Cerro Santa Lucía

O Cerro Santa Lucía (Morro Santa Lúcia, em português) é um parque público urbano localizado no Bairro Lastarria, na região do centro histórico da cidade de Santiago, capital do Chile. É uma das áreas verdes mais visitadas da cidade, tanto por chilenos como por turistas estrangeiros e é um dos pontos de turismo mais conhecidos da cidade.

cerro santa lucía

Entrada para o Cerro Santa Lucía (Foto: Tissiana Souza).

1. COMO CHEGAR:

-Metrô: Linha 1 - Vermelha, estação Santa Lucía.
Saia na direção da Plaza Benjamin Vicuña Mackenna e você verá a entrada principal do Cerro.

2. HISTÓRIA:

É um local de importância histórica para o Chile, pois aos pés do cerro, no dia 12 de fevereiro de 1.541, Pedro de Valdivia (militar e conquistador espanhol) fundou a cidade de Santiago.

No local foram construídas as primeiras capelas de cidade e já no período entre 1.814-1.817, chamado de Reconquista, o último governador espanhol da cidade passou a utilizar o morro como observatório militar, ao construir o forte de Santa Lucía (atual Castillo Hidalgo).

Entre 1.840 e 1.862, funcionou no topo o primeiro observatório astronômico da cidade.

É um parque urbano desde 1.874, quando Benjamín Vicuña Mackenna projetou alterações em sua configuração para transforma-lo em local de passeio.

3. O CERRO SANTA LUCÍA:

O parque é bastante atrativo e você vai caminhar praticamente por toda a área, já que as atrações estão bem distribuídas em todo o seu interior. 

O parque é arborizado, com muitas fontes, jardins floridos (inclusive no inverno) e estátuas.

As escadarias (muitas!) farão parte do passeio e estão por toda a parte. Como sempre escrevemos: prepare suas pernas!!!

A estrutura de recebimento de turistas contém sanitários, quiosques e Centro de Informação Turística.

Os principais atrativos do parque são:

-Terraza Neptuno: Localizado na entrada principal do parte, na Avenida Libertador Bernardo O’Higgins, é um espaço construído no século XX com uma lindíssima fonte em homenagem a Netuno, Deus dos Mares.

cerro santa lucía

O Terraço de Netuno é inspirado na Fontana di Trevi (Foto: Tissiana Souza).

cerro santa lucía

Muitas escadarias! Vale a pena cada degrau! (Foto: Tissiana Souza).

-Terraza Caupolicán: apresenta um portal de entrada com um arco onde está colocado um brasão de armas espanhol esculpido em pedra. O terraço amplo apresenta um mirante com vista parcial da cidade. 

cerro santa lucía

Entrada do Terraço Caupolitan.

-Capela em estilo neogótico: feita em homenagem ao idealizador do parque, Vicuña Mackenna, que está sepultado no mausoléu em seu interior. A capela era aberta à visitação pública até o terremoto de 2010, e devido aos danos estruturais provocados pelo tremor encontra-se fechada.

cerro santa lucía

Capela em estilo neogótico (Foto: Tissiana Souza).

-Castillo Hidalgo: antiga fortaleza militar, atualmente é um centro de eventos.

-Jardim Circular: foi o primeiro jardim feito no parque, e por isto apresenta as árvores mais antigas do local. Contém uma fonte com um chafariz.

-Praça Pedro de Valdivia: apresenta uma estátua em homenagem ao fundador da cidade de Santiago. No mirante, vemos parte da cidade e da Cordilheira dos Andes.

cerro santa lucía

Praça Pedro de Valdívia (Foto: Tissiana Souza).

-Mirante: localizado no topo do Cerro Santa Lucía, com altura de 69 m. Em dias de céu limpo e com menor concentração da poluição, pode-se admirar perfeitamente a espetacular Cordilheira dos Andes! Impossível não perder o fôlego com a vista incrível desta cadeia de montanhas! No inverno, ao entardecer, a luz do Sol refletida na neve acumulada na cordilheira gera diversas tonalidades, o que torna a visão ainda mais privilegiada. Proporciona uma vista excelente em 360° da cidade de Santiago! 

cerro santa lucía

Visual do topo do Cerro Santa Lucía (Foto: Tissiana Souza).

cerro santa lucía

Vista de Santiago a partir do Cerro Santa Lucía no verão (Foto: Tissiana Souza).

cerro santa lucía

Fotografia da vista do Cerro Santa Lucía no inverno (Foto: Tissiana Souza).

-Cañonazo de mediodía: todos os dias, às 12:00 horas, é disparado um tiro de um canhão espanhol instalado no morro em 1824.
Quer conhecer um pouco do Cerro Santa Lucía? Acesse o link a seguir! Do lado direito da página, clique no botão verde "360°" e veja uma das áreas verdes mais visitadas de Santiago. Há panorâmicas de diversas partes do parque:

http://www.santiagocapital.cl/fichas/home/cerro-santa-lucia/parques-y-plazas/

DICAAntes de entrar no parque, o guarda pedirá que você anote seu nome numa folha. Isto é para ter um controle de acesso. Não precisa ficar preocupado.

Endereço

Delimitado por: Avenida Libertador Bernardo O'Higgins, Calle Santa Lucía, Calle Victoria Subercaseaux e Calle Merced.

Horário

Todos os dias, das 9:00 às 19:00 horas.

Preços para o ano de 2015

Gratuito

Para mais informações

Sobre turismo na cidade de Santiago:
http://www.santiagocapital.cl/

Mapa da rede de metrô:
http://www.metrosantiago.cl/estacion/plano-red

Adicionar um comentário

%d blogueiros gostam disto: