada ao público, onde estão as cadeiras para receber os fieis em dias das bençãos do Papa.
É através da Praça que é feito o acesso à Basílica de São Pedro e à Cúpula da Basílica, na colunata direita. Haverá fila (das grandes!) para a entrada, pois todos os visitantes têm de passar por detectores de metais por questões de segurança.

3. CÚPULA DA BASÍLICA DE SÃO PEDRO:

O acesso à Cúpula fica próximo à porta de entrada da Basílica de São Pedro. Haverá uma indicação para o acesso.
O projeto da cúpula foi elaborado por Michelangelo, que se dedicou à construção entre 1547 até sua morte, em 1564. A obra foi concluída em 1590 sob os cuidados de Giacomo Della Porta, discípulo de Michelangelo.
A altura total da cúpula, do chão até a cruz exterior é de 133,30m.

Você poderá subir de escadas ou de elevador. Se for de escadas, como nós fizemos, prepare as suas pernas para os 551 degraus! O primeiro lance de escadas sairá em um terraço onde está a loja da Cúpula. Se você vai de elevador, seu trajeto termina neste mesmo ponto e você terá mais 320 degraus. Do terraço para frente a subida para todos é feita a pé pelas escadarias restantes.
O diâmetro interno da Cúpula tem 41,50m. Ao adentrar, você terá uma vista parcial da Basílica de São Pedro, pois somente uma parte da cúpula é adaptada ao recebimento dos visitantes com grade de proteção. A claraboia, no topo, tem 17m de altura. Veja a movimentação dos turistas dentro da Basílica e você vai ver as pessoas bem pequeninas lá embaixo! Aproveite para observar os detalhes da cúpula: as pinturas dos anjos, o mosaico na parede. Do chão, na Basílica, não será possível ver tudo com tanta perfeição!

Detalhes do interior da Cúpula da Basílica de São Pedro.

Detalhes do interior da espetacular Cúpula da Basílica de São Pedro (Foto: Tissiana Souza).

 

Basílica de São Pedro: vista parcial a partir da Cúpula. Olhem as "formiguinhas" se movimentando pela Basílica!

Basílica de São Pedro: vista parcial a partir da Cúpula. Olhem as "formiguinhas" se movimentando pela Basílica! (Foto: Tissiana Souza).


Para chegar ao mirante, as escadas ficam cada vez mais apertadas e as paredes da cúpula ficam inclinadas acompanhando sua forma arredondada. A subida é feita em sentido único, ou seja, não tem como voltar. Pessoas idosas, claustrofóbicas e crianças provavelmente terão dificuldade no percurso.
A vista em 360º graus de todo o Vaticano e da cidade de Roma é incrível e compensa a quantidade de degraus, o cansaço nas pernas e o calor da subida! Na verdade você até esquece tudo isto quando chega lá em cima! Dentre os mirantes em que estivemos para ver a cidade de Roma, este é sem dúvida o melhor de todos! Deste ponto vemos perfeitamente o formato em ferradura da Praça de São Pedro. Quando subimos era final de tarde e o Sol do outono estava quase se pondo, proporcionando uma visão ainda mais bonita de Roma.

O formato em ferradura da Praça São Pedro visto do mirante da cúpula.

O formato em ferradura da Praça São Pedro visto do mirante da cúpula (Foto: Tissiana Souza).

 

A melhor visão da cidade de Roma a partir do mirante da Cúpula!

A melhor visão da cidade de Roma, a partir do mirante da Cúpula! (Foto: Tissiana Souza).


Se quiser alguma recordação na loja da cúpula, os preços são bastante variados. Fomos atendidos por uma senhora que morou no Brasil e falava português.

Endereço

Piazza San Pietro, 00120, Città del Vaticano

Preços para o ano de 2015

Praça de São Pedro
Gratuito

Cúpula da Basílica de São Pedro
Com elevador + 320 degraus: 7,00 €
A pé (551 degraus): 5,00 € 

Horário

Cúpula da Basílica de São Pedro
Todos os dias. Entre 01 de outubro e 31 de março, das 08:00 às 17:00 horas. Entre 01 de abril a 30 de setembro, das 08:00 às 18:00 horas.

Para mais informações

Mapa do Metrô de Roma:
http://www.rome.info/metro/

Horários de funcionamento e preços atualizados da Cúpula da Basílica de São Pedro:
http://www.vatican.va/

Mais sobre o Estado da Cidade do Vaticano:
http://www.vaticanstate.va/


Adicionar um comentário

%d blogueiros gostam disto: