Potsdamer Platz

Quem passa pelo quarteirão mais novo da cidade de Berlim (Fonte: Guia Lonely Planet – Descubra a Europa), a Potsdamer Platz (Praça de Potsdam), nem imagina que ela é o antigo centro da capital alemã (Fonte: VisitBerlin)! 

1. COMO CHEGAR:

-U-bahn: Estação Potsdamer Platz (Linha U2);
-S-bahn: Estação Berlin Potsdamer Platz Bahnhof (Linhas RB10, RE1, RE3, RE4, RE5, S1, S2, S25)

2. A PRAÇA:

Até a 2ª Guerra Mundial, a praça era um ponto de interligação entre o oeste e antigo centro leste da cidade. Em frente à praça ficava a Estação Ferroviária, que se integrava com pontos de ônibus e bondes. Porém, a guerra destruiu o local e durante os anos de Guerra Fria, a Potsdamer Platz foi um terreno abandonado, na divisão leste/oeste da cidade (Fonte: VisitBerlin). Inclusive, a praça era conhecida como “faixa da morte” (Fonte: Berlin.de)

Após a Queda do Muro de Berlim e a reunificação alemã, foi pensada uma remodelação para a praça. Em 1.991, dois arquitetos – Heinz Hilmer e Christoph Sattler – venceram um concurso. O projeto privilegiou arranha-céus, dando um ar contemporâneo (Fonte: Guia Lonely Planet – Descubra a Europa) à praça.

A construção começou em 1.993, e foi conduzida por outros dois arquitetos: Renzo Piano e Christoph Kohlbecker. Em 1.997, a obra estava concluída.

De acordo com o site da Prefeitura de Berlim, a Potsdamer Platz é um exemplo de renovação urbana, que transformou a cidade durante a década de 1.990.
Certamente, um dos maiores destaques da Potsdamer Platz é o teto do Sony Center, inaugurado no ano de 2.000. O telhado de tenda é muito procurado e à noite, muda de cor! Neste espaço você encontrará cafés, bares, lojas, etc.

potsdamer platz

Teto do Sony Center (Foto: Tissiana Souza).

potsdamer platz

Sony Center (Foto: Tissiana Souza).

Outro destaque são os blocos do Muro de Berlim, que ainda estão no local, deixando a memória da divisão da cidade bem viva!

potsdamer platz

Totem e faixa no chão da Potsdamer Platz marca a passagem do Muro de Berlim (Foto: Tissiana Souza).

potsdamer platz

Muro de Berlim, na Postdamer Platz (Foto: Matheus Sabino).

Uma curiosidade relacionada à Potsdamer Platz é que ela foi o primeiro lugar da Europa a possuir um sistema de semáforos (Fonte: VisitBerlin), na década de 1920 (Fonte: Berlim.de).

Desde o ano de 2000, a Potsdamer Platz recebe o Festival de Cinema de Berlim, no Berlinale Palast.

As marcas da guerra estão por toda a parte! Quem poderia imaginar que um lugar com tanta modernidade já foi um espaço abandonado?! As pessoas que caminham e visitam a Potsdamer Platz devolvem a vida a um local que já foi um dia um dos principais pontos da cidade!

Endereço

Potsdamer Platz, 10785, Berlin

Preços para o ano de 2017

Gratuito

Para mais informações

Visit Berlin:
http://www.visitberlin.de/p

Mapa do Transporte Metropolitano de Berlim (U-bahn e S-bahn):
http://www.s-bahn-berlin.de/pdf/VBB-Liniennetz.pdf

Adicionar um comentário

%d blogueiros gostam disto: