Mercado Municipal de São Paulo

Quando você pensa no Mercado Municipal de São Paulo – o famoso Mercadão – o que vem à sua cabeça?! Posso imaginar que são os gigantes e tradicionais lanches de mortadela, com certeza!

Mas o Mercadão é mais que isso: é um dos principais pontos turísticos de São Paulo!

Mercado Municipal de São Paulo, o Mercadão (Foto: Tissiana Souza).

1. COMO CHEGAR:

-Metrô: Uma das estações próximas ao mercadão é a Estação Luz (Linha 1 – Azul; Linha 4 – Amarela). Saia para a Av. Prestes Maia na direção esquerda e depois vire novamente à esquerda na Av. Senador Queirós. Depois, vire à direita na Rua da Cantareira e você estará no Mercado Municipal. Você pode também seguir pela Av. Mercúrio, e acessar o mercadão pela entrada que fica nesta avenida. A caminhada entre a estação da Luz e o mercado é de 750 m e dura cerca de 10 minutos.

Outra opção é a Estação São Bento (Linha 1 – Azul). Desça a Ladeira Porto Geral e vire à esquerda na Rua 25 de Março. Depois vire à direita na Rua Comendador Afonso Kherlakian e caminhe até chegar ao Mercadão. São 850 m de caminhada.

Aconselhamos o caminho pela estação da Luz, pois assim você evitará caminhar em meio à multidão da Rua 25 de Março. No trajeto, evite usar o telefone celular (conselho dado por uma senhora que trabalha na região).

2. O MERCADÃO:

O Mercado Municipal de São Paulo foi inaugurado em 1.933. Portanto, é uma construção com um pouco mais de 80 anos.

Foi edificado para substituir o antigo Mercado Central da cidade, que funcionava a céu aberto na Rua 25 de março (Fonte: Cidade de São Paulo).

O Mercadão foi um projeto de Ramos de Azevedo, arquiteto responsável também pela construção da Pinacoteca do Estado de São Paulo e pelo Theatro Municipal.

Muitas pessoas vão ao mercado para experimentar os famosos lanches de mortadela, mas nós sempre vamos lá para comer o pastel de bacalhau do Hocca Bar (não é propaganda, é que o pastel é bom mesmo!!!).

Nos 12.600 m² do mercado e quase 300 estandes, você encontra carnes (bovinos, suínos, aves, peixes, etc), hortifrutigranjeiros, especiarias, vinhos, restaurantes, etc.

Caminhando pelos corredores do Mercadão (Foto: Tissiana Souza).

Salames, queijos e diversidade de temperos fazem parte das bancas do Mercado Municipal (Foto: Tissiana Souza).

As frutas e as carnes sempre estão com um aspecto de produto fresco! É uma beleza ver as cores das frutas nos boxes! Os preços são altos, mas os produtos são de ótima qualidade!

Explosão de cores das frutas, verduras e legumes (Foto: Tissiana Souza).

A arquitetura do Mercado também atrai muitos visitantes! Os destaques são as colunas, as abóbadas e os belos vitrais importados da Alemanha que retratam cenas cotidianas do trabalho na agricultura e na pecuária.

Colunas do Mercadão (Foto: Tissiana Souza).

Vitral do Mercadão (Foto: Tissiana Souza).

Lindos vitrais mostrando atividades ligadas à agricultura (Foto: Tissiana Souza).

Você pode aproveitar o passeio pelo Mercadão para conhecer o também Museu Catavento. É só sair do Mercadão para a Av. Mercúrio, atravessar a Ponte sobre o Rio Tamanduateí (Av. do Estado) e continuar pela Av. Mercúrio até o museu. São 450 m de caminhada.

O Mercadão em geral funciona todos os dias da semana, porém, em algumas datas pode ser que ele esteja fechado. Se você pretende visitar o mercado, é ideal consultar o calendário de funcionamento e a agenda de eventos:
http://www.oportaldomercadao.com.br/index.php?page=agenda-de-eventos 

Serviços: o mercadão tem estacionamento (Zona Azul), sanitários, 22 vagas para bicicletas, um espaço para feiras temporárias e uma loja de lembrancinhas.

Não é permitida a entrada de animais de estimação pela Portaria 1210/06 da Secretaria Municipal da Saúde. 

Você pode conferir o mapa do Mercado Municipal de São Paulo clicando no link:
http://www.oportaldomercadao.com.br/uploads/images/portal/local_mapa.jpg

 Quer conhecer o Mercadão em 360°?! Clique no link a seguir, vá até a seção “Gastronomia” e selecione a opção “Mercado Municipal”:
http://www.cidadedesaopaulo.com/tour360/portugues/

Endereço

Rua da Cantareira, 306, Centro, São Paulo - SP.

Preço para o ano de 2016

Gratuito

Horário

Atacado

De segunda-feira a sábado, das 22:00 às 6:00 horas

Varejo

De segunda-feira a sábado, das 6:00 às 18:00 horas.
Domingos e feriados, das 6:00 às 16:00 horas

Para mais informações

O Portal do Mercadão - site oficial do Mercado Municipal:
http://www.oportaldomercadao.com.br/

Cidade de São Paulo - Site oficial de Turismo da Cidade de São Paulo:
http://www.cidadedesaopaulo.com/sp

Mapa de Transporte Metropolitano de São Paulo:
http://www.metro.sp.gov.br/pdf/mapa-da-rede-metro.pdf

Adicionar um comentário

%d blogueiros gostam disto: