A monumental Fontana di Trevi, Roma

Sim, a Fontana di Trevi está de volta! Ainda mais bonita, com ares mais joviais e renovados!
Após 17 meses de restauração, no dia 03 de novembro de 2015, a fonte mais famosa de Roma foi reinaugurada!
A água finalmente voltou a jorrar deste que é um dos pontos turísticos mais famosos da capital da Itália!
Segundo o European Best Destinations 2015, a Fontana di Trevi é uma das 7 maravilhas da Europa!
Já a cidade de Roma é, conforme o TripAdvisor Traveller's Choice 2015, o 7º melhor destino mundial. Pelo European Best Destinations 2015 é o 12º melhor destino europeu, tem 9ª melhor festa de ano novo, e está entre os melhores destinos românticos da Europa.

 

A Fontana di Trevi dispensa comentários! É uma belezura só! (Foto: Matheus Sabino).

 

1. COMO CHEGAR: 

-Metrô: Estação Barberini (Linha 1).
Saia para a Via del Tritone, vire à esquerda na Via della Stamperia e você chegará na Fontana di Trevi, na Piazza di Trevi. A caminhada tem cerca de 600 metros.

2. A FONTANA DI TREVI: 

Não é por acaso que a Fontana di Trevi é considerada uma das 7 maravilhas da Europa! A grandiosidade, as minúcias e delicadezas das estátuas, a cor clara em contraste com a cor azul e o barulho das águas impressionam os visitantes! E tudo isto pode ser visto gratuitamente a qualquer horário do dia!
O detalhe é que a Fontana di Trevi não se encontra no centro de uma praça, como comumente acontece com outras fontes. Ela tem um destaque único por estar próxima à parede de um palácio. É como se possuísse uma moldura, como se estivesse em um quadro estrategicamente posicionado para unicamente ser contemplado!

 

fontana di trevi

A poderosa Fontana di Trevi (Foto: Tissiana Souza).


A quantidade de turistas é grande no monumento! Pessoas ficam sentadas nos degraus da praça, enquanto observam o movimento das águas. O espaço para as fotografias é disputado com os turistas que fazem seus desejos jogando a moeda!
A maior fonte de Roma foi projetada em 1732 por Nicola Salvi, que venceu um concurso feito pelo Papa Clemente XII. A conclusão se deu em 1762 por Giuseppe Pannini, já que Salvi faleceu durante a execução do projeto.
A fonte retrata Netuno, Deus dos mares, em uma carruagem no formato de uma concha que navega em um oceano, puxada por cavalos marinhos liderados por tritões.
A água que alimenta a fonte chega por um dos aquedutos mais antigos de Roma, o Acqua Virgine (Aqua Virgo), datado do século 1 a.C.
O nome da fonte se deve à sua localização, no encontro de três ruas (Tre vie), que originou a palavra "Trevi".
Antes de ir embora, não deixe de executar um velho costume: jogue uma moeda na fonte por cima dos ombros, para garantir que você um dia retornará a Roma, a cidade eterna! Cerca de 1 milhão de euros são coletados anualmente a partir de moedas jogadas na Fontana di Trevi e tudo é revertido para instituições de caridade.
A restauração da fonte, ocorrida entre julho de 2014 e novembro de 2015 (concluída antes do tempo previsto) foi financiada pela FENDI, uma famosa casa de moda italiana. O projeto "Fendi for Fountains" doou cerca de 2,2 milhões de euros para as obras e prevê ainda a restauração de outras fontes de Roma, uma iniciativa visando a preservação do patrimônio cultural da cidade.
A Piazza di Trevi é rodeada por estabelecimentos comerciais. Assim, o outro destaque na praça é a Chiesa (Igreja) dei Santi Vincenzo e Anastasio a Trevi, de estilo barroco, construída a partir de 1644 e concluída em 1650.

 

 

dei Santi Vincenzo e Anastasio a Trevi (Foto: Tissiana Souza).

Endereço

Piazza di Trevi, Código Postal:00187, Roma, Itália

Preços para o ano de 2015

Gratuito

Horário

Todos os dias, 24 horas por dia.

Para mais informações

Mapa do Metrô de Roma:
http://www.rome.info/metro/

Turismo em Roma, acesse o site oficial da cidade:
http://www.turismoroma.it/

Adicionar um comentário

%d blogueiros gostam disto: