Pico do Gavião: uma surpresa na divisa SP-MG

Esse Brasil sempre nos surpreende! A cada novo lugar, uma nova grande descoberta!

Na divisa entre Águas da Prata (SP) e Andradas (MG) há uma montanha chamada Pico do Gavião. O topo fica a mais de 1.600 m acima do nível do mar! Decidimos conhecer o Pico em um dia de inverno, sem nuvens no céu e aproveitamos para ver o pôr do Sol.

1.COMO CHEGAR:

Existem 2 caminhos para chegar ao Pico do Gavião:

-Pelo caminho paulista, seguir até Águas da Prata (há placas indicando o Pico do Gavião). São cerca de 18 km até o Pico por estrada de terra. Nosso conselho: baixe a área no Google Maps para poder usar off-line, pois não há sinal de celular/internet.

-Pelo caminho mineiro, saindo de Andradas, são aproximadamente 25 km de distância. 11,3 km são feitos pela BR-146. Depois, vire à esquerda no acesso para a “Pousada Pico do Gavião” e serão mais 13,3 km de estrada de terra.

2. A VISITA:

O Pico do Gavião é uma propriedade particular. Para acessá-lo, é preciso comprar um ingresso, no valor de R$10,00 (este valor é cobrado em finais de semana, feriados e em feriados prolongados). No restante dos dias, o acesso é livre.

A principal atração do local são os parapentes utilizados para voo livre! O céu fica cheio de pontinhos coloridos! Para aqueles que se interessarem e tiverem coragem, é possível fazer um voo duplo. No local há vendas de voos.

O Pico do Gavião é considerado um dos melhores lugares do mundo para praticar voo livre. Segundo o site Turismo Paulista, é a Meca do Voo Livre brasileira! Muitos eventos são realizados no pico, inclusive, neste ano de 2017, lá foi realizado o Campeonato Mundial de Parapente.

A vista do Pico do Gavião é sensacional! As áreas serranas no entorno são bonitas e verdejantes! Sentamos no gramado, ficamos conversando e esperando o sol de Pôr. Muitas pessoas estavam lá fazendo a mesma coisa que nós. O momento mais legal foi depois que o Sol se escondeu e começou a anoitecer. O céu parecia um arco-íris, com muitas tonalidades e cores que eu certamente não conseguiria descrever aqui para vocês!

pico do gavião

Vista do Pico do Gavião (Foto: Tissiana Souza).

pico do gavião

Pico do Gavião: vista da região e das cidades no entorno (Foto: Tissiana Souza).

pico do gaviao

Pôr-do-Sol no Pico do Gavião! Lindo demais! (Foto: Tissiana Souza).

pico do gaviao

Voo livre ao anoitecer! (Foto: Tissiana Souza).

Com o céu completamente escuro, ficamos olhando as cidades iluminadas. Do pico é possível ver São João da Boa Vista, Águas da Prata, Poços de Caldas, Andradas, e até mais longe ainda: dá para ver a claridade das luzes da Região Metropolitana de Campinas!

pico do gaviao

Anoitecer no Pico do Gavião!

Minha dica é levar uma blusa! Lá em cima o vento é cortante e depois que o Sol foi embora ficou muito, muito, muito frio!

Para quem curte acampar, também existe a opção de camping no Pico do Gavião. A estrutura do local conta ainda com sanitários, lanchonete e estacionamento.

pico do gavião

Área de sanitários e lanchonete no Pico do Gavião (Foto: Tissiana Souza).

3. BÔNUS - PONTE DE PEDRA:

No caminho entre a cidade de Águas da Prata e o Pico do Gavião existe uma cachoeira chamada Ponte de Pedra. Achei o nome bastante curioso e aquilo me intrigou muito! A cachoeira fica a 6,7km do Pico.

O acesso é muito fácil, pois a cachoeira fica próxima à estrada de terra. Há um recuo onde o carro pode ficar estacionado e depois é só seguir a pé por alguns metros. Cuidado ao pisar nas pedras da cachoeira, pois são lisas. 

A cachoeira tem literalmente uma ponte de pedra. A corredeira vem rio abaixo e a erosão abriu um “buraco” literalmente na rocha, transformando-a em uma ponte natural. É bem diferente e interessante! Vale uma paradinha para observar e fazer fotos!

ponte de pedra

A ponte de pedra: vejam a água passando por baixo dela! (Foto: Tissiana Souza)

ponte de pedra

Rio depois da ponte de pedra (Foto: Tissiana Souza).

ponte de pedra

Corredeira no rio onde está a ponte de pedra (Foto: Tissiana Souza).

Endereço

Estrada Paulo Dezena - final, Águas da Prata, SP

Horário

Diariamente, das 09:00 às 19:00 horas.

QUANTO CUSTA?

Entrada: R$10,00 (finais de semana, feriados e emendas de feriados).

Para mais informações

Adicionar um comentário

%d blogueiros gostam disto: