Powerscourt Estate and Gardens

Quem acompanha nossas postagens sobre a Irlanda sabe que não ficamos restritos a Dublin! Também conhecemos outros lugares interessantes que ficavam nos arredores da capital irlandesa!
Um desses lugares foi mais uma dica certeira dos nossos amigos que moram por lá: O Powerscourt Estate! O lugar é ideal para um passeio de 1 dia!
Como alugamos um carro por uma semana, aproveitamos para ir até a cidade de Enniskerry (Condado de Wicklow), a cerca de 30 km de Dublin, para conhecer os Jardins de Powerscourt (Powerscourt Gardens) e a Cachoeira de Powerscourt (Powerscourt Waterfall).

1. PRIMEIRA PARADA – POWERSCOURT GARDENS:

Chegamos no complexo de Powerscourt Estate por uma bela estrada arborizada que passa em frente à Powerscourt House (mansão) e segue para o estacionamento (Car Park).
Nossa primeira parada foram os Jardins, que literalmente são jardins de cinema! O local já foi cenário para grandes produções cinematográficas, como “O Conde de Monte Cristo” (2002) e “Rei Arthur” (2004), e a série “The Tudors”!
A entrada para os jardins é feita pela Powerscourt House, uma antiga mansão, onde hoje há lojas, banheiros, um café/restaurante e a bilheteria dos jardins.
Segundo o site do Powerscourt Estate, a Powerscourt House foi eleita uma das 10 melhores mansões do mundo pelo guia Lonely Planet e seus jardins, o 3º melhor do mundo segundo a National Geographic! Esses já são motivos mais que suficientes para incluir o Powerscourt Estate na sua lista de passeios!

-Powerscourt House:

A bela mansão começou a ser construída em 1730, a partir da transformação de um castelo medieval. O 1º Visconde de Powerscourt encomendou ao arquiteto alemão Richard Castle uma casa com 68 cômodos (!!!), que demorou 11 anos para ficar concluída! (Fonte: Powerscourt Estate)
A fachada norte do casarão está voltada para os campos de golfe que integram o Powerscourt Estate, e a fachada sul tem janelas para os jardins e para uma linda montanha chamada Sugar Loaf (Pão de Açúcar), o que deixa a vista dos jardins ainda mais bonita!

powerscourt estate and gardens

Os jardins de Powerscourt e ao fundo, o Pão de Açúcar (Foto: Tissiana Souza).

O interior da mansão foi considerado um dos mais bonitos da Irlanda no século XVIII, quando ainda era uma residência (Fonte: Powerscourt Estate). Isso mostra como a família Powerscourt era poderosa!
Em 1961, a propriedade foi comprada do 9º Visconde de Powerscourt pela família Slazenger. Em 1974, com o objetivo de abrir a propriedade para o público, foi realizada uma grande reforma na mansão. No entanto, um grande incêndio ocorrido em 04 de novembro do mesmo ano destruiu as principais salas e quartos da casa. Anos depois, em 1996, uma nova reforma foi feita, e finalmente em 1997 a casa e os jardins foram abertos aos visitantes (Fonte: Powerscourt Estate).

-Gardens:

O grandioso jardim integrado à Powerscourt House está subdividido em jardins temáticos. Nós seguimos o roteiro indicado pelo mapa que recebemos na recepção e assim pudemos ver tudo do local!
O passeio começa pelo terraço dos Jardins Italianos! O terraço, uma espécie de mirante, proporciona uma vista bela dos Jardins Italianos com seus desenhos geométricos e gramado verdinho! Do terraço avistamos o Lago de Triton, as árvores bastante altas dos jardins e ao fundo, o Pão de Açúcar, que completa a linda paisagem!
O grande charme desta parte dos Jardins Italianos é a combinação das estátuas com o terraço e a vista proporcionada! O terraço data da década de 1840 e foi projetado por Daniel Robertson (Fonte: Powerscourt Estate).

powerscourt estate and gardens

Powerscourt House, vista do jardim italiano (Foto: Tissiana Souza).

A Powerscourt House é ligada ao Lago de Triton pelo terraço e pelo conjunto de escadarias que cruzam os Jardins Italianos. Foram mais de 12 anos de construção e mais de 100 pessoas trabalhando no Jardins Italianos (Fonte: Powerscourt Estate).
No segundo ponto de parada nos Jardins de Powerscourt foi a Tower Valley (Torre do Vale). Subimos as escadarias em caracol e chegamos ao topo, onde temos uma visão parcial dos jardins e da mansão. Aqui é possível se sentir mais próximo copas das árvores e perceber que há uma grande quantidade de espécies diferentes de plantas nos jardins!

powerscourt estate and gardens

A Tower Valley, em meio às árvores do jardim (Foto: Tissiana Souza).

Vista da copa das árvores, de cima da Tower Valley (Foto: Tissiana Souza).

Segundo o folder/mapa dos jardins, as árvores começaram a ser plantadas há mais de dois séculos e há cerca de 250 variedades diferentes, incluindo coníferas norte-americanas, sequoia gigante e cedro vermelho.
Caminhamos pela trilha entre as grandes árvores até chegar ao Jardim Japonês. O acesso é feito por escadarias. Antes de descer até o Jardim Japonês é possível vê-lo do alto!

powerscourt estate and gardens

O Jardim Japonês. Mais um dos jardins temáticos do Powerscourt (Foto: Tissiana Souza).

O jardim foi criado em 1908 ao sul do Lago de Triton (Fonte: Powerscourt Estate). O jardim apresenta pontes e cascatas típicas de um jardim oriental. Podem ser encontradas Palmeiras Chinesas, Azaleias e Bordo Japonês (Maple). A plantas ainda não estavam floridas, pois era fim de inverno.
Saindo do jardim, passamos pela gruta e seus caminhos secretos! Essa é a parte mais antiga do Jardim Japonês e data de 1740 (Fonte: Powerscourt Estate)!

powerscourt estate and gardens

Os labirintos do Jardim Japonês (Foto: Tissiana Souza).

Seguimos para o Lago de Triton, que proporciona uma linda vista da Powerscourt House no topo da colina! O Lago é integrante dos Jardins Italianos e teve como inspiração a fonte da Piazza Barberini, em Roma (Fonte: Powerscourt Estate).

O Lago de Triton: uma das belas partes dos jardins (Foto: Tissiana Souza).

Seguimos novamente pelas trilhas cercadas de grandes árvores em direção ao Pet Cemetery. Este é um dos maiores cemitérios da Irlanda dedicados a animais domésticos! Uma bela maneira de homenagear os animais de estimação, considerados amigos fiéis!

powerscourt estate and gardens

Pet Cemetery (Foto: Tissiana Souza).

Seguimos para a Dolphin Pond (Lagoa do Golfinho). A fonte do século XIX foi comprada em Paris pelo 7º Visconde de Powerscourt. As árvores ao redor da lagoa foram plantadas em 1864.

Dolphin Pond: mais um lago dos jardins (Foto: Tissiana Souza).

Passamos pelo Portão Inglês, que apresenta rosas, cardos e trevos, que representam respectivamente a Inglaterra, a Escócia e a Irlanda (Fonte: Powerscourt Estate).
Chegamos aos Jardins Murados (The Walled Gardens), uma das partes mais antigas dos jardins de Powerscourt (Fonte: Powerscourt Estate). Por último, passamos pelo Memorial de Júlia, dedicado à mãe do 7º Visconde de Powerscourt.
Almoçamos no Avoca Café, onde comemos uma sopa quentinha com pão típico irlandês.
Uma curiosidade sobre os Jardins de Powerscourt é que em suas dependências está a árvore mais alta da Irlanda, uma Douglas Fir (conífera da América do Norte), de 61,5m de altura! (Fonte: Powerscourt Estate)
Este foi um passeio bastante tranquilo e prazeroso! A paisagem dos jardins é muito agradável, um verdadeiro convite a desfrutar a beleza das árvores, a paisagem montanhosa! Se você busca inspiração, é bem provável que nestes jardins você vai encontrá-la!

powerscourt estate and gardens

A caminhada pelas árvores é revigorante! (Foto: Tissiana Souza).

Além da casa e dos jardins, o Powerscourt Estate também apresenta campos de golfe e um Hotel Resort & Spa (5 estrelas).

2. SEGUNDA PARADA – POWERSCOURT WATERFALL (CACHOEIRA):

Saímos de Powerscourt Gardens e seguimos para a Powerscourt Waterfall, a cerca de 6 km dos jardins. Para entrar na cachoeira, é necessário pagar €6,00/pessoa, ao passar pelo estacionamento.

powerscourt estate and gardens

Powerscourt Waterfall (Foto: Tissiana Souza).

No local há uma pequena lanchonete (que fica aberta diariamente entre 1º de junho e final de agosto e durante o ano todo aos finais de semana), mesas para piquenique e um playground. Muitas pessoas estavam passeando com seus animais de estimação e com suas crianças.
A cachoeira, que fica no rio Dargle, é a mais alta da Irlanda, com 121m de altura. A área fica no sopé das montanhas de Wicklow e é cercada de árvores! O local é realmente muito bonito e ideal para caminhar e fazer trilhas!

powerscourt estate and gardens

A paisagem de inverno é bastante marcante! (Foto: Tissiana Souza).

Quando olhamos para a cachoeira, ela não parece ser tão alta, pois a encosta é bastante inclinada e não permite ver a queda d’água por inteiro. Uma parte da cachoeira fica “escondida” e só conseguimos ver que ela é bem alta de longe! A cachoeira é muito bonita e conseguimos chegar bem perto dela!

Uma foto na cachoeira! Um lugar muito bonito e surpreendente! (Foto: Matheus Sabino).

Há diversas trilhas pelo local e andamos muito por lá! Todas as trilhas acabam tendo como ponto final a Cachoeira.
Era inverno e as árvores se apresentavam das mais diversas maneiras na paisagem! Os pinheiros estavam verdes, muitas árvores estavam sem folhas ou tinham folhas de colorações vermelho e marrom! Para quem nunca viu um inverno europeu, o lugar era perfeito para isso!

powerscourt estate and gardens

Trilha próximo à Cachoeira (Foto: Tissiana Souza).

Esses 2 passeios que fizemos não aparecem nos roteiros comuns da Irlanda! Que tal diversificar e incluí-los na sua lista de lugares para conhecer na Ilha Esmeralda?! Você não vai se arrepender!

Endereço

Família (2 adultos e até 3 crianças): 16,00€

Horário

Powerscourt Gardens (Jardins)

Todos os dias, das 9:30 às 17:30 horas.
Última admissão às 17:00.
No inverno, os jardins fecham ao anoitecer.
Última admissão 30 minutos antes de anoitecer.
Fechado dias 25 e 26 de dezembro.

Powerscourt Waterfall (Cachoeira)

De novembro a fevereiro, das 10:30 às 16:00 horas.
Última admissão às 15:30.
Março e abril/setembro e outubro, das 10:30 às 17:30 horas.
Última admissão às 17:00.
De maio a agosto, das 09:30 às 19:00 horas.
Última admissão às 18:00.
Fechada por duas semanas antes do Natal.