Jardim de Luxemburgo

Quando se trata de jardins e parques urbanos, Paris dá show! E caminhar pela cidade é aproveitar para conhecer as áreas verdes, principalmente na primavera e no verão, período no qual haverá muita cor!
Este texto fala sobre o Jardim de Luxemburgo (Jardin du Luxembourg), local onde está situado o Senado francês.

1. COMO CHEGAR:

-Trem urbano: Estação Luxembourg (RER B), que sai diretamente no Jardim. Esta foi a estação que escolhemos para visitar o local.

Estações de metrô próximas:
-Notre-Dame des Champs (Linha 12), cerca de 400m de caminhada.
-Vavin (Linha 4), aproximadamente 450m de caminhada.

2. O JARDIM DE LUXEMBURGO:

Fiquei impactada com o jardim logo “de cara”! Nem havia entrado direito no parque, e as primeiras impressões me deixaram admirada!
O jardim data de 1611 e foi construído a pedido da Rainha D. Marie de Médicis, com inspiração no Jardim de Boboli, situado em Florença (Itália). Passou por várias mudanças ao longo dos anos, até chegar à sua disposição visual atual. A Rainha desejava sair do Palácio do Louvre após o assassinado de seu marido, o Rei Henrique IV.

 

jardim de luxemburgo

O Jardim de Luxemburgo é ideal para dar uma relaxada! (Foto: Lucilena Souza).

São 25 hectares, divididos entre um jardim de estilo francês e outro em estilo inglês.
Mas, quais as diferenças entre os estilos de jardins?
-Jardim Francês: são destinados à contemplação, e se apresentam como um complemento da arquitetura. São caracterizados por fontes, chafarizes, estátuas, etc., ou seja, são cheios de “acessórios”. Outro ponto importante é a simetria e a poda das árvores.
-Jardim inglês: ao contrário dos jardins franceses, os jardins ingleses valorizam a natureza, deixando as árvores sem podas, e que estas cresçam naturalmente sem intervenções. Não há ordenamento das espécies vegetais. São jardins assimétricos.
(Fonte: http://claudia.abril.com.br/sua-vida/a-diferenca-entre-jardim-frances-e-jardim-ingles/)

O Jardim apresenta uma grande diversidade biológica: pomares frutíferos, estufas, apiário, coleções de orquídeas. Há também uma escola de horticultura.
Em termos arquitetônicos, podemos destacar as 106 estátuas distribuídas nas dependências do Jardim de Luxemburgo! Se você se interessa pelo assunto, pode consultar a localização no link a seguir: http://www.senat.fr/visite/jardin/statues.html.

jardim de luxemburgo

Uma das muitas estátuas do Jardim de Luxemburgo (Foto: Tissiana Souza).

O ponto auge da visita, no meu caso, foi conhecer a Place André Honnorat, onde fica o lago octogonal e o Palácio de Luxemburgo, que abriga o Senado francês desde 1879. É interessante saber como os senadores estão fisicamente próximos da população geral (franceses e turistas), em um parque público e de acesso livre!

jardim de luxemburgo

O lago e o Palácio de Luxemburgo ao fundo (Foto: Tissiana Souza).

O Palácio de Luxemburgo, segundo o site do Senado, foi comprado em 1612 pela Rainha Marie de Médicis e teve a área construída aumentada. Até a Revolução Francesa, o Palácio foi residência real. Em 1791, foi declarado Palácio Nacional e transformado em prisão em 1793. Em 1870, abrigou um hospital, e em 1871, foi convertido a tribunal. O site do senado destaca que neste período muitas pessoas foram fuziladas no jardim :(. Depois disto, foi a sede da Prefeitura da cidade até ser instituída a 3ª república, e o Palácio tornou-se a sede do Senado.

jardim de luxemburgo

O belo Palácio de Luxemburgo, a Sede do Senado da França (Foto: Tissiana Souza).

O entorno do Palácio é extremamente bonito, com gramados onde as pessoas relaxam, cadeiras, flores, muitas flores!!!! É um lugar muito bom para ler um livro, ou simplesmente sentar para descansar!

jardim de luxemburgo

Indispensável uma foto em um lugar tão bonito! (Foto: Lucilena Souza)

Endereço

Rue de Médicis - Rue de Vaugirard - Código Postal 75006, Paris

Pre;os para o ano de 2017

Gratuito

Horário

O jardim abre entre 07:30 e 8:15 da manhã e fecha entre 16:30 e 21:30 horas, de acordo com a estação do ano.

Para mais informações

Mapa da rede de transporte metropolitano de Paris:
http://www.plandeparis.info/metro-paris/metro-paris.html

Paris - Official Website of the Conventions and Visitors Bureau:
https://en.parisinfo.com/

Adicionar um comentário

%d blogueiros gostam disto: