Gedächtniskirche – Kaiser Wilhelm Memorial Church

Ir a Berlin é estar sempre em contato com algum monumento que lembre a Segunda Guerra Mundial! Ao andar pela cidade, algo sempre nos lembrará que a capital alemã um dia foi arrasada por bombardeios e tiroteios!
Um local que retrata muito bem o poder avassalador da guerra é a Gedächtniskirche, uma igreja luterana construída entre 1891 e 1895 para homenagear o primeiro imperador alemão – Kaiser Wilhelm I (Guilherme I). Em estilo neorromânico, está localizada na Praça Breitscheidplatz (Fonte: Visit Berlin).

1. COMO CHEGAR:

-U-BAHN (metrô): Estações Kurfürstendamm (Linhas 1 e 9) e Zoologischer Garten (Linhas 1, 2 e 9);

-S-BAHN (trem): Zoologischer Garten (Linhas 5, 7, 46 e 75)

2. O MEMORIAL:

A pedra fundamental da Igreja foi depositada em 22 de março de 1981, dia do aniversário do Kaiser Wilhelm I. No dia 1º de setembro de 1895, a igreja foi aberta (Fonte: gedaechtniskirche-berlin.de).
Quase totalmente arrasada durante um bombardeiro em 23 de novembro de 1943, o que sobrou da Igreja Memorial ao Kaiser Wilhelm– a Torre – está ali para lembrar do poder de destruição, sendo também um monumento para a paz e a reconciliação (Fonte: Visit Berlin)!

kaiser wilhelm memorial church

A Torre da Kaiser Wilhelm Memorial Church (Foto: Tissiana Souza).


A igreja parecia ser muito bonita, pelo pouco que sobrou. No Hall da Lembrança, vimos todo um trabalho de mosaicos no chão e no teto e os relevos nas paredes feitos em mármore e arenito. Quando estivemos por lá, a torre estava em restauração.

kaiser wilhelm memorial church

Mosaico no chão do que sobrou da Igreja (Foto: Tissiana Souza).

kaiser wilhelm memorial church

Mais um mosaico. Repare que ele está "remendado" (Foto: Tissiana Souza).


O Hall da Lembrança era o vestíbulo da igreja, e agora constitui um memorial de guerra, com ilustrações da igreja (Fonte: gedaechtniskirche-berlin.de).

kaiser wilhelm memorial church

O antigo vestíbulo da igreja, que agora é um memorial (Foto: Tissiana Souza).


Junto às ruinas da Igreja, estão duas construções contemporâneas: uma nova Igreja e uma nova torre.
A nova igreja teve sua pedra fundamental colocada em 09 de maio de 1959. A consagração ocorreu no dia 17 de dezembro de 1961. Tem um estilo totalmente diferente da antiga igreja, com destaque para os vidros azuis e seu formato em octógono.

kaiser wilhelm memorial church

A nova igreja tem um estilo diferente da antiga, e tem como destaque os vitrais (Foto: Tissiana Souza).


Quem quiser saber mais sobre o Memorial pode fazer uma visita guiada, que tem como ponto de início o Hall da Lembrança. Os tours guiados são gratuitos, porém são aceitas doações. Os tours são normalmente em alemão e em inglês.

Endereço

Breitscheidplatz, Código Postal: 10789
Berlim,Alemanha

Preços para o ano de 2016

Gratuito

Horário

Todos os dias, das 9:00 às 19:00 horas.

Para mais informações

Adicionar um comentário

%d blogueiros gostam disto: