Igreja e Torre dos Clérigos

A cidade do Porto, no Norte de Portugal, foi eleita três vezes pelo European Best Destinations como o melhor destino do continente – nos anos de 2012, 2014 e 2017. A cidade está na lista dos melhores destinos românticos da Europa. Isto mostra que a cidade vem atraindo cada vez mais turistas interessados em conhecer o que o Porto tem de melhor!
É a segunda maior cidade de Portugal, com uma população de 1,3 milhão de habitantes.
Eu (Tissiana) sou uma dessas pessoas suspeitas a falar do Porto, pois já estive 3 vezes na cidade a turismo (e mais algumas vezes para resolver uns problemas quando morava em Portugal), em diferentes estações do ano, e voltaria mais mil vezes, pois esta é a minha cidade predileta naquele país!
Mas a verdade que é você não vai resistir à vista da Torre dos Clérigos, a um passeio de barco pelo rio Douro, conhecer um pouco mais da história do Vinho do Porto e comer uma típica francesinha “dançando” no molho picante!
Abrindo nossas postagens sobre o Porto, hoje falamos sobre um dos principais cartões postais da cidade: a Torre dos Clérigos, considerada monumento nacional português desde 1910.

torre dos clérigos

A Torre dos Clérigos, monumento do Porto visto de diversos lugares da cidade (Foto: Tissiana Souza)

1. COMO CHEGAR: 

-Metrô: A estação mais próxima é a São Bento (Linha D), que também é uma estação de comboio (trem).
Saia em direção à Igreja de Santo António dos Congregados (que tem a fachada com detalhes de azulejos portugueses). Ao chegar na Igreja, você passará pela Praça da Liberdade e estará na rua dos Clérigos, que é a rua da Igreja e da Torre dos Clérigos. Da Praça da Liberdade já possível ver a Torre.

2. IGREJA E TORRE DOS CLÉRIGOS: 

O conjunto formado entre a Igreja e a Torre dos Clérigos está localizado no Centro Histórico do Porto, considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO desde 1996.
O conjunto é de autoria do arquiteto italiano Nicolau Nasoni. Há uma grande curiosidade em torno do arquiteto, pois sabe-se que seu corpo está enterrado no interior da Igreja dos Clérigos, o que não se sabe é o local exato de sua sepultura.
A Igreja dos Clérigos foi construída antes da torre, entre 1732 e 1749, sendo uma iniciativa da Irmandade dos Clérigos.

torre dos clérigos

A Igreja dos Clérigos fica no topo de uma ladeira (prepare as pernas)! (Foto: Tissiana Souza).


Seu interior apresenta uma nave única de formato elíptico.

torre dos clérigos

Interior da Igreja dos Clérigos. O acesso é gratuito (Foto: Tissiana Souza).


Segundo o VisitPorto, site oficial do turismo da cidade do Porto, a Torre dos Clérigos é considerada um ponto de turismo obrigatório para quem vai à cidade, e recebe cerca de 120 mil visitas anuais.
Com 76m de altura, na época em que foi erguida, entre 1754 e 1763, a Torre dos Clérigos era o edifício mais alto de Portugal. No ano de 2013 foram comemorados seus 250 anos. Apesar da conclusão em 1763, sua inauguração oficial ocorreu 16 anos depois, em 12 de abril de 1779.
O monumento é um dos melhores exemplos de arquitetura barroca no Porto. A Torre, feita em granito e mármore, contém 6 andares e vai apresentando um leve afunilamento em direção ao topo. Segundo informações da Irmandade dos Clérigos, no 1º andar, as paredes da torre tem até 2m de espessura!
São 240 degraus em espiral, que vão revelando aos poucos através de suas janelas a visão da cidade. A subida é um pouco cansativa, mas você não vai se arrepender!
Ao chegar no topo, o miradouro (mirante) proporcionará uma visão espetacular em 360º da cidade do Porto e de parte da Vila Nova de Gaia.
Além de ser um mirante, a Torre dos Clérigos se localiza numa parte mais alta da cidade, o que permite uma visão privilegiada do rio Douro, das caves de vinho do Porto localizadas na outra margem do rio, da Sé do Porto e do Mosteiro da Serra do Pilar.

 

torre dos clérigos

A vista da Torre dos Clérigos: os telhados dos sobrados da cidade, o rio Douro e a Sé (situada no canto esquerdo da foto) (Foto: Tissiana Souza).

 

torre dos clérigos

Centro Histórico do Porto visto da Torre dos Clérigos (Foto: Tissiana Souza).


Aproveite para contemplar esta cidade, que não por acaso, está na lista dos melhores destinos europeus!

Endereço

Rua de São Filipe Nery
Código Postal: 4050-546, Porto - Portugal

Preços para o ano de 2015

Bilhetes Diurnos

Adultos: 3,00 €
Crianças até 10 anos: Gratuito

Bilhetes Noturnos - Grupos

Até 25 pessoas: 250,00 €

Horário

Todos os dias, das 9:00 às 19:00 horas.
24 de dezembro - das 09:00 às 14:00
25 de dezembro - das 11:00 às 18:00
31 de dezembro - das 09:00 às 14:00
1º de janeiro - das 11:00 às 19:00

Para mais informações

Torre e Igreja dos Clérigos:
http://www.torredosclerigos.pt/

Site oficial de Turismo no Porto:
http://www.visitporto.travel/

Metrô do Porto:
http://www.metrodoporto.pt/

Adicionar um comentário

%d blogueiros gostam disto: