As divisões da cidade de Acapulco

Acapulco de Juárez, ou como conhecemos, Acapulco, é um município do Estado de GuerreroMéxico. Fica a 133km da capital do Estado, a cidade de Chilpancingo (Fonte: Enciclopedia de Los Municípios y Delegaciones de México).
A palavra Acapulco é derivada do vocabulário nahuas: “acatl” significa junco/cana; “poloa” significa destruir ou arrasar. Portanto, Acapulco significa “lugar onde os juncos foram destruídos”.
A definição de Acapulco faz parte de uma lenda relacionada aos Índios Yope. Diz-se que Ácatl, filho mais velho do chefe da tribo Yope ficou apaixonado pela Princesa Quihuitl (chuva), filha do chefe da tribo rival. Por não poder se casar com a princesa, Ácatl entrou em uma depressão profunda e chorou tanto que as lágrimas derreteram seu corpo, formando um pântano gigantesco onde cresceram os juncos. Ao saber da morte do amado, a princesa transformou-se em uma enorme tempestade que destruiu as plantas do pântano. Mortos, agora eles seguem pela eternidade juntos no local onde é Acapulco! (Fonte: Visita Acapulco)
“Juárez” foi acrescentado mais tarde, em honra a Benito Juárez (Fonte: Enciclopedia de Los Municípios y Delegaciones de México).
Segundo dados do Instituto Nacional para el Federalismo y el Desarrollo Municipal do México, a população do município é de 789.971 habitantes (dados de 2010).
Quem viaja a Acapulco irá constantemente escutar sobre 3 divisões da cidade: Acapulco Tradicional, Acapulco Dourada e Acapulco Diamante. Vejamos como se dá esta subdivisão da cidade:

1.ACAPULCO TRADICIONAL:

A zona conhecida como Acapulco Tradicional está na parte oeste da Baía de Acapulco. Como o próprio site “Visita Acapulco – Site Oficial de Acapulco” define, é uma parte da cidade para quem procura a nostalgia do período em que os grandes artistas de Hollywood visitavam a cidade.
As praias são o grande destaque da Acapulco Tradicional.
Na parte histórica, está do Forte de San Diego, datado do século XVII; e a Catedral de Nossa Senhora de la Soledad, de 1930, situada no Zócalo (praça principal de Acapulco), o Parque Papagayo (uma importante área verde da cidade).

acapulco

Acapulco Tradicional: vista do Forte de San Diego.

acapulco

Catedral de Nossa Senhora de la Soledad, no Zócalo (Foto: Tissiana Souza).

A Isla Roqueta é um dos pontos com praias de águas mais tranquilas (Caleta e Caletilla), onde os turistas praticam snorkeling. Também são muito tradicionais os passeios em barcos de fundo transparente, e assim é possível ver a imagem da Virgem Submergida a 7 metros de profundidade.
La Quebrada, as falésias mais bonitas de Acapulco e o inigualável show de Los Clavadistas também fazem parte da Acapulco Tradicional.

La Quebrada, Acapulco

Com essa vista tão bonita, também quis sair na foto! (Foto: Matheus Sabino).

2.ACAPULCO DOURADA:

Acapulco Dourada é constituída pela parte central da Baía de Acapulco, estendendo-se do Parque Papagayo até a Base Naval.
É uma zona mais moderna da cidade, onde estão concentradas as redes hoteleiras, lojas, restaurantes, as baladas, e obviamente, a praia.

3.ACAPULCO DIAMANTE:

Acapulco Diamante é a zona mais chique da cidade. Aqui estão as grandes redes hoteleiras internacionais e restaurantes luxuosos! Também engloba áreas residenciais e condomínios de alto padrão! Nesta área estão os campos de golfe.
Eventos esportivos de grande importância ocorrem em Acapulco Diamante.
Em Acapulco Diamante está a Capela da Paz, onde tem-se uma vista única da cidade, e o Jardim Botânico.

acapulco

Acapulco Diamante: a Capela da Paz (Foto: Tissiana Souza).

Pela Av. Escénica (Avenida Cênica, em português), tem-se uma vista privilegiada da Baía de Puerto Marquez.

acapulco

Acapulco Diamante: vista da Baía de Puerto Marquez (Foto: Tissiana Souza).

Adicionar um comentário

%d blogueiros gostam disto: