Parque das Ruínas

No bairro de Santa Teresa há um lugar muito interessante de se conhecer: o Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas!

Após subirmos a Escadaria Selarón, encaramos a Ladeira de Santa Teresa para conhecermos o Parque das Ruínas

1. COMO CHEGAR:

Depois de subir a Escadaria Selarón, vire à esquerda e suba a Ladeira de Santa Teresa. Vire à direita na Rua Dias de Barros. Siga as placas e continue pela direita na Rua Moutinho Nobre até chegar na entrada do Parque das Ruínas.

2. O PARQUE DAS RUÍNAS:

O charme do local são as ruínas do antigo Palacete de Laurinda Santos Lobo, sobrinha e herdeira de Joaquim Murtinho Nobre, Ministro da Fazenda do governo de Campos Sales. O palacete foi frequentado por grandes nomes do modernismo brasileiro, como Tarsila do Amaral e Villa Lobos.

parque das ruínas

Um antigo palacete transformado em centro cultural (Foto: Tissiana Souza).

Laurinda faleceu em 1.946 e não deixou herdeiros. O palacete ficou abandonado por anos, até que a Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro adquiriu a propriedade em 1.994. O que sobrou do palacete foi reformado e recebeu intervenções na estrutura, com vidros e ferro, misturando o estilo neoclássico com uma estrutura moderna. Em 1.997, o espaço foi aberto ao público como um Centro Cultural (Fonte: Museus do Rio).

parque das ruínas

No meio das árvores se esconde a estrutura de um palacete (Foto: Tissiana Souza).

A estrutura do Parque das Ruínas conta com uma galeria de exposições, palco externo com dois camarins, um anfiteatro de 80 lugares, um café, área arborizada e sanitários.

Nós vimos uma exposição muito interessante na galeria. Era o projeto “Identidade”, de autoria de Noemia Oliveira e Orlando Caldeira e com fotografias feitas por Faya, mostrando ícones da nossa história – entre pessoas reais, personagens do cinema e obras de arte – que originalmente são retratados por pessoas brancas, mas que no projeto estão retratados por pessoas negras.

O resultado da mostra é incrível e propõe uma reflexão sobre a representatividade dos negros na sociedade brasileira. A mostra traz Milton Gonçalves como Charles Chaplin, Sheron Menezzes como Beatrix Kiddo (personagem interpretada por Uma Thurman no filme Kill Bill), o ator mirim JP Rufino como o Menino Maluquinho, Juliana Alves como a Elsa do filme Frozen. “Identidade” ficou até o dia 28 de Agosto de 2.106 no Parque das Ruínas.

parque das ruínas

Fotografias do Projeto "Identidade" (Foto: Tissiana Souza)

parque das ruínas

Projeto Identidade (Foto: Tissiana Souza).

Além dos espaços de exposição, os visitantes podem caminhar dentro das ruínas do palacete através de plataformas de ferro suspensas. No topo da antiga residência, há um mirante em 360° que proporciona uma lindíssima vista do Rio de Janeiro!

parque das ruínas

Passarelas de acesso às ruínas (Foto: Tissiana Souza).

De lá, é possível ver os Arcos da Lapa, a Catedral Metropolitana, o Aeroporto Santos Dumont, a Ponte Rio-Niterói, a Baía da Guanabara, a Marina da Glória, o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor. Impossível deixar de apreciar a vista! Ficamos observando os aviões decolarem e pousarem no Santos Dumont! A vontade é de ficar no mirante por horas observando a paisagem!

parque das ruínas

Cidade do Rio de Janeiro, vista do ponto mais alto do Palacete (Foto: Tissiana Souza).

parque das ruínas

Cristo Redentor, visto do Mirante do Parque das Ruínas (Foto: Tissiana Souza).

 

Endereço

Rua Murtinho Nobre, 169 - Santa Teresa, Rio de Janeiro - RJ, CEP: 20241-050

Preços para o ano de 2016

Gratuito

Horário

De terça-feira a domingo, das 08:00 às 18:00 horas.

Para mais informações

Parque das Ruínas:
www.facebook.com/parquedasruinas

Visit.Rio:
http://visit.rio/

Adicionar um comentário

%d blogueiros gostam disto: