Grandes Mestres – Leonardo | Michelangelo | Rafael

Esta é mais uma postagem com prazo de validade!
Estamos sempre buscando dicas culturais e acessíveis economicamente para vocês! E a dica de hoje é gratuita!
A exposição “Grandes Mestres – Leonardo | Michelangelo | Rafael” foi prorrogada até o dia 08/05/2016 no recém-inaugurado Espaço Cultural Porto Seguro, localizado no bairro Campos Elíseos, aqui em São Paulo.
Esta é a primeira exposição do local! E já começou em grande estilo!

1. COMO CHEGAR:

-Metrô: Estação Luz (Linha 1 - Azul; Linha 3 - Amarela).
O Espaço Cultural Porto Seguro oferece serviço de van gratuita saindo da Estação Luz a cada 20 minutos. Siga as placas de saída para Rua José Paulino/Praça da Luz/Pinacoteca, suba as escadas e haverá um receptivo do Espaço Cultural (mais informações no site oficial).

2. A EXPOSIÇÃO:

Grandes mestres” é uma exposição interativa! Todas as peças em exposição são réplicas, mas como a nossa guia educadora disse, a vantagem é poder ficar bem pertinho das obras que, quando visitadas em seus locais originais, ficam longe do público.
Por falar em educadora, não deixe de fazer a visita guiada! Se você simplesmente andar pelo espaço sem fazer a visita guiada, provavelmente as coisas não terão muito sentido! As informações passadas pelo educador são essenciais para compreender a exposição! Nossa visita com a educadora durou cerca de 1 hora e meia e depois tivemos a liberdade de andar pela exposição o tanto que quiséssemos. No total, ficamos 2 horas no espaço cultural.
Se você não viu nenhuma destas obras pessoalmente, além de conhece-las através das réplicas você descobrirá a história e muitas curiosidades relacionadas com estas obras. Se você já viu as obras pessoalmente (era o nosso caso), é a oportunidade de aprofundar os conhecimentos sobre elas.
Leonardo da Vinci, Michelangelo e Rafael sem dúvidas são os principais ícones do período Renascentista. Todos viveram entre o final do Séc. XV e início do Séc. XVI na Itália.
Leonardo era cientista, pintor, escultor, arquiteto, engenheiro e inventor. Estava muito afrente do seu tempo nas invenções e suas pinturas ainda permanecem cheias de enigmas e inquietações.
Michelangelo era pintor, escultor, arquiteto e poeta. Foi o responsável pelas pinturas no teto da Capela Sistina. Esculpiu a Pietá, sua única obra assinada. Também foi arquiteto nas obras da Basílica de São Pedro.
Rafael foi pintor e arquiteto, que tem como obras mais conhecidas o altar da Igreja de San Nicola de Tolentino e o altar de Oddi na Igreja de São Francisco de Persia (Fonte: Espaço Cultural Porto Seguro).

A exposição se inicia com uma réplica em tamanho real do Davi (1504) de Michelangelo. A obra tem mais de 5m de altura! A réplica exposta no Espaço Cultural é feita de fibra de vidro e gesso, mas a peça original foi esculpida em um bloco de mármore Carrara. Agora, se Davi tem 5m, imagine o tamanho do bloco de mármore que Michelangelo esculpiu!

 

A réplica do Davi de Michelangelo impressiona pela altura! (Foto: Tissiana Souza).


O Davi original atualmente está na Accademia di Belle Arte de Florença, na Itália. Michelangelo retratou o herói bíblico momentos antes de derrotar o gigante Golias. O corpo nu revela a anatomia, a perfeição do corpo de Davi (Fonte: Portal D’Arte).
Uma curiosidade desta obra, contada pela nossa educadora, é que o Davi de Michelangelo apresenta algumas deformações corporais: cabeça, mãos e pés são desproporcionais ao corpo, pois a figura foi esculpida para ser vista de baixo para cima.
No Espaço Cultural Porto Seguro há um bloco de mármore Carrara, para que os visitantes possam tocar e sentir como é o material em que Michelangelo trabalhou.
Em seguida, fomos observar outra réplica, também em tamanho real, de outra obra famosíssima de Michelangelo: a Pietá, de 1499. Aqui podemos ficar perto da obra e ver todos os seus detalhes.

 

pieta michelangelo

A Pietá, única obra assinada por Michelangelo (Foto: Tissiana Souza).


A Pietá originalmente está na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Também esculpida em mármore Carrara, a Pietá original fica inacessível ao público, protegida por um vidro blindado. No ano de 1972, um homem atacou a estátua e danificou o nariz, as mãos e o braço da Virgem Maria.
A obra retrata a Virgem Maria segurando Jesus morto. É uma obra bastante tocante, pois retrata uma mãe sofrendo a dor da perda de seu filho. A Virgem Maria é o grande foco da escultura, e por isto mesmo ela tem proporções maiores que Jesus.
A visita continua no Salão Nobre, onde está a representação da Cúpula da Basílica de São Pedro, uma obra arquitetônica de Michelangelo. Já falamos aqui no nosso blog como é subir a Cúpula. O diâmetro interno é de 41,50m e a claraboia tem 17m de altura. Há também uma maquete da cúpula, que mostra aos visitantes como ela apresenta grandes proporções!

 

cúpula basílica de são pedro

A impressionante cúpula da Basílica de São Pedro (Foto: Tissiana Souza).


O teto e o altar da Capela Sistina, nos Museus do Vaticano, também são obras de Michelangelo. A representação no Espaço Cultural Porto Seguro é na escala 1:10 (ou seja, 1m do que estamos vendo corresponde a 10m no tamanho real). A vantagem aqui é poder fotografar, coisa que não pode ser feita na Capela Sistina. Além disto, a Educadora deu explicações sobre os afrescos!
O afresco mais conhecido da Capela Sistina é “A Criação de Adão”, no qual Deus e Adão quase tocam os seus dedos. A educadora plantou a dúvida: será que eles já tocaram os dedos, ou ainda vão tocar?

 

Reprodução do teto da Capela Sistina. No centro da foto, o afresco "A Criação de Adão" (Foto: Tissiana Souza).


O altar da Capela Sistina apresenta a pintura “O Juízo Final”, onde Michelangelo retrata o conceito da justiça divina.

 

o juizo final michelangelo

"O Juízo Final", de Michelangelo (Foto: Tissiana Souza).


Ao falar sobre Leonardo da Vinci, o destaque são as anotações sobre anatomia, que foram extremamente importantes para o entendimento do corpo humano. Leonardo dissecou cadáveres e fez anotações minuciosas e detalhadas.

 

A anatomia do corpo humano por Leonardo (Foto: Tissiana Souza).


Há também miniaturas de peças projetadas por Da Vinci, como pontes e máquinas de guerra, que mostram que o homem de múltiplas facetas era um inovador. Suas ideias eram tão avançadas que só puderam ser aplicadas depois de maiores avanços tecnológicos.

 

 

As "engenhocas" de Da Vinci eram tão evoluídas que só puderam ser construídas após avanços tecnológicos! (Foto: Tissiana Souza)


A obra “A Última Ceia” (1507) também tem um espaço dedicado na exposição. Esta é uma das obras mais importantes de Leonardo, que fica na parede do refeitório dos monges do Convento Santa Maria Delle Grazie, em Milão. A pintura retrata o momento em que Jesus revela que um dos apóstolos cometerá a traição e mostra as reações de cada um deles.
Devido à técnica da têmpera, que utilizava a gema de ovo para a mistura de pigmentos, a obra entrou em estado de deterioração 20 anos após o seu término (Fonte: InfoEscola). Além disto, uma porta foi aberta logo abaixo da pintura, cortando literalmente os pés de Jesus e alguns apóstolos. O próprio banner presente no Espaço Cultural deixa claro como a obra foi deteriorada pelo tempo.
Por último, passamos pela representação do afresco “A Escola de Atenas”, de Rafael. Esta obra representa a Academia de Platão, e foi pintada em 1509 e 1510 sob encomenda do Vaticano. No centro da pintura estão Platão e Aristóteles e muitas figuras históricas estão retratadas, como Euclides, Ptolomeu, Estrabão, Alexandre o Grande, Sócrates, entre outros. Rafael também está no afresco através de um autorretrato.

 

A "Escola de Atenas", de Rafael (Foto: Tissiana Souza).


Interaja com a exposição sendo o Homem Vitruviano de Da Vinci por alguns instantes. Depois, entre na caixa formada por 8 espelhos e veja seu corpo por todos os ângulos.

 

homem vitruviano

O homem vitruviano de Da Vinci (Foto: Tissiana Souza).


Cada educador do Espaço Cultural Porto Seguro apresenta uma formação acadêmica diferente! Portanto, se você for mais de uma vez à exposição, terá perspectivas diferentes sobre as obras que lá estão.

Endereço

Alameda Barão de Piracicaba, 610,
Campos Elíseos, São Paulo - SP

Preços para o ano de 2016

Exposição gratuita

Horário

De terça-feira a sábado, das 10:00 às 19:00 horas.
Domingos e feriados, das 10:00 às 17:00 horas.

*Última entrada até 30 minutos  antes do horário de encerramento.

Para mais informações

Adicionar um comentário

%d blogueiros gostam disto: