Fragata Presidente Sarmiento

Quando estivemos no Puerto Madero, aproveitamos para visitar o Navio Fragata Presidente Sarmiento. Foi uma boa oportunidade para conhecer um navio integrante da Marinha por dentro! 

navio fragata sarmiento

O Navio Museu Presidente Sarmiento é uma ótima oportunidade para conhecer um navio por dentro (Foto: Tissiana Souza)

1. COMO CHEGAR: 

-Subtê (Metrô): Pela estação Leandro N. Alem (Linha B), são 1000m de caminhada (aproximadamente 12 minutos). Na Av. Corrientes, caminhe em direção aos galpões do Puerto Madero. A Corrientes trocará de nome e passará a se chamar Trinidad Guevara. Siga em frente pela T. Guevara por 80m e vire à direita na Av. Alicia Moreau de Justo, onde você caminhará por mais 700. O Buque Fragata Presidente Sarmiento fica próximo à Puente de La Mujer.
Também é possível usar a estação Plaza de Mayo (Linha A), com uma caminhada de 1.200m. Saia para a Av. Passeo Colón, vire à esquerda na Belgrano, que mudará de nome para Azucena Villaflor. Você caminhará na A. Villaflor por 80m, e virará à esquerda na Av. Alicia Moreau de Justo. Mais 300m de caminhada e você estará no navio. 

2. O NAVIO MUSEU:

O navio foi construído na última década do século XIX. Foi produzido na Inglaterra, sendo o capitão Manuel Domecq García o comandante-inspetor do projeto (Fonte: Armada Argentina).
Segundo o “Guia A História – Edição 05 Navio”, a Fragata Sarmiento era um dos navios mais modernos para a sua época. O nome da Fragata é uma homenagem ao fundador da Escola Naval Argentina, Domingo Faustino Sarmiento.
Os testes de navegação tiveram início em 19 de maio de 1898 e os testes com os armamentos começaram 5 dias depois. Em 30 de junho do mesmo ano, a bandeira da Argentina foi hasteada no navio (Fonte: Armada Argentina).
A fragata partiu de Liverpool em 14 de julho de 1898, com duas paradas: em Vigo e Gênova. Em 10 de setembro, o navio Sarmiento chegou finalmente em Buenos Aires (Fonte: Armada Argentina).
A Fragata Sarmiento funcionou como um navio-escola, para treinamento da Marinha da Argentina, entre 1899 e 1939 (Fonte: Armada Argentina).
Foram 37 viagens pelo mundo, nas quais o navio atuou como Embaixador da Paz Argentina, mesmo em períodos de guerra internacional. Durante suas viagens, recebeu a visita de personalidades políticas importantes, como o imperador Guilherme II (Kaiser Wilhelm II) da Alemanha e o czar Nicolau II da Rússia. O navio também esteve presente na coroação do rei Eduardo VII da Inglaterra e Alfonso XII da Espanha (Fonte: Armada Argentina). A fragata ainda participou de outros eventos internacionais, como a abertura do Canal do Panamá (Fonte: Armada Argentina).
A última viagem da fragata Sarmiento foi iniciada em 18 de abril de 1938 e foi concluída em novembro do mesmo ano. Em seguida (1939), o navio passou a fazer viagens curtas de instrução por mar pela Argentina (Fonte: Armada Argentina).
Nos anos de 1950, as viagens da Fragata Sarmiento ficaram restritas a cruzeiros pelo Rio de La Plata, pelo Uruguai e pelo Paraná (Fonte: Armada Argentina).
Desde 8 de junho de 1962, a Fragata Presidente Sarmiento é considerada Monumento Histórico Nacional argentino. É um museu desde 22 de maio de 1964 (Fonte: Armada Argentina).
Conhecer o navio é um passeio realmente muito interessante! Os corredores apertados dão uma pequena ideia de como é passar alguns dias no interior da embarcação. Já imaginou como seria viver em um espaço restrito no meio do mar?!

navio fragata presidente sarmiento

Eixos do navio fragata (Foto: Tissiana Souza).

Dentro da fragata estão expostas várias peças, incluindo armas, canhões e utensílios que faziam parte da rotina das viagens. Os cômodos da fragata podem ser vistos, como a área de refeição, barbearia, dormitórios, cozinha, caldeira.

navio fragata presidente sarmiento

A cozinha do navio-escola (Foto: Tissiana Souza).

 

navio fragata presidente sarmiento

Barbearia (Foto: Tissiana Souza).

 

navio fragata presidente sarmiento

Área de refeições do navio (Foto: Tissiana Souza).

 

navio fragata presidente sarmiento

E esse torpedo?! (Foto: Tissiana Souza)

 

navio fragata presidente sarmiento

Ferramentas expostas (Foto: Tissiana Souza)

A boa conservação da fragata impressiona! Certamente é uma das partes mais interessantes na visita ao Puerto Madero!

navio fragata presidente sarmiento

Área externa do navio (Foto: Tissiana Souza).

Alguns números da Fragata Presidente Sarmiento:

-Comprimento: 85,5m (Fonte: Armada Argentina);
-Largura: 13,32m (Fonte: Clarin);
-Profundidade média: mais de 5m (Fonte: Clarin);
-Velocidade: 13 nós (Fonte: Armada Argentina);
-Tripulação: 31 oficiais, 40 cadetes e 275 tripulantes (Fonte: Armada Argentina);
-Distância percorrida: 1.100.000 milhas (equivalente a 50 voltas ao redor do mundo) (Fonte: Disfruta Buenos Aires);
-Seu mastro principal tem mais de 54m de altura (Fonte: Clarin);
-Motor a vapor de 1.800 cavalos de potência (Fonte: Clarin);
-6 canhões, duas metralhadoras e três tubos para lançamento de torpedos (Fonte: Clarin). 

Observações para a visita:

 -No segundo e no quarto domingo de cada mês ocorrem missas a bordo;
-Em caso de chuva, o navio pode encerrar suas atividades;
-Em ocasiões relacionadas a atividades navais, o navio pode permanecer fechado.

Endereço

Avenida Alicia Moreau de Justo 980 – Capital Federal, Dique 3

Preços para o ano de 2017

10 pesos argentinos

Horário

De segunda-feira a domingo, das 10:00 às 19:00 horas.

Para mais informações

Adicionar um comentário

%d blogueiros gostam disto: