As Pontes de Lisboa

Que Lisboa está localizada na margem norte do rio Tejo nós já sabemos!
Mas você sabia que, segundo o site European Best Destinations, as pontes da capital de Portugal estão entre as 15 mais bonitas do continente europeu?!
Quem visita Lisboa verá as pontes dos diversos mirantes espalhados pelas colinas da cidade! Elas acabam se tornando cenários para as fotos feitas do rio Tejo, tanto na parte mais antiga da cidade, como na parte mais moderna.
Conheça nesta postagem as Pontes 25 de Abril e Vasco da Gama!

1. PONTE 25 DE ABRIL:

A Ponte 25 de abril, também conhecida como Ponte sobre o Tejo (Fonte: guiadacidade.pt) liga Lisboa à cidade de Almada, localizada na margem sul do rio Tejo. A obra de 2.280m pode ser vista de diversos mirantes localizados no centro histórico da capital de Portugal. 
É uma ponte rodo-ferroviária, inaugurada em 1966, com o nome de Ponte Salazar, uma homenagem ao ditador que mandou construí-la (Fonte: lisboa-live.com).
Na data de sua inauguração, era a 5ª maior ponte suspensa do mundo fora dos Estados Unidos. Apresenta também uma grande semelhança com a Golden Gate, em São Francisco (Fonte: guiadacidade.pt).
A ponte passou a se chamar 25 de Abril após a Revolução dos Cravos, ocorrida em 25 de Abril de 1974. A data celebra a revolução não-sangrenta, quando os soldados portugueses colocaram cravos nos canos das armas e ficaram contrários ao regime ditatorial (Fonte: lisboa-live.com).

 

A Ponte 25 de Abril, vista do Padrão dos Descobrimentos, na Região de Belém (Foto: Tissiana Souza).

 

A Ponte 25 de Abril, vista ao entardecer, do Arco da Rua Augusta (Foto: Tissiana Souza).

2. PONTE VASCO DA GAMA:

Ao visitar o Parque das Nações, você avistará a belíssima Ponte Vasco da Gama, inaugurada em 4 de abril de 1998. É a ponte mais longa da Europa, com 17,2km de comprimento (Fonte: portaldasnacoes.pt)!
Seu nome é uma homenagem ao 5º centenário da chegada do navegador Vasco da Gama à Índia (Fonte: portaldasnacoes.pt).
A grande curiosidade é que a ponte foi construída para suportar um terremoto quatro vezes maior que aquele que acabou com a cidade de Lisboa em 1755 (Fonte: portaldasnacoes.pt). E esperamos que nenhum terremoto aconteça na cidade!!!
Segundo o prêmio TripAdvisor Traveller's Choice 2015, a Ponte Vasco da Gama é o 10º Ponto de Referência de Portugal. Realmente, é impossível esquecer uma ponte tão grandiosa!

 

A Ponte Vasco da Gama, visto do Parque das Nações (Foto: Tissiana Souza).

 

Mesmo nos dias chuvosos, a Ponte Vasco da Gama é um cartão postal para quem visita o Parque das Nações (Foto: Nevaldo Souza).

 

Para mais informações

Adicionar um comentário

%d blogueiros gostam disto: