Visitando a Cripta da Sé

1. COMO CHEGAR: 

-Metrô: Sé (Linha 1 – Azul e Linha 3 – Vermelha). Na estação da Sé, procure as placas que indicam o sentido da saída em direção à Catedral.

2. A CRIPTA DA CATEDRAL DA SÉ: 

Se você for conhecer ou visitar a Catedral Metropolitana de São Paulo – a Catedral da Sé – e ficar um pouco distraído olhando para suas colunas, vitrais e mosaicos, talvez passe despercebida aos seus olhos a entrada da Cripta que fica exatamente abaixo do altar-mor.

cripta da sé

A Cripta da Catedral da Sé em São Paulo (Foto: Tissiana Souza).

A Cripta da Sé é uma capela subterrânea onde estão os restos mortais de bispos e arcebispos da Diocese de São Paulo, que faleceram a partir de 1.748.

Este espaço é aberto para visitação monitorada somente em horários específicos. O bilhete custa R$7,00 e é adquirido na secretaria da Catedral, que fica ao lado esquerdo da igreja, próxima ao altar-mor. Os visitantes recebem um ingresso da visita guiada e um folder explicativo com a história completa e curiosidades sobre a Catedral.

Para as pessoas interessadas em também assistir uma celebração, todas as sextas-feiras às 9:00 da manhã ocorre uma missa na cripta.

A Cripta da Sé é um surpreendente "segredo" da catedral! É realmente um espaço muito bonito e bastante diferente do restante da igreja. Considerei-a até mais bonita que a própria Catedral.

Datada de 1.919, a cripta tem um estilo gótico, com colunas e abóbadas. O chão nos remete a um grande tabuleiro de xadrez feito de mármore preto e branco e próximo ao altar há uma espécie de rosa dos ventos.

cripta da sé

A visão ao entrar na Cripta da Sé (Foto: Tissiana Souza).

Na entrada da cripta paramos no primeiro lance de escadas. O guia mostrou o túmulo do Cacique Tibiriçá, que é considerado o primeiro índio catequizado do Brasil e o primeiro cidadão de Piratininga.

Em frente ao túmulo de Tibiriçá está sepultado Regente Feijó (esse nome lembra aulas de história!). Diogo Antônio Feijó foi um sacerdote e também Regente do Império do Brasil entre 1.835 e 1.837.

cripta da sé

Túmulo do Cacique Tibiriçá, ao lado esquerdo da foto (Foto: Tissiana Souza).

Junto a Tibiriçá e Regente Feijó também estão os 3 primeiros bispos de São Paulo: Dom Bernardo Rodrigues Nogueira (1.745-1.748), Dom Frei Antônio da Madre de Deus Galvão (1.750-1.764) e Dom Frei Manuel da Conceição (1.771-1.779).

Outra personalidade importante que está na Cripta é o Padre Bartolomeu Lourenço de Gusmão, falecido em 1.724. Bartolomeu de Gusmão era conhecido como o “padre voador”, por ser o inventor da passarola, uma aeronave mais leve que ar. Ele é considerado o inventor do balão.
Os visitantes podem ainda passar por uma exposição sobre o Santo Sudário, que inclusive contém uma réplica do tecido. Como a visita dura no máximo 30 minutos, não é possível ler todos os painéis da exposição.

Veja mais algumas curiosidades sobre a Cripta:

 -Área total: 619 m²;
-Altura: 7 m;
-Escadarias: feitas com granito polido e com 53 degraus;

cripta da sé

Escadarias e porta de acesso à Cripta (Foto: Tissiana Souza).

cripta da sé

Escadarias de acesso à Cripta da Sé (Foto: Tissiana Souza).

-Altar: feito em mármore, com ornamentos de bronze;

cripta da sé

Altar da Cripta (Foto: Tissiana Souza).

-30 câmaras mortuárias. Algumas delas estão desocupadas.

cripta da sé

Câmaras mortuárias da Cripta (Foto: Tissiana Souza).

Por último, tenho uma crítica bastante pessoal a fazer: achei o guia um pouco desinteressado. Falou tudo muito rápido e parecia querer acabar logo com a visita. Talvez ele não estivesse em um bom dia, ou talvez estivesse um pouco cansado pelo dia de trabalho. Espero que não seja sempre assim e eu tenha mesmo pegado um péssimo dia/horário de visita.

Achei a Cripta muito bonita, um espaço realmente surpreendente da Catedral que poucas pessoas têm acesso, mas considerei que o serviço da visita deixou a desejar.

Apesar desse pequeno contratempo, aconselho que as pessoas conheçam este espaço da Catedral, que é único e diferenciado do restante da construção!

 

Endereço

Catedral Metropolitana de São Paulo (Catedral da Sé), Praça da Sé, s/n, Centro, São Paulo

Preço para o ano de 2016

Catedral da Sé
Gratuito​

Cripta
R$7,00

Horário

Catedral da Sé

De segunda a sexta-feira, das 8:00 às 19:00 horas.
Sábado, das 08:00 às 17:00 horas.
Domingo, das 08:00 às 13:00 horas.

Cripta da Sé

Segunda a sexta-feira, das 09:00 às 11:30 e das 13:00 às 16:30
Sábados, domingos e feriados, das 09:00 às 11:30 e das 13:00 às 15:00

Para mais informações

Cidade de São Paulo - Site oficial de Turismo da Cidade de São Paulo:
http://www.cidadedesaopaulo.com/sp

Mapa de Transporte Metropolitano de São Paulo:
http://www.metro.sp.gov.br/pdf/mapa-da-rede-metro.pdf

Adicionar um comentário

%d blogueiros gostam disto: