Brasília: Pontão Lago Sul

1. PONTÃO LAGO SUL:

Nosso final de semana em Brasília terminou com estilo!

Fomos conhecer o Pontão Lago Sul, um local que possui restaurantes, bares, quiosques, anfiteatro. É um centro de entretenimento, uma espécie de galeria a céu aberto.

pontão lago sul

Pontão Lago Sul (Foto: Matheus Sabino).

Os jardins arborizados são muito utilizados para ensaios fotográficos, piqueniques, conversas entre amigos, casais namorando.

A orla tem cerca de 600 m, proporcionando uma bela vista do Lago Paranoá.

pontão lago sul

Pista de caminhada do Pontão Lago Sul, na orla do Lago Paranoá (Foto: Tissiana Souza).

pontão lago sul

Jardim no Pontão Lago Sul (Foto: Tissiana Souza).

Muitas lanchas ficam paradas em frente ao pontão, enquanto pessoas também aproveitam para navegar de jet-ski.

Nós fizemos um passeio de lancha para aproveitar o restante do tempo que ainda tínhamos na cidade antes de seguir para o Aeroporto.

2. PASSEIO PELO LAGO PARANOÁ:

O passeio sai do píer do Pontão e há mais de uma empresa que faz este tipo de serviço.

Com cerca de 40 minutos de duração, a lancha contorna a Ponte JK, para depois retornar ao Pontão. O passeio custa R$35,00/pessoa.

É uma forma agradável de passar o tempo e conhecer um pouco mais esta parte sul da cidade. Às margens do lago vimos verdadeiros casarões, com píeres particulares, grandes gramados e quadras. É uma área bem nobre de Brasília!

pontão lago sul

Pontão Lago Sul, visto da lancha (Foto: Tissiana Souza).

pontão lago sul

Passeio pelo Lago Paranoá (Foto: Tissiana Souza).

Cruzamos com outras lanchas, pedalinhos, pessoas fazendo stand-up paddle, jet-skis. O lago é bastante movimentado, afinal, é a “praia” dos brasilienses!

O Lago Paranoá é um lago artificial, represado em 1.959. A criação teve como objetivo elevar a umidade do ar na cidade.
Tem uma área de 40km² e chega a atingir 48m de profundidade! Hoje, é um atrativo turístico de Brasília e mais de 30 clubes recreativos estão situados no seu entorno (Fonte: Visit Brasil).

Fazendo as pesquisas para escrever esta postagem, encontrei uma matéria do Jornal de Brasília, escrita por João Carlos Amador, criador de um projeto chamado “Histórias de Brasília”. É um texto bastante curioso, contando que há uma cidade submersa no Lago Paranoá! Pois é!

Durante a construção de Brasília, havia um bairro temporário no local que seria coberto pelo futuro lago: era a Vila Amaury, onde moravam os candangos (trabalhadores na construção da capital) e suas famílias. Muitas pessoas não saíram do bairro, mesmo após as águas começarem a subir! Quando a água chegou aos joelhos, toda a população foi tirada às pressas, deixando móveis, automóveis, utensílios domésticos, além das casas. Atualmente, mergulhadores exploram o que restou da antiga vila (veja a matéria completa aqui: Jornal de Brasília).

O passeio de lancha inclui passar sob a Ponte JK, atualmente um dos principais cartões postais da cidade! A obra também é conhecida como “Terceira Ponte”.

pontão lago sul

A Ponte JK (Foto: Tissiana Souza).

Foi projetada pelo arquiteto brasileiro Alexandre Chan e inaugurada em 15 de dezembro de 2.002. As formas combinam perfeitamente com a arquitetura de Brasília! É um complemento arquitetônico à cidade!

A ideia de criação da ponte também é bastante interessante e curiosa! O arquiteto se inspirou no movimento de uma pedra quicando em um espelho d’água. São 3 arcos sustentados por cabos de aço, com um vão de 240 m. O comprimento total da ponte é de 1,2km.

No ano de 2003, a Sociedade de Engenharia do Estado da Pensilvânia premiou o projeto, elegendo a Ponte JK como a mais bonita do mundo! (Fonte: Folder com o Mapa de Brasília).

Retornando para o Pontão do Lago Sul, vimos muitos clubes náuticos na orla do Paranoá! Muitos mesmo! E também muitas marinas! Segundo o Folder explicativo que contém o Mapa Turístico de Brasília, apesar da cidade estar a cerca de 1.200km do litoral, possui uma das maiores frotas náuticas do país!

pontão lago sul

Um dos muitos clubes situados às margens do Lago Paranoá (Foto: Tissiana Souza)

Realmente, foi um passeio diferente, um novo ângulo de visão da Capital!

O Pontão Lago Sul é também um ótimo lugar para observar o Sol se pôr. Pena que no dia em que estivemos no Pontão uma nuvem gigante entrou na frente do Sol e não conseguimos ver muita coisa! Mas os poucos raios possíveis de serem vistos estavam sendo disputadíssimos pelas pessoas que estavam fazendo seus books fotográficos! 

***

Estamos chegando na reta final de postagens sobre Brasília!

Gostaríamos de aproveitar este espaço para agradecer a Sylvia Regina Yano do blogSentidos do Viajar” (conheça o blog aqui: http://sentidosdoviajar.com/ e conheça o Instagram), que não conhecíamos pessoalmente, mas que nos recebeu com muita atenção e com muito carinho em Brasília!

Gostaríamos também de agradecer pelo convite para curtir um happy hour com os Blogueiros do Cerrado (confira a página do Facebook e o Instagram), que nos receberam tão bem, com tanta diversão e conversa animada!

.

Endereço

SHIS Ql 10, Lote 1/30, Lago Sul.
CEP: 71630-100, Brasília - DF

Preço para o ano de 2017

Passeio de Lancha
R$35,00/pessoa

Horário

Domingo e segunda-feira, das 07:00 à 00:00 hora.
De terça a quinta-feira, das 07:00 à 01:00 hora.
Sexta-feira e sábado, das 07:00 às 2:00 horas.

Os restaurantes funcionam em horários independentes.

Para mais informações

Portal de Brasília:
http://www.df.gov.br/

Visite Brasília:
https://visitebrasilia.com.br/

Adicionar um comentário

%d blogueiros gostam disto: