Monte Verde: Trilha do Pinheiro Velho

A Trilha do Pinheiro Velho é uma trilha de nível fácil, acessível para pessoas de todas as idades e que fica no centro de Monte Verde. Ao total, tem 1.850 m de extensão, porém, está dividida em vários caminhos que se cruzam pela mata!

monte verde

Localização da Trilha do Pinheiro Velho (Organização: Tissiana Souza).

São 5 pontos de acesso para a trilha:
1 - Avenida Monte Verde;
2 - Alameda dos Pinheirais;
3 e 4 – Avenida do Aeroporto;
5 – Avenida Sol Nascente (próximo ao posto de combustível) – detalhe: nós não encontramos esta entrada.

Nós iniciamos a trilha pela entrada 1, localizada na Avenida Monte Verde. Esta entrada é sinalizada com uma placa branca que contém informações sobre a trilha.

Seguimos pelo caminho que inicialmente parece uma entrada para carros e que vai até o córrego do Cadete. Passamos por uma “ponte” improvisada sobre o córrego. Na verdade, a ponte é um tronco de árvore! Não é alto, não é uma travessia longa e o riozinho aparenta ser raso, mas é o suficiente para ter um pequeno receio de se desequilibrar!

trilha do pinheiro velho

Entrada para a Trilha do Pinheiro Velho (Foto: Matheus Sabino).

trilha do pinheiro velho

Passagem pelo Córrego do Cadete: emoção logo no início do percurso (Foto: Matheus Sabino).

A trilha é autoguiada, gratuita e bem sinalizada, indicando os pontos de interesse e as respectivas distâncias. Ao atravessar o rio, você verá as primeiras placas.

trilha do pinheiro velho

Placas indicativas na trilha (Foto: Tissiana Souza).

Esse trecho de mata fechada fica localizado entre a Avenida Monte Verde e a Avenida do Aeroporto. Há muitas araucárias e plantas típicas da Mata Atlântica, como samambaias e bromélias. As árvores são altas!

trilha do pinheiro velho

Caminhando pela Trilha do Pinheiro Velho! A chuva não deu trégua! (Foto: Matheus Sabino).

Não há obstáculos na trilha. Os caminhos têm uma leve inclinação, mas são quase planos. Crianças e idosos podem fazer tranquilamente essa caminhada! Para adultos também não há dificuldades!

O primeiro ponto para onde seguimos foi a Fonte do Pinheiro Velho. É um local onde há uma nascente de água potável (segundo a placa que marca a fonte).

trilha do pinheiro velho

Fonte do Pinheiro Velho (Foto: Matheus Sabino).

Nosso interesse era chegar até o Pinheiro Velho, o ponto auge e que dá nome à trilha. O pinheiro velho realmente se destaca entre as outras árvores por sua altura e pela espessura de seu tronco. Este exemplar de araucária (ou pinheiro-do-paraná) tem mais de 1,6 m de diâmetro de tronco e cerca de 500 anos de idade! É um gigante de beleza inigualável!

trilha do pinheiro velho

Pinheiro Velho: a estrela da trilha! (Foto: Tissiana Souza).

Ficamos ali observando o Pinheiro Velho por alguns minutos, fazendo fotos e depois seguimos pela trilha. Iniciamos um pequeno trecho de subida e saímos da mata para um campo aberto. Estava chovendo e por várias vezes as árvores foram cobertas por uma neblina. Ficamos ali mais um pouco observando a dinâmica da natureza! Saímos pela entrada 3 da trilha, na Avenida do Aeroporto.

trilha do pinheiro velho

A Trilha do Pinheiro Velho é bem tranquila! (Foto: Tissiana Souza).

trilha do pinheiro velho

Neblina tomando conta de Monte Verde! (Foto: Tissiana Souza).

Aproveitamos para ver a pista do Aeroporto Verner Grinberg por um acesso que tinha no meio da cerca. Ah, observamos a pista de longe, pois é proibido caminhar sobre ela 😉

trilha do pinheiro velho

Pista do Aeroporto mais alto do Brasil! (Foto: Matheus Sabino).

Na trilha do Pinheiro Velho também é permitido o uso de bicicletas, como está indicado nas placas. Cavalos e motocicletas não são permitidos.

O tempo médio de percurso é de 1 hora, mas lembre-se que você tem a liberdade de fazer tudo no seu tempo. Você pode ficar quantos minutos ou quantas horas quiser na mata! Para iniciantes em trilhas, esta é uma ótima opção para começar a praticar, devido ao seu baixo nível de dificuldade.

Para mais informações

Prefeitura de Camanducaia:
http://www.camanducaia.mg.gov.br/

Guia Monte Verde:
http://www.guiamonteverde.com.br/

Adicionar um comentário

%d blogueiros gostam disto: