Pedra do Arpoador

Nossa primeira vez no Rio de Janeiro não foi das melhores experiências. Choveu, choveu muito! Estava nublado e frio! Ninguém nas praias e muito vento! Foi em 2.011. Subimos na Pedra do Arpoador, mas não foi assim tão legal. Não dava para ver o Morro Dois Irmãos! Na verdade, não dava para ver nada além de nuvens cinzentas!

Mas dessa vez, ahhhhh, dessa vez foi realmente diferente! Finalmente pudemos sentir “amor à segunda vista” pelo Rio de Janeiro! Subimos na Pedra do Arpoador de novo, em um dia limpo e ensolarado! 

1. COMO CHEGAR:

-A pé a partir da Praia de Copacabana: Quase no Forte de Copacabana, saia da Avenida Atlântica e vire à esquerda na Rua Francisco Otaviano. Depois, vire novamente à esquerda e acesse o Parque Natural Municipal Garota de Ipanema até chegar ao calçadão da Praia do Arpoador. Siga para a esquerda e você já estará no acesso à Pedra do Arpoador.

-Metrô: a estação mais próxima é a General Osório (Linhas 1 e 4). Saia para a Rua Jangadeiros, vire à esquerda na Rua Visconde de Pirajá. Continue pela Rua Canning e depois vire à esquerda na Av. Rainha Elizabeth. Vire à direita na Rua Bulhões de Carvalho e finalmente vire à direita na Rua Francisco Otaviano. Acesse o Parque Garota de Ipanema em direção à Praia do Arpoador.

-Ônibus: há diversos pontos de ônibus circulares próximo à Pedra do Arpoador. Para saber a melhor linha para você, é mais interessante consultar o site "Moovit" e colocar o endereço de partida e o destino final. Consulte o "Moovit" no link a seguir: https://web.moovitapp.com/tripplan?customerId=4481&metroId=322&lang=pt

2. A PEDRA DO ARPOADOR:

Esse costão rochoso fica localizado entre o Forte de Copacabana e a Praia de Ipanema.

O nome, “Arpoador”, vem de uma antiga atividade que era feita no local: a caça de baleias com arpões! Hoje, essa atividade é proibida (ainda bem!) e a Pedra do Arpoador é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade!

Existem pequenas trilhas artificiais que levam aos lugares mais altos da pedra, onde há mirantes. A vegetação também é artificial e composta por espécies encontradas nas restingas. O destaque são as cactáceas.

arpoador

Vista de um dos mirantes (Foto: Tissiana Souza).

É possível ver a Praia do Diabo ao lado esquerdo, e a Praia do Arpoador, a Praia de Ipanema, e a Praia do Leblon ao lado direito. No finalzinho da Praia do Leblon, avistam-se o Morro Dois Irmãos e a Pedra da Gávea, que deixam a paisagem ainda mais bonita! Somente as fotos conseguem descrever melhor como é bela a vista!

arpoador

Vista em direção à Praia do Diabo e ao Forte de Copacabana (Foto: Tissiana Souza).

arpoador

A Pedra do Arpoador é muito procurada pelos turistas (Foto: Tissiana Souza).

arpoador

Vista em direção ao Morro Dois Irmão e à Pedra da Gávea (Foto: Tissiana Souza).

Muitas pessoas vão à pedra para pescar ou simplesmente ficar lá observando a paisagem! O local também é muito conhecido por ser um ótimo ponto para ver o pôr-do-Sol!

arpoador

Aquele momento relax em frente ao mar! (Foto: Tissiana Souza).

Também há alguns comerciantes na Pedra do Arpoador, principalmente de artesanato e de bebidas.

O local, apesar de bonito, é perigoso! É aconselhável evitar chegar muito próximo ao mar, pois as ondas quebram com muita força nas pedras. Logo após sairmos do Arpoador, uma pessoa caiu no mar e precisou ser resgatada pelos salva-vidas.

Já a Praia do Arpoador ficou conhecida em 1.948, quando a alemã Miriam Etz usou pela primeira vez um biquíni em público no Brasil. É uma praia bastante frequentada por surfistas e tem 500 m de extensão.

A Praia de Ipanema, por sua vez, tem 2 km de comprimento e ficou famosa pela música "Garota de Ipanema", composta por Tom Jobim.

A Praia do Leblon é a continuação da Praia de Ipanema, e tem início após o canal conectado com a Lagoa Rodrigo de Freitas.

Endereço

Rua Francisco Otaviano, Ipanema, Rio de Janeiro - RJ, CEP: 22080-040 

Preços para o ano de 2016

Gratuito

Para mais informações

Visit.Rio:
http://visit.rio/

Adicionar um comentário

%d blogueiros gostam disto: