Portão de Brandemburgo

Imponente e icônico: assim podemos definir o Portão de Brandemburgo (Brandenburger Tor)! Ele esteve isolado da circulação de pessoas e de veículos durante os anos de Guerra Fria e, segundo o Guia Lonely Planet – Descubra a Europa (2014), hoje é um monumento símbolo da unificação da Alemanha.
Segundo o site KLM, este é o único portão de Berlin que ainda está em pé!

 1. COMO CHEGAR:

 -S-bahn/U-bahn: Estação Berlin-Brandenburg Tor.
-S-bahn: Linhas S1, S2, S25; U-bahn: Linha U55.
Saia da estação em direção à Pariser Platz e ao Portão de Brandemburgo.

 2. O MONUMENTO:

 A atual construção do Portão de Brandemburgo não é a primeira no local. De acordo com o site DW, dez anos após a Guerra dos Trinta Anos, em 1658, Berlin começou a crescer como uma fortaleza rodeada por muralhas. No mesmo local do atual monumento havia um primeiro portão.
Ainda conforme o site DW, na segunda metade do século XVIII, a burguesia de Berlin queria dar ares mais chiques para a Avenida Unter den Linden, o que fez surgir um plano de reurbanização para a cidade, em 1769.
O novo plano de urbanização de Berlin previa a demolição do antigo portão e a construção de um novo no mesmo local, que teve o projeto inspirado na Acrópole de Atenas (Fonte: DW).
Somente em 1788 o velho portão foi demolido. A construção do novo portão durou dois anos, entre 1789 e 1791 e o projeto foi feito pelo arquiteto Carl Gotthard Langhans (Fonte: DW).

portão de brandemburgo

Um dos ícones de Berlin: o Portão de Brandemburgo (Foto: Tissiana Souza).

O Portão de Brandemburgo em números:

-Inauguração: 6 de agosto de 1791;
-Altura: 26m;
-Profundidade: 11m;
-Largura: 65m;
-6 colunas dóricas.

O Portão foi inaugurado sem festas! Não houve uma celebração para apresentar o novo monumento da cidade. Conforme o site DW, somente o rei e seus convidados poderiam passar pela parte central do portão.
Segundo o site da empresa aérea KLM, o Portão foi o cenário de desfiles históricos: Napoleão com suas tropas, os desfiles nazistas e os discursos de Hitler.
Ao final da Segunda Guerra Mundial, em maio de 1945, o Portão de Brandemburgo e a quadriga localizada no topo foram danificados (Fonte: DW).
Na década de 1960, o Muro de Berlin foi construído e deixou o portão totalmente isolado. Por cerca de 30 anos, o portão ficou longe do acesso do transporte e da circulação de pessoas, e só voltou a estar integrado à cidade após a queda do Muro.

portão de brandemburgo

O Portão à noite (Foto: Tissiana Souza).

3. A QUADRIGA:

No topo do portão há uma bela escultura: uma quadriga de bronze conduzida pela deusa da paz Eirene. A instalação ocorreu em 1793, e, em 1806, Napoleão invadiu Berlin e mandou a estátua para Paris, como se esta fosse um troféu de guerra (Fonte: DW).
Em 1814, após a Guerra de Libertação, a estátua retornou a Berlin e foi novamente colocada sobre o Portão. A mando o rei Frederico Guilherme III, foi acrescentada uma cruz de ferro e uma águia prussiana. Além disso, a quadriga passou a ser dedicada à deusa Vitória (Fonte: DW).
Em 1950, a quadriga foi retirada do topo do Portão. O setor soviético decidiu pela fundição da estátua, que estava muito danificada. No final da década de 1950, o monumento foi restaurado e a estátua foi refundida (Fonte: DW).
Em 1º e 2 de agosto de 1958, a quadriga foi remontada na Pariser Platz, e na noite do dia 03 de agosto, foi levada para Marstall, em Berlin Oriental. Na noite de 16 de setembro, a águia e a cruz foram removidas da escultura. Em 27 de setembro, a quadriga foi reinstalada no portão. No entanto, o posicionamento mudou. Os cavalos passaram a cavalgar na direção do setor soviético, despertando atritos entre moradores dos lados soviético e britânico.

4. PARISER PLATZ (PRAÇA PARISIENSE):

O Portão de Brandemburgo está situado na Pariser Platz (Praça Parisiense), considerada como um local chique de Berlin. O destaque são os edifícios do entorno: as embaixadas da França e dos Estados Unidos, o Dresdner Bank, as construções gêmeas Haus Liebermann e Haus Sommer, o Hotel Adlon (Fonte: VisitBerlin).

Hoje, o Portão de Brandemburgo está totalmente reintegrado à cidade! E quem vai a Berlin precisa passar pelo portão! É um passeio obrigatório!

Endereço

 Pariser Platz, 10117, Berlin

Preços para o ano de 2017

Gratuito

Horário

Todos os dias, 24 horas por dia aberto ao público.

Para mais informações

Visit Berlin:
http://www.visitberlin.de/p

Mapa do Transporte Metropolitano de Berlim (U-bahn e S-bahn):
http://www.s-bahn-berlin.de/pdf/VBB-Liniennetz.pdf

Adicionar um comentário

%d blogueiros gostam disto: